TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Tese: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  Tese  •  1.657 Palavras (7 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Partimos da premissa de que hoje se tornou fundamental para qualquer gestor o entendimento das mudanças e tendências do mercado, fato esse se torna pertinente para uma maior clareza e embasamento nas tomadas das decisões dentro da organização.

O governo como principal fomentador da economia através de suas políticas econômicas, irá influenciará diretamente nos negócios presente e futuros, visto que, os empresários não tomaram decisões antecipada se o mesmo não mostrar consistências em suas políticas fiscais e econômicas.

No mercado cada vez mais competitivo faz com que os empresários tenham um diferencial, hoje podemos apresentar a gestão estratégica empresarial onde podemos mensurar através de ferramentas utilizadas para o seu gerenciamento. De acordo com Kaplan; Norton (2010 apud CLEMILTON, pg. 01) afirmou que, “os processos gerenciais construídos a partir do scorecard1 asseguram que a organização fique alinhada e focalizada na implementação da estratégia de longo prazo”. BSC surgiu com este diferencial e com grande capacidade de análise destes fatores todos juntos, a somatória destes itens acima citados, se for bem aplicado ao processo interno da empresa, alavancarão o desempenho esperado no mercado junto aos clientes e trarão a empresa a maximizar os resultados financeiros no longo prazo.

O escopo fundamental é analisar e mostrar que no mercado existem diversos fatores que podem influenciar seja elas internos ou externos, onde serão abordados na seqüência do trabalho em questão, compreendendo que um bom planejamento tático, operacional e estratégico juntamente com uma gestão sólida centrada na confiabilidade de seus indicadores se torna possível a minimizar os riscos e a torna mais competitiva no mercado cada vez globalizado.

________________________

1Balanced Scorecard: Medidor de Desempenho Balanceado.

2 DESENVOLVIMENTO

Com um mercado consumidor cada vez mais crescente por bens e serviços motivado por uma demanda reprimida, vemos na outra vertente um aumento de novas empresas que adentram no mercado2, tornando o mais competitivo. Essa competitividade em questão Nishitsuji (2003, pg. 09), relatou:

Devido ao quadro competitivo empresarial, constatou-se a necessidade de mecanismos de controle caracterizados pelo emprego de indicadores monetários e quantitativos onde a evolução da gestão tem como a base de resultados, evoluindo para níveis de controles mais completos e sofisticados, levando em conta os elementos não formais e que incorporam indicadores não monetários e os qualitativos. .

Toda organização tem a necessidade em gerar lucro, para que possa honrar com seus compromissos financeiros, independente do produto ou serviços que disponha nas plataformas de opções do mercado. Para que esse lucro seja satisfatório precisa se atualizar com as novidades que surgem promover novidades e atentar para possíveis imprevistos que possam surgir. São necessários alguns pontos importantes e cruciais para ter uma linha financeira saudável e crescente. É preciso também se ter uma visão de equipe que o ajude na organização do andamento da empresa ou organização, independente do porte em que ela esteja à ordem nas produções e na administração, é fundamental que se tenha em mente que existe todo um processo desde a fundação ao desenvolvimento financeiro que renda valores que façam valer à pena.

No decorrer deste estudo vamos trabalhar toda a dinâmica empresarial dentro do contexto em ela esta inserida, incluindo o desenvolvimento financeiro como, investimento, poupança, caixas de aplicações entre outros. Mesmo quando o negócio a ser iniciado começa com recursos de terceiros ou empréstimos de banco é necessário que as funções administrativas estejam bem claras e sejam efetuadas por pessoas que compreendam que trabalham em função de organização e que cada um deve exercer o seu papel no modelo do corpo humano, ou seja, se cada um fizer a sua parte com certeza vamos ver uma empresa sair do papel e se tornar realidade entre os empresários.

_________________________

2Mercado: O local onde se encontra pessoas interessadas em vender e do outro lado as pessoas interessadas em comprar algum bem e serviço.

A administração de uma empresa engloba não somente na mensuração dos dados financeiros, também dos dados não financeiros, podemos destacar as perspectivas não financeira com: aprendizado e crescimento, cliente e processo interno da empresa. Para Kaplan; Norton (1997, pg. 08), em seu trabalho que,

Traduz que o Balanced Scorecard complementa as medidas financeiras de desempenhos futuro. Os objetivos de medidas focalizam o desempenho organizacional sob quatro perspectivas: financeiras, do cliente, dos processos internos e de aprendizado e crescimento. Essas perspectivas formam a estrutura do Balanced Scorecard.

A competitividade é um dos princípios da economia adotados pelas empresas atualmente, que consiste em evidenciar desafios que as concorrentes oferecem e em contrapartida oferecer vantagens em seus produtos e serviços. Não muitos mais importantes que isso a empresa que deseja evoluir e estar na margem das grandes organizações, se atenta a situações que interferem no seu desenvolvimento onde ela mesma não possui o controle sobre essas situações tais como a inflação, juros o crescimento econômico entre outros. Podemos compreender que qualquer decisão que fora tomada por parte do condutor da política econômica e fiscal, ou seja, quando mesmo eleva a taxa de juro básica da economia a Selic3 para o controle inflacionário, o custo do dinheiro ficará mais caro, dificultando assim o empréstimo para investimento, ficando assim, mas interessante o empresário fazer investimento em títulos públicos no que na produção. Segundo a Coluna Economês que mostra o impacto da Selic na Economia Brasileira,

A Taxa SELIC, entre outras importâncias, é um instrumento de controle da inflação. Uma taxa elevada significa, teoricamente, que existe menos dinheiro circulando no mercado, e se a demanda pelos produtos diminui, seus preços tendem a convergir para baixo. Além disso, a SELIC reflete também no investimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com