TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Pesquisas Acadêmicas: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.565 Palavras (7 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 7

2 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Para a Teoria Neoclássica, as funções do administrador correspondem aos elementos da administração, que Fayol definiria no seu tempo (prever, organizar, comandar, coordenar e controlar), mas com roupagem nova. De um modo geral aceita-se hoje o planejamento, a organização, a direção e o controle como funções básicas do administrador. Essas quatros funções quando consideradas em um todo integrado constituem o processo administrativo sequencial.

Segundo CHIAVENATO (2003) a sequência das funções do administrador forma um ciclo administrativo, à medida que se repete o ciclo administrativo, ocorre uma contínua correção e ajustamento por meio da retroação, que é o retorno do resultado obtido para dentro do novo ciclo de um sistema. Assim, o desenvolvimento de um ciclo permite definir quais as correções que deverão ser introduzidas no ciclo seguinte, proporcionando aperfeiçoamento do processo administrativo por meio de correções e ajustamentos.

As funções administrativas estão intimamente relacionadas em uma interação dinâmica. O processo administrativo é cíclico, dinâmico e interativo, conforme a figura 1 abaixo:

Figura 1 – Processo administrativo cíclico

Fonte: Elaborado pela autora

2.1 FUNÇÃO PLANEJAR

A função planejar determina antecipadamente quais serão os objetivos que a empresa deseja atingir e como deve ser feito para alcança-los. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, como e quando deve ser feito.

Para Chiavenato (2010), o planejamento se divide em três níveis: planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional. O quadro 1, mostra uma ideia dos três níveis de planejamento.

NÍVEIS DA EMPRESA PLANEJAMENTO CONTEÚDO EXTENSÃO DE TEMPO AMPLITUDE

Institucional Estratégico Genérico e sintético Longo prazo Macroorientado. Aborda a empresa como um todo.

Intermediário Tático Menos genérico e mais detalhado Médio prazo Aborda cada unidade da empresa ou cada conjunto de recursos separadamente.

Operacional Operacional Detalhado e analítico Curto prazo Microorientado. Aborda cada tarefa ou operação isoladamente.

2.2 FUNÇÃO ORGANIZAR

A organização constitui a segunda das funções administrativas, que significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações e atribuições a cada um deles. Para Chiavenato (2010) organizar consiste em:

 Determinar as atividades específicas necessárias ao alcance dos objetivos planejados ( especialização);

 Agrupar as atividades em uma estrutura lógica (departamentalização);

 Designar as atividades às especificas posições e pessoas (cargos e tarefas).

2.3 FUNÇÃO DIRIGIR

De acordo com Chiavenato (2010), a direção é a função administrativa que se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com os seus subordinados. Para que o planejamento e organização possam ser eficazes, eles precisam ser completados pela orientação e apoio às pessoas, o administrador precisa saber comunicar, liderar e motivar.

A direção está relacionada com a ação, com o colocar-se em marcha, e tem muito a ver com as pessoas. Ela está diretamente relacionada com a atuação sobre os recursos humanos da empresa. As pessoas precisam ser aplicadas em seus cargos e funções, treinadas, guiadas e motivadas para alcançarem os resultados que delas se esperam.

2.4 FUNÇÃO CONTROLAR

O controle é a função administrativa que monitora e avalia as atividades e resultados alcançados para assegurar que o planejamento, organização e direção sejam bem sucedidos. Sua finalidade é assegurar o maior controle possível dos resultados.

3 CONCEITO DE PATRIMÔNIO

O Patrimônio é o conjunto que compreende os bens da empresa, seus direitos e suas obrigações, assim abrangidos:

a) Bens – é tudo o que possa ser avaliado em dinheiro, que tenha alguma utilidade e satisfaça uma necessidade. Para a Contabilidade os bens se classificam em relação a sua natureza. Os bens podem ser de dois tipos – bens materiais, corpóreos ou tangíveis (que possuem existência física); bens imateriais, incorpóreos, intangíveis (não possuem existência física, são abstratos).

b) Direitos – são valores que a empresa tem a receber de terceiros, representados, por duplicatas, cheques ou notas promissórias.

c) Obrigações – são valores que a empresa tem a pagar em função de dividas ou compromissos assumidos para com terceiros.

O Patrimônio é divido pela parte positiva, composta pelos bens e direitos à qual denomina-se ativo, e a parte negativa, composta pelas obrigações à qual denomina-se passivo. Representada graficamente da seguinte forma:

PATRIMÔNIO

ELEMENTOS POSITIVOS ELEMENTOS NEGATIVOS

ATIVO PASSIVO

BENS + DIREITOS

OBRIGAÇÕES

4 ORIGENS DOS RECURSOS

Toda empresa precisa de recursos materiais e financeiros para iniciar suas atividades. Segundo Athar (2005, pág. 7), recursos são originados de fontes internas, que representam o capital social, e externas, que representam os capitais de terceiros.

O capital social é o valor dos bens ou dinheiro com que os sócios contribuem para uma empresa sem direito de devolução.

O capital de terceiros são recursos originados de terceiros utilizados para aquisição de ativos de propriedade da entidade.

5 MERCADO

O mercado é o ambiente social ou virtual propício às condições para troca de bens e serviços. Para Mendes (2002), por mercado deve-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com