TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Industrial Individual

Pesquisas Acadêmicas: Contabilidade Industrial Individual. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  4.720 Palavras (19 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 19

INTRODUÇÃO

O mundo mudou bastante nos últimos anos. Nunca se falou tanto em Custos, como se fala hoje, é difícil encontrar um gestor de empresas que não saiba falar o que é Custos ou no mínimo como fazer para otimizá-los. Mas não basta só saber e dominar os seus conceitos é preciso praticá-los.

Vivemos atualmente em uma realidade completamente diferente de outras já experimentadas. A era da competividade, nunca se falou tanto em mudanças. Mas além de conhecer o que está mudando, é importante para o sucesso das empresas, observar e avaliar como elas afetam e o que podem ser feito para se adequar a essa realidade que altera constantemente.

Administração de custos ajuda as empresas a obter um melhor desempenho em suas atividades, permite renovar e melhorar todas as estratégias de serviços, proporcionando o aumento de oportunidades de mercado fazendo com que a empresa se torne mais eficaz e organizada, melhorando e fortalecendo o comprometimento e satisfação dos funcionários e clientes, contribuindo assim para o desenvolvimento das atividades diárias de maneira mais eficaz.

A contabilidade de Custos é o ramo das Ciências Contábeis que estuda os gastos ocorridos para aquisição de produtos ligados diretamente á atividade operacional da empresa. A contabilidade de custos auxilia o administrador, permitindo-o saber qual é o ponto de equilíbrio entre a produção e as vendas. E ajudando o administrador na sua tomada de decisão para de forma concreta e objetiva, definir suas metas de vendas, suas despesas e o resultado esperado ao fim do período.

De posse dos conhecimentos necessários, podemos utilizar a Contabilidade de Custos para decidir que tipo de custo ou custeio se aplicará á atividade da empresa.

SISTEMA DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS

O sistema de acumulação de custos tem por objetivos a identificação, a coleta, o processamento e o armazenamento e a produção das informações para a gestão de custos. O tipo de sistema de acumulação de custo a ser implantado pela empresa é completamente dependente do produto ou do serviço produzido, bem como do processo de produção empregado.

O sistema de acumulação de custos representa o aspecto do registro ou de escrituração das informações relativas á gestão de custos. Podem ser classificados quanto ao processo produtivo e ao modelo de gestão.

Entre as etapas para a elaboração de um sistema de custos, cabe ao administrador conhecer o processo de produção, ou seja, o denominado “chão de fabrica”, para que, com base nesse conhecimento, possa estudar o melhor método de custeio a ser aplicado. Quanto ao processo produtivo, quando a fábrica produz de modo continuo, em serie ou em massa, a preocupação da Contabilidade de custos é determinar e controlar os custos pelos departamentos, pelos setores, pelas fases de produção (processos) e, em seguida, dividir esses custos pela quantidade de produtos fabricados no processo, durante certo período. O sistema de custos de itens individual ou grupos de itens. Em vez disso, todos os custos são acumulados por fase do processo por operação ou por departamentos (centro de custos) e alocados aos produtos em bases sistemáticas.

O sistema de ordem de produção é mais adequado quando a firma tem um processo produtivo não repetitivo e no qual cada produto ou grupo de produtos é mais ou menos diferente entre si.

Para a finalidade de controle das operações e dos próprios custos, procuram-se identificar os custos por departamentos, por setor, por centro, por unidade, etc. De acordo com esse pensamento, sempre haverá um responsável pela administração do objeto de custeio. Os custos serão identificados, direta ou indiretamente, aos departamentos ou aos centros de responsabilidade.

Assim, o sistema contábil deve ser preparado de acordo com a estrutura e objetivos organizacionais, representando a Contabilidade pela Responsabilidade uma das formas (modelos) de estruturação contábil baseada no critério de delegação da autoridade, seja ela por centro, departamento, atividade ou outras formas.

Compreendendo a mecânica desse modelo contábil, é possível apontar alguns objetivos da Contabilidade pela Responsabilidade, sendo eles: - a descentralização da tomada de decisão; - o controle das atividades/departamentos/pessoas; - a motivação do quadro de pessoal e sua maior participação; - o planejamento de novas estratégias e projetos; - a avaliação do desempenho setorial e do pessoal.

CUSTEIO VARIÁVEL

Os custos variáveis são aqueles que variam proporcionalmente ao volume produzido e aumentam na medida em que aumenta a produção, portanto se não houver produção seu valor será zero. Como por exemplo, é o caso da matéria-prima, que irá variar conforme a quantidade de produtos que forem produzidos.

No sistema de custos variável o custo final do produto (ou serviço) será a soma do custo variável, dividido pela produção correspondente, sendo os custos fixos considerados diretamente no resultado do exercício. Neste sistema a geração de riqueza está na venda e não na produção.

Vale lembrar que este sistema de custos não é permitido pela legislação fiscal, e serve somente para fins gerenciais.

Mesmo não sendo aceito pela legislação fiscal, o custeio variável apresenta vantagens sobre os demais. Podemos destacar as seguintes: - apresenta o Resultado Operacional em função das vendas; - não há necessidade de adotar critérios de rateio para apropriar custos fixos, já que esses são deduzidos diretamente do resultado; - torna evidente a Margem de Contribuição de cada produto, muito utilizada no processo decisório.

CUSTEIO POR ABSORÇÃO

O custeio por absorção tem um aspecto importante. Ele está de acordo com os Princípios de Contabilidade, e principalmente o Principio de Custo Histórico Base de Valor, pois o custeio absorção agrega para valorização do estoque dos produtos os custos necessários para colocá-lo em condições de gerar receita.

Se a empresa adotar o custeio por absorção o sistema de acumulação de custos coletara todos os gastos relacionados a indústria, diretos ou indiretos, fixos ou variáveis, para determinação dos custos dos produtos, necessitado de critérios de rateio para alocação dos custos indiretos. No custeio por absorção, chamado também de custeio de produção, tanto os variáveis quanto os fixos, são considerados como custos do produto.

As vantagens do custeio por absorção são as seguintes: - é aceito em relatórios externo, pela legislação do imposto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com