TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Seminário: Contexto Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  Seminário  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

CONTEXTO EMPRESARIAL

Após ler as reportagens citadas no resumo para produção textual, onde na primeira reportagem temos uma empresa que atua na fabricação de utensílios domésticos, entre panelas, assadeiras, entre vários outros itens, e a segunda reportagem vimos uma que empresa que atua no ramo de cosméticos. As duas empresas mesmo sendo de ramos diferentes, elas necessitam das mesmas funções administrativas para que continuem competitivas no mercado.

“O planejamento é definido como a atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado” (KAWASNICKA, 1995, P. 169). Sendo assim, tanto a empresa de utensílios domésticos como a de cosméticos, para obter o sucesso, entre as decisões e as ações, teve que haver um planejamento fundamentado nos objetivos definidos por cada empresa.

Não menos importante que planejamento, as empresas necessitam de organização, onde, “organizar é reunir e coordenar os recursos necessários para atingir um objetivo, ou seja, como a empresa irá se estruturar para atingir seus objetivos”.

Depois de ter um planejamento, e em seguida uma organização dos recursos a serem usados, temos que ter uma direção, que serve para guiar as pessoas, para que possam executar suas atividades de acordo com o que planejado anteriormente.

Para que as duas empresas citadas acima, mantenham o sucesso alcançando, tem que empregar uma das mais importantes das funções administrativas, que é o controle, usado para garantir que o objetivo planejado seja atingido. O controle é uma função administrativa que tem haver com a supervisão das tarefas planejadas e corrigir qualquer problema que possa ter.

Observando o cenário econômico das empresas, vimos que a empresa de utensílios domésticos, bem como a de cosméticos, estão sempre de olho no mercado, para acompanhar, como por exemplo, taxa de juros, renda, taxa de cambio, entre outras tantas variáveis. A taxa de juros tem uma influencia muito grande sobre investimentos, consumos e poupança, com a taxa de juro muito elevada, inibe os investidores, pois assim eles deixam seus recursos em instituições financeiras, e também os consumidores tendem a investir menos e guardar mais dinheiro. Outra variável é a taxa de cambio, onde temos duas fabricas que atuam tanto no mercado interno, como no externo, sendo que a taxa de cambio afeta direto tanto quem importa como quem externo. A renda é das variáveis que mais preocupa, devido a tão sonhada distribuição de renda de forma igual, onde no Brasil onde poucos tem muito e muito tem pouco. Com um melhor poder de compra do brasileiro, as empresas tem que adquarem a realidade de que os produto tem que ter um melhor preço com qualidade superior aos da concorrência.

Aplicamos as funções administrativas e aproveitamos melhor as variáveis macroeconômicas, tudo para controlar o patrimônio de uma empresa, onde o patrimônio pode ser definido como um conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados à entidade, e constitui um meio necessário para realização dos objetivos das entidades. Para ajudar nesse controle de patrimônio, a contabilidade ajuda com a realização do processo contábil com o objetivo de conhecer a situação do patrimônio da empresa. A contabilidade deve estar sempre pronta para fornecer informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com