TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Publica

Pesquisas Acadêmicas: Contabilidade Publica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

FORUM INTERDISCIPLINAR

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), no cumprimento de sua atribuição privativa, edita as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs) que devem ser adotadas por todos os profissionais da contabilidade no Brasil. Para assegurar a evolução das Ciências Contábeis e a aplicação do conhecimento atualizado e globalizado no exercício profissional, uma das prioridades do CFC tem sido a busca da convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade aos padrões internacionais. A elaboração e a revisão das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs) Técnicas e Profissionais, assim como dos Princípios de Contabilidade (Resolução CFC nº 750/93), fazem parte de um processo constante que congrega, em igual medida, o saber técnico e a aplicação prática, sem se descuidar da realidade atual da profissão contábil.

Já a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – preconiza que a normalização é a atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais, prescrições destinadas à utilização comum e repetitiva com vistas à obtenção do grau ótimo de ordem em um dado contexto.

A normalização tem por objetivos:

Economia: Proporcionar a redução da crescente variedade de produtos e procedimentos.

Comunicação: Proporcionar meios mais eficientes na troca de informação entre o fabricante e o cliente, melhorando a confiabilidade das relações comerciais e de serviços.

Segurança: Proteger a vida humana e a saúde.

Proteção do Consumidor: Prover a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade dos produtos.

Eliminação de Barreiras Técnicas e Comerciais: Evitar a existência de regulamentos conflitantes sobre produtos e serviços em diferentes países, facilitando, assim, o intercâmbio comercial.

Após a leitura dos dois textos, um sobre as normas brasileiras de contabilidade e outro sobre as normas técnicas da ABNT, especifique quais são os benefícios da normalização.

Resposta.

A normalização é a atividade que estabelece, em relação a problemas existentes , prescrições destinadas a utilização comum e repetitiva, com obtenção de ordem. Tem como objetivos:

Economia que controla a crescente variedade de produtos;

Comunicação que proporciona meios mais eficientes de comunicação.

Proteção do Consumidor que garantem meios eficazes para medir a qualidade dos produtos;

Eliminação de Barreiras Técnicas e Comerciais que evita a existência de regulamentos conflitantes sobre bens e serviços em diferentes país, facilitando o intercâmbio comercial.

Os benefícios proporcionados pela normalização podem ser qualitativos, isto é todos os recursos serão utilizados de modo adequado, conforme estabelece a norma, os treinamento para mão de obra e aperfeiçoamento de conhecimento tecnológico, também seguido padrões terão maior qualificação e facilidade de contratação em todo país. Além tem um beneficio quantitativos que ira reduzir a consumo, e o desperdício, a padronização de componentes e equipamentos, o que implicara na redução de variedade de bens e serviços, aumento da produtividade e o controle dos processos.

Um exemplo já citado no texto original é a Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT que é a grande responsável pela normalização técnica no país. É ela quem fornece a base e as normas de desenvolvimento tecnológico brasileiro.

No âmbito especifico a Conselho Federal de Contabilidade CFC que quem edita as normas brasileiras de contabilidade NBCs, que normatiza e regulamenta as ações dos profissionais contabilistas para que essa ciência evolua de forma harmoniosa e todo o Brasil.

Portando os benefícios gerados pela normalização atingem tanto o âmbito geral como os específicos, criando regras para que não fuja-se dos princípios pré estabelecidos e que o desenvolvimento acontece de forma racional e harmoniosa.

...

Baixar como  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »