TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Nas Empresas

Casos: Contabilidade Nas Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  3.663 Palavras (15 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 A Matemática a serviço das empresas 4

3 Fatores Ambientais das organizações 6

4 Aspectos jurídicos do empresário 8

4.1 Apontamentos e fundamentos 8

4.2 Pessoa Jurídica 9

4.3 Normas regulamentadoras do contador 9

5 A participação da contabilidade nas empresas 12

6 CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIAS 16

1 INTRODUÇÃO

Atualmente a contabilidade é um instrumento fundamental para auxiliar a administração moderna e tem como principal objetivo gerar informação para embasar as decisões a serem tomadas, bem como reduzir o seu grau de incerteza. Com isso, identifica, registra, mensura e possibilita a análise e predição dos eventos econômicos que alteram o patrimônio de uma empresa. Para a elaboração da informação contábil, existem normas a seguir que não podem deixar de incluir elementos de subjetividade e cuja aplicação requer, em muitos casos, a realização de estimações por parte da empresa, abrindo assim a possibilidade de uma mesma realidade ser refletida de formas diferentes. A isto deve ser acrescentada a própria flexibilidade presente nas normas contábeis, mais em alguns países que em outros, o que permite utilizar diversos critérios para contabilizar um mesmo fato econômico.

O contexto a seguir irá demonstrar a importância da contabilidade para empresa, quanto a fatores ambientais dentro das organizações. Os aspectos jurídicos em que o contador deve estar adequado para seu desenvolvimento na empresa, sobre as normas que regulamentadoras de um contador e a participação principal de um contador dentro de uma empresa.

2 A MATEMÁTICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS

A matemática vem sendo utilizada com sucesso no mundo dos negócios há muito tempo. Países desenvolvidos, sobretudo Estados Unidos, Inglaterra e Japão, têm empregado a técnica da "pesquisa operacional" desde a Segunda Guerra Mundial, quando se viram obrigados a aumentar a produtividade de suas indústrias logo após o conflito. Com o passar dos anos, o método foi permanentemente depurado e a matemática empregada tornou-se cada vez mais sofisticada. O recente avanço tecnológico permitiu a criação de computadores mais potentes, capazes de lidar com um universo maior de informações. Não por acaso, os profissionais de matemática estão entre os mais procurados dos Estados Unidos, tendência que deve se repetir nos próximos anos. Segundo estimativa do Ministério do Trabalho americano, até 2010 devem surgir quatro vezes mais empregos ligados a habilidades matemáticas do que a média das outras profissões. "É a busca pelo aumento da produtividade. O emprego de soluções matemáticas possibilita a solução de gargalos na cadeia produtiva, tornando o processo mais eficiente", afirma o engenheiro Hugo Yoshizaki, especialista em logística e professor da Universidade de São Paulo.

“A contabilidade é uma ciência que gera informações para tomada de decisões das organizações. Não é uma ciência somente de números, mas expressa a situação patrimonial da empresa”, afirma Juarez Domingues Carneiro, presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Ele acrescenta que no Brasil, ela está entre as 10 carreiras mais requisitadas.

No passado, de acordo com o presidente do CFC, o curso era escolhido por quem não sabia o que queria fazer, mas atualmente essa carreira vem ganhando cada vez mais destaque. “A profissão está entre as que têm melhor ‘custo benefício’ no que diz respeito a oportunidades de estágio e empregos efetivos, isto é, as pessoas são absorvidas pelo mercado rapidamente.”

As áreas de atuação para o contador vão desde a montagem de uma assessoria contábil própria para prestação de serviços para empresas, passando por analista financeiro e controladoria e auditoria em grandes corporações. “Parte da formação é matemática, mas a carreira exige competências para gestão de negócios, conhecimentos de leis comerciais, tributárias e trabalhistas, enfim, muito estudo. Um exemplo disso é que o Brasil está em plena adaptação às normas internacionais para balanços, que passarão a ter o mesmo padrão em todo o mundo para facilitar os negócios e os investimentos”.

A carreira exige, além de facilidade com números, muito estudo após a conclusão do curso, para que o profissional consiga acompanhar as frequentes atualizações de normas e leis tributárias e fiscais Profissionais contadores são bastante procurados pelo mercado financeiro, principalmente os que fazem pós-graduação e dominam mais de um idioma. De acordo com uma pesquisa mensal da Ricardo Xavier Recursos Humanos, referente a janeiro deste ano, ciências contábeis se destaca entre as cinco principais carreiras de graduação que geram mais vagas de trabalho. Das vagas disponíveis 7,52% são para o curso de contabilidade, que está à frente de economia (3,83%) e propaganda e publicidade (3,55%). Os primeiros colocados são engenharia (23,43%) e administração de empresas (15,33%)

3 FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES

O ambiente de uma organização passa a todo instante por mudanças rápidas e contínuas, e diante dessas mudanças a organização precisa conhecer o ambiente que está inserido, ou seja, o ambiente externo e o interno, para estar preparada e flexível a estas mudanças.

Esse ambiente pode ser caracterizado como o conjunto de forças que interagem e influenciam na maneira como a organização funciona e obtêm seus recursos (MOTTA, 2002; MINTZBERG, 2000). Robbins (2000) complementa essa linha de pensamento ao mencionar que além de influenciar, o ambiente também forma e restringe essa organização. E cabe à organização formular estratégias que possam controlar esse ambiente, permitindo com isso uma melhor interação com seus consumidores, concorrentes, em busca de novas oportunidades.

Para Robbins (2000), o ambiente que envolve a organização é composto por fornecedores, clientes, concorrentes, sindicatos, organismos governamentais e grupos de interesses especiais. Essas forças podem afetar ou contribuir para o desempenho da mesma.

Para perceber e entender o ambiente em que a organização está inserida influencia diretamente no seu andamento e obtenção efetiva dos resultados esperados. No entanto, é necessário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com