TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE INDUSTRIAL

Trabalho Universitário: CONTABILIDADE INDUSTRIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  5.221 Palavras (21 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 21

CONTABILIDADE INDUSTRIAL – ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA INDÚSTRIA DE BIODIESEL NO MUNICÍPIO DE ALTO PARAÍSO – RO.

Prof. Ismael Ferreira Bernardo

Claudecir Antunes Cardoso

Cléber Caldeira Borges

RESUMO

Para uma indústria ser bem sucedida deve-se manter o controle de informações reais quanto à riqueza do seu patrimônio, gerando relatórios através da contabilidade que permite modelar o futuro da empresa perante a acirrada concorrência do mercado industrial, agregando valores econômicos, analisando a capacidade de produção e benefícios futuros com base em demonstrativos que visualize as tendências competitivas do ambiente industrial. Com isso esse estudo vem demonstrar aos investidores o real custo de implantação de uma indústria de biodiesel com capacidade máxima de produção de 90.000 (noventa mil) litros dia no município de Alto Paraíso - RO, dando maior visibilidade ao projeto de implantação deste empreendimento.

Palavras-chave: Contabilidade de custos, Biodiesel, viabilidade econômico-financeiro.

ABSTRACT

For an industry being well-established, it must keep the control of the true information such as the richness of its patrimony, getting reports throughout the accountant that allows to shape the future of the company ahead of the industrial market competition, joining economic worths, analysing the capacity of production and future benefits based on demonstratives that see the competitive tendencies in the industrial area. With all of it, this research comes to show to the investors the real cost to establish one biodiesel industry with maximum capacity of producing 90.000 (ninety thousand) liter per day, in Alto Paraiso-RO, giving better visibility to the project of introduction of this establishment

Keywords: Accounting Costs, Biodiesel, Viability Economical-Financial.

INTRODUÇÃO

O homem na sua existência encontrou a natureza perfeita, mas com o passar do tempo foi criando formas de produzir algo para satisfazer suas necessidades e acumular riqueza. Nesse tempo o homem inventou coisas espetaculares capazes de revolucionar o planeta; mas agiu sem importar-se com quem estava ao seu redor e nem protegeu o meio ambiente de tanta poluição, chegando a mudar a forma de viver, agir e pensar.

Buscando diminuir esses danos causados, pesquisadores procuraram descobrir outra fonte de energia renovável, para combinar tecnologia e meio ambiente, chegando a resultados importantes como um combustível extraído através de plantas oleaginosas e de animais, onde se retira o óleo para fabricação do combustível alternativo denominado biodiesel.

Com o mundo globalizado e freqüentes mudanças que ocorrem na economia global, o Brasil não ficou para traz, buscou incentivar a produção do biodiesel, criando a lei n.º 11.097 de 13 de janeiro de 2005, por sermos uma nação que dispõe de grande área agrícola possuindo assim, vantagem competitiva, criando imensa expectativa voltada à geração de renda para as famílias que trabalham na agricultura familiar.

Para que isso ocorra de forma ordenada, a contabilidade tem seu papel importante, pois dispõe de mecanismos capazes de identificar todas as movimentações de uma indústria, facilitando a contabilização dos custos e demonstrando projeções futuras para a produção industrial.

Com esses avanços da Nova Era, a contabilidade utiliza-se de seus métodos para controlar o patrimônio tanto de uma pequena ou grande indústria e até mesmo do pequeno agricultor que cultiva a matéria prima.

O presente artigo fornecerá informações sobre a implantação de uma indústria com produção máxima de 90.000 (noventa mil) litros dia, levantando os custos desde a parte da estrutura física até seu pleno funcionamento, demonstrando valores de infra-estrutura, mão-de-obra, produção, escoamento de produção e efetivando análises de viabilidade econômico-financeira do empreendimento para averiguar sua capacidade de equilíbrio.

1 CONTABILIDADE

Desde a Revolução Industrial no século XVIII, a contabilidade de custos tornou-se necessária para cuidar do patrimônio das indústrias, utilizando métodos capazes de identificar todas as movimentações industriais, sendo a parte mais visada desta a contabilização dos custos de produção, dando assim um planejamento eficaz e mais controle nas operações industriais.

Em visão do mundo globalizado, a contabilidade de custos tornou-se numa ferramenta indispensável no controle ostensivo dos custos e despesas decorrentes dos produtos e serviços, tendo em sua base transformar dados em informações para a tomada de decisões.

Contabilidade de custos é uma técnica utilizada, para identificar, mensurar e informar os custos dos produtos e/ou serviços. Ela tem a função de gerar informações precisas e rápidas para a administração, para a tomada de decisões. (CREPALDI, 2002, p.13)

Com isso a contabilidade de custos demonstra em seus relatórios, informações sobre a produção, horas ociosas de trabalho e a quantidade utilizada de matéria prima em determinado produto, efetivando assim resultados para que possa dirimir se houve distorções ou não no quadro industrial da empresa.

Para dar maior confiabilidade aos relatórios será necessário distinguir custo de despesa, que segundo (CREPALDI, 2002) despesas são gastos que provocam redução do patrimônio e custos são gastos relacionados com a transformação de ativos. Com essa definição explícita, será possível trabalhar o sistema de custos em duas direções o direto e o indireto.

Os custos diretos segundo (MARTINS, 2003) são dados que poderão ser apropriados diretamente aos produtos, desde que haja alguma medida de consumo ou quantidade produzida. Exemplo: Matéria prima, Mão de Obra Direta, etc..

Custos Indiretos são informações que não se identificam diretamente com os produtos necessitando de rateios para fazer a apropriação, segundo (CREPALDI, 2002, p.95) “a soma dos custos indiretos é chamada de Custos Indiretos de Fabricação (CIF) ou Gastos Gerais de Fabricação (GGF). Exemplo: aluguel da área ocupada pela fábrica (setor produtivo), depreciação de máquinas, ferramentas industriais e materiais indiretos (lubrificantes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com