TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Exames: Contexto Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  3.013 Palavras (13 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 CONCEITO DE FUNÇOES ADMINISTRATIVAS 4

2.1.1 CONCEITO DE PATRIMÔNIO 5

2.1.1.1 FONTE (ORIGENS) DE RECURSOS 6

2.1.1.1.1 ANÁLISE DE MERCADO 6

2.2 DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO 7

2.2.1 ESTRUTURA DE MERCADO 8

2.2.1 ESTRUTURA DE MERCADO.....................................................................................9

2.2.1.1 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL 10

3 CONCLUSÃO 12

4. REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

A partir deste trabalho podemos verificar que o estudo da administração e suas funções é de supra importância para que uma empresa possa se manter no mercado. Vamos falar das funções e seus conceitos, patrimônio, análise de mercado, estrutura de mercado e por fim a contabilidade social como ferramenta para a responsabilidade social.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

O teórico que desenvolveu as funções administrativas foi o engenheiro Henry Fayol, nascido em Constantinopla em 1841. Seus conceitos gerenciais foram estruturadas em uma teoria gerencial de caráter abrangente publicada na França em 1916, chamada de Administração Industrial e Gerencial, Fayol foi o primeiro a enfatizar a necessidade de que o pensamento Gerencial passasse a ser objeto do sistema de ensino, Fayol morreu em Paris em 1925, para ele:

Administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Prever é perscrutar o futuro e traçar o programa de ação; Organizar é constituir o duplo organismo, material e social, da empresa; Comandar é dirigir o pessoal; Coordenar é ligar, unir e harmonizar todos os atos e esforços; Controlar é velar para que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas (FAYOL, 1994).

As funções administrativas teve como seu precursor Henry Fayol, onde fundou as teorias clássicas da administração que conhecemos e que foram aperfeiçoadas nos últimos anos. São elas:

• Planejamento – Estabelece os objetivos e as metas da empresa, especificando a forma como serão alcançados e realizando previsões futuras. É a primeira das funções, já que servirá de base diretora à operacionalização.

Segundo Chiavenato (1995):

Planejamento é a função administrativa que determina previamente o que se deve fazer e quais os objetivos devem ser alcançados e visa dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa ou seus departamentos ou divisões a partir de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura, é uma forma de se evitar o inesperado.

• Organização – É a forma de reunir e coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, para atingir seus objetivos.

Conforme Chiavenato (1995):

Define a Organização como uma função administrativa da qual a empresa agrupa e integra os seus recursos, define a estrutura de órgãos que deverão administrá-los, determina a divisão do trabalho através da diferenciação, proporciona os meios de autoridade e de responsabilidade e assim sucessivamente. Em resumo a organização simboliza todos os meios que a empresa utiliza para por em prática o planejamento, o controle e a avaliação para atingir os seus objetivos.

• Direção – Quando estabelecido o planejamento e organizado os recursos, será necessário a direção para que o objetivo seja alcançado.

Segundo Chiavenato (1995),

“é a função que exige a maior dose de flexibilidade, de amortecimento de impactos e, principalmente, de orientação das pessoas quanto ao rumo certo no alcance dos objetivos pretendidos”.

• Controle – Estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com que a empresa espera.

O Controle é a função administrativa ligada diretamente ao planejamento, pois irá garantir que o objetivo planejado seja atingido, é feito uma observação e comparação do que foi planejado com o que está sendo realizado e a partir da observação as variações ou desvios podem ser corrigidos.

Atualmente podemos observar que surgem diariamente inúmeras empresas de pequeno, médio e grande porte, que a grande maioria não consegue manter se no mercado por muito tempo, isso devido à má gestão e administração. As funções administrativas estão sendo utilizadas até os dias de hoje, mas se faz necessário à análise das mesmas, pois serão por meio delas que os gestores irão implantar as teorias administrativas nas empresas, fazendo das mesmas, empresas muito bem sucedidas.

Hoje o objetivo das empresas continua sendo a produtividade, porém o foco está em fazer um diferencial para a fidelização de clientes e consequentemente a venda destes produtos. De forma que para isso é necessário ter funcionários comprometidos e satisfeitos com o ambiente de trabalho, então a empresa oferece benefícios ou prêmios aos mesmos, pois assim o funcionário irá trabalhar cada vez mais e melhor para ser promovido ou reconhecido em sua função.

2.1.1 CONCEITO DE PATRIMÔNIO

Patrimônio é um conjunto de Bens, Direitos e Obrigações de uma entidade (pessoa física ou jurídica). Quando vemos patrimônio como objeto de estudos da contabilidade percebemos muitos conceitos que colaboram com nosso aprendizado. Segundo Padoveze (2000, p.36) “é conjunto de riquezas de propriedade de alguém [...]”.

“O patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados à entidade (empresas, organizações, poder público), e constitui um meio (recursos) necessários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com