TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Monografias: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  2.208 Palavras (9 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

No texto a seguir, vamos poder entender melhor o Contexto Empresarial como é constituído e quem pode ser um empresário, teremos uma visão clara e informações sobre aspecto do empresário, sobre a influência da gestão empresarial nas empresas. O processo decisório envolve diferentes momentos da ação do indivíduo, em busca de uma melhor alternativa. No entanto, é no contexto empresarial que as decisões possuem um impacto imediato nas ações organizacionais, assim qualquer decisão detém grande responsabilidade nesses contextos, pois uma decisão errada pode trazer consequências gravíssimas para as organizações e, às vezes, não ser possível reverter determinadas situações. As distintas possibilidades de decisão que ocorrem em ambientes organizacionais perpassam pela informação orgânica entendida como aquela produzida internamente à organização, uma vez que ela é insumo para o processo decisório. Partindo-se dessa problemática pretende-se observar se um decisor que tem acesso a esse tipo de informação de forma adequada terá condições de desenvolver o processo decisório de maneira mais efetiva, bem como verificar se o resultado será diretamente proporcional ao cumprimento da missão, visão, objetivos e metas organizacionais.

DESENVOLVIMENTO

O objetivo principal é tratar de alguns conceitos fundamentais para entendermos as funções administrativas, patrimônio, analise estrutura, demanda e oferta, equilíbrio de mercado e contabilidade social como ferramenta de informação para responsabilidade social.

Com o advento das novas tecnologias, novas formas de produção, vendas, e mudanças na parte contábil e financeiras assim com as praticas foram mudando para se adaptar a uma nova realidade administrativa. Por vezes, a realidade dessa situação é decorrente da própria atuação na área contábil, quando se preocupa mais com os aspectos fiscais que com a gestão organizacional, por outro lado não se pode deixar de considerar a responsabilidade da administração da empresa sobre pouca utilização da informação contábil na tomada de decisão visto que, por muitas vezes existe o desconhecimento por parte do gestor no potencial dos sistemas contábeis.

As organizações, sejam em suas formas primitivas ate as mais complexas, permearam toda historia de nossa civilização e graças a ela que o homem conseguiu concretizar ideias que sozinho não seria capaz de realizar. O percursor das teorias administrativas foi Henry Fayol, um francês nascida em 29 de julho de 1841 e morto em 1925. Para Fayol toda a organização desenvolveria quatro áreas voltadas a sua funcionalidade operacional: planejamento, direção, controle e organização. Apesar das criticas a sua teoria o pensamento de Fayol ainda é muito presente no ambiente das organizações contemporâneas, acredita-se que tal discussão é pertinente para acadêmicos e profissionais de gestão que certamente buscam novas formas de organizarem os processos administrativos nas organizações e para que futuros gestores possam melhor aplicar as estratégias da teoria de Fayol na pratica de sua administração buscando a continua eficiência e eficácia das organizações no complexo ambiente empresarial para assim melhor obter vantagens competitivas para a sua inserção no mercado.

As origens dos métodos do pensamento administrativo clássico as mudanças ocorridas no séc. XX exigiram métodos que aumentassem a produtividade fabril e economizassem mão-de-obra evitando desperdícios, ou seja, “A improvisação deve ceder lugar ao planejamento e ao empirismo da ciência: a ciência da administração”. (CHIAVENATO, 2004).

CHIAVENATO salienta ainda que as funções do administrador que formam o processo administrativo são mais que uma sequencia cíclica, pois elas estão intimamente relacionadas em uma intervenção dinâmica. O processo administrativo, cíclico, dinâmico e interativo.

Quando vemos patrimônio como objeto de estudo da contabilidade percebemos vários conceitos que colaboram para nosso aprendizado diário. Segundo PADOVEZE (2000,p. 36) “ é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém [...]”. O concelho federal de contabilidade (2006, p.19) refere-se dois aspectos do patrimônio: o qualitativo e o quantitativo. No aspecto qualitativo “[...] entende-se a natureza dos elementos que compõem como dinheiro, valores a receber ou a pagar expressos em moeda, maquina, mercadoria, etc.”. Por outro lado o aspecto quantitativo “[...] Refere-se a expressão dos componentes patrimoniais em valores, o que demanda que a contabilidade assuma a posição sobre o que seja valor [...]”.

Se você usar o dicionário para descobrir o significado da palavra devera encontrar as seguintes definições para patrimônio: “Herança paterna”. “Bens de Família”. Então o patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados á entidade, e constitui um meio necessário para a realização dos objetivos das entidades.

Segundo London Business School, “somos um dos povos mais empreendedores do mundo”. A constituição de uma empresa é sem duvida uma forma de investimento, e como qualquer investimento, o investidor espera o retorno compensador do capital investido ou aplicado, a contabilidade é um grande sistema de informação, mensuração e controle; assim quando da criação e constituição de uma empresa, a contabilidade começará a desempenhar seu papel de mensurar, informar e controlar o patrimônio da empresa criada, o retorno do capital investido será tanto mais rápido quanto maior for o número de bons resultados obtidos.

Sendo que as fontes de recursos, de bens, capital social constituem-se de determinados agrupamentos de naturezas de receitas, atendendo a uma determinada regra de destinação legal, e servem para indicar como são financiadas as despesas orçamentárias. Entende-se por fonte de recurso a origem ou a precedência dos recursos que devem ser gastos com uma determinada finalidade, É necessário, portanto, individualizar esses recursos de modo a evidenciar sua aplicação segundo a determinação legal. Quando apresentamos as organizações, afirmamos que todas as organizações tentam alcançar seus objetivos de forma eficaz e eficiente, faz-se necessário o conhecimento de como funciona o mercado, estruturação e equilíbrio do mesmo.

A estrutura de uma organização pode ser criada para facilitar eficientemente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com