TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Artigos Científicos: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  2.900 Palavras (12 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 12

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTEXTO EMPRESARIAL

CONTEXTO EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos da Administração e Economia.

Prof. Mônica Maria Silva e Regina Malassise.

Introdução

Ao análisar as funções administrativas percebe-se que o planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar são ferramentas essencias para o desenvolvimeto de uma empresa que tem como objetivo principal manter seus bens direitos e obrigações diante desse mercado cada vez mais competitivo.

Nesse cenário inovador temos a contabilidade como um instrumento gerencial que auxilia os empresarios, administradores e usuarios na tomada de decisão.

A seguir veremos conceitos que são fontes primárias para a construção de uma empresa.

Referencial Teórico

a) Conceito de funçoes administrativas

Henri Fayol decompõe o ato de Administrar em: Planejar, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar

• Planejar – Estabelece os objetivos da empresa, especificando a forma como serão alcançado, ou seja, desenvolver um plano de ações para atingir as metas traçadas É a base diretora à operacionalização das outras funções.

• Organizar – É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido.

• Comando – Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito. As relações hierárquicas devem estar claramente definidas, quer dizer, que a forma como administradores e subordinados se influenciam deve estar explícita, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objetivos estabelecidos.

• Coordenação – Sincronizar as atividades e adaptar os meios aos fins.

• Controle - verificar se todas as atividades e resultados ocorrem em conformidade com o plano adotado, as instituições transmitidas e os princípios estabelecidos. O objetivo é localizar fraquezas e erros no sentido de retificá-los e prevenir a recorrência.

As funções administrativas identificam-se nestas quatros e certos autores discutem se a função da ORGANIZAÇÃO, entretanto não seja menos importante em relação às outras, não poderia ser considerada como parte da função de PLANEJAMENTO, desde que o resultado de seu trabalho é plano permanente da Organização, na forma de organogramas, definições de relações hierárquicas e funcionais, descrições de cargos e funções etc. É através da função de ORGANIZAÇÃO que se estabelece a divisão e subdivisão do trabalho. Isto se materializa no Organograma e descrições de Funções das diversas unidades orgânicas do SISTEMA-EMPRESA. Em toda e qualquer organização humana, são desempenhadas funções técnicase administrativas. O subsistema administrativo, ou gerencial atua sobre o subsistema técnico, ou operacional, visando a melhor combinação dos recursos disponíveis, na busca por resultados.O Subsitema Gerencial. As funções administrativas estão relacionadas com o subsistema de Gerência das Organizações, também denominado subsistema gerencial. Basicamente esse subsistema tem como objetivo conseguir a cooperação permanente das pessoas, nas diversas áreas de especialização, para alcançar os objetivos organizacionais.Ao contrário das funções técnicas, que são diferentes conforme as particularidades de cada empresa, as funções administrativas se aplicam sem exceção a qualquer tipo de organização.Na definição das funções administrativas, identifica-se inicialmente a de Planejamento que por definição, precede a ação. De fato, no princípio de grande parte das ações humanas, individuais ou coletivas, está algum tipo de planejamento.O planejamento pode ser sistemático ou assis temático, externalizado ou internalizado e a curto, médio ou longo prazo.Planejamento sistemático é aquele que se realiza através de técnicas apropriadas e em prazos regulares. Ele é externalizado quando participamde sua elaboração as pessoas envolvidas no processo e seu prazo dependem do horizonte de tempo que a organização pretende ter algum tipo de controle. Em seguida, identifica-se a função de Organização, que decorrede algum tipo de Planejamento. De fato, ao se planejar uma ação através de uma coletividade de pessoas, cooperando de forma permanente, define-se também a forma como as pessoas estarão agrupadas e a forma como irão trabalhar. A forma de organizar depende em grande parte dos pressupostos que o organizador tem sobre o comportamento das pessoas, sua capacidade de se envolver com o trabalho, de assumir responsabilidades, motivação etc.Definidos o plano e a estrutura, vem a função de Direção, ou seja: fazer com que a coisa se faça. É a função que conduz a ação. Finalmente, identifica-se a função de Controle, que tem como objetivo garantir que o trabalho executado corresponda ao que foi planejado.

b) Conceito de Patrimonio

Segundo Marion (2009 p.37), o termo patrimônio significa, a principio, o conjunto de bens, pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Compôe-se também de valores a receber (ou dinheiro a receber). Por isso, em contabilidade esses valores a receber são demoninados diretos a receber ou, simplemesmnte, direitos. Relacionado-se todavia , apenas bens e direitos , não se pode identificar a verdadrira situação de uma pessoa ou empresa. É necessario evidenciar as obrigações (dividas) referentes aos bens ou direitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com