TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Artigo: Contexto Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  1.683 Palavras (7 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Atualmente observa-se a grande importância do papel da informação no campo empresarial e no processo de tomada de decisão. A tomada de decisão pode fazer toda diferença nos resultados esperados nas empresas, pois uma decisão errada pode fazer muita diferença nas organizações, e para tomar uma decisão com segurança é preciso ter informações confiáveis.

Assim o processo de informações é de suma importância no mundo empresarial, pois ela esta presente nas funções básicas da administração: organização, planejamento, direção e controle que formam o processo administrativo que também é de grande relevância para a tomada de decisão.

No sistema empresarial a tomada de decisão tem que ser tomada com muita responsabilidade levando em conta as informações obtidas do mercado, neste contexto o sistema de informações é uma ferramenta para o processo de decisão.

2 DESENVOLVIMENTO

Conceito de função administrativa

As funções administrativas é uma técnica utilizada para que o administrador atue da melhor forma possível com o objetivo de conseguir resultados favoráveis as organizações. Henry Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas administrativas, segundo ele as funções administrativas classificam-se em: Planejamento, organização, direção e controle. Segundo Henri Fayol:

Administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Prever è perscrutar o futuro e traçar o programa de ação; Organizar é constituir o duplo organismo, material e social da empresa; Comandar é dirigir o pessoal; Coordenar é ligar, unir e harmonizar todos os atos e esforços; controlar é velar para que tudo ocorra de acordo com s regras estabelecidas e as ordens dadas.

Frederick Taylor, Henry Ford e Max Weber, foram outros filósofos que contribuíram com teorias no principio da administração.

O desenvolvimento da teoria da administração teve varias mudanças ao longo do tempo, começando pela teoria da administração cientifica, passando pelas teorias clássicas da administração, as teorias neoclássicas até chegar às teorias mais atuais. Segundo (LACOMBE, 2003, p. 43):

Cabe, portanto, ao administrador identificar ou estabelecer objetivos da sua organização ou da unidade organizacional pela qual é responsável. Cabe-lhe também determinar a forma de atingir objetivos e os recursos necessários para isto. Ao fazer isto ele estará planejando. Podemos concluir que uma das funções que compete ao administrador é planejar. Não adianta planejar se não for feito um acompanhamento daquilo que foi planejado e, alem disso, se algo estiver errado, tomar medidas corretivas. A isto se chama controle. Concluímos que outra função do administrador é controlar. Ao dividir o trabalho do seu órgão, ou empresa, de forma racional em atividades, e atribuí-las aos seus subordinados, ele estará organizando.

Nesse sentido o administrador para ser bem sucedido e alcançar o objetivo da empresa precisa seguir essas funções administrativas que é fundamentais em qualquer trabalho.

Conceito de Patrimônio

Na contabilidade seu objeto é o patrimônio e sua finalidade é fazer o controle do patrimônio. O patrimônio é todos os bens, direitos e obrigações que uma empresa possui, sendo composto por Bens, Direitos e Obrigações de uma pessoa física ou jurídica. Franco destaca que o objeto da Contabilidade:

É o patrimônio e seu campo de aplicação o das entidades econômico- administrativas, assim chamadas aquelas que para atingirem seu objetivo, seja ele econômico ou social, utilizam bens patrimoniais e necessitam de um órgão administrativo que pratica os atos de natureza econômica e financeira necessária a seus fins. (FRANCO, 1997, p. 19).

O Bem patrimonial é todo e qualquer patrimônio que uma pessoa física ou jurídica possui, capazes de satisfazer a necessidade humana, sendo ele um Bem tangível ou intangível. Bem tangível e todo aquele que possui corpo, físico, palpáveis, e Bem intangível é todo aquele que não possuem corpo, não tem forma. A Resolução 774 de 16 de dezembro de 1994 do Conselho Federal de Contabilidade (2000, p.30) estabelece que

“na Contabilidade, o objeto é sempre o patrimônio de uma Entidade, definido como um conjunto de bens, direitos e obrigações para com terceiros, pertencente a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas, como ocorre sociedades informais, ou a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza, independentemente da sua finalidade, que pode, ou não, incluir lucro”.

Direito são todos os valores que a empresa tem pra receber, e é denominado valores a receber. Obrigações é tudo aquilo que a empresa tem a pagar. Segundo Vicenzo Mais:

Contabilidade é a ciência que estuda o patrimônioà disposição das aziendas, em seus aspectos estático e dinâmico e em suas variações, para enunciar, por meio de fórmulas racionalmente deduzidas, os efeitos da administração sobre a formação e a distribuição dos réditos”. (HERMAN JUNIOR, 1972, p. 58).

Origens de recursos

Toda empresa tem que ter um capital e esse capital representa uma aplicação ou uma origem de recurso. Uma origem de recurso é as fontes de recursos financeiros, ou seja, do lugar onde entra recursos nas empresas e que constam no balanço, sendo que os recursos podem ser recursos próprios e recursos de terceiros. Recursos próprios também chamados de capital social são recursos oferecidos pelos próprios sócios das empresas necessários para se constituir o patrimônio e é representado pelo patrimônio liquido. Os recursos de terceiros é o restante do passivo composto por obrigações utilizadas para adquirir bens e serviços, pagar salários, tributos e etc.

Analise de mercado

A analise de mercado permite seus usuários realizar uma pesquisa para colher informações e assim diminuir riscos, avaliar os concorrentes, consumidores e fornecedores, visualizar estratégias adequadas para concretizar um negocio no mercado. A analise de mercado é uma ferramenta fundamental pra tomada de decisão, pois ela permite conhecer seu publico alvo, identificar seus concorrente, ter uma analise do produto e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com