TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Trabalho Escolar: Contexto Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  3.633 Palavras (15 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 15

CONTEXTO EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Educação a Distância, Introdução à Contabilidade, Fundamentos da Administração e da Economia, Homem, Cultura e Sociedade e Seminário I.

Professores(as): Manoel Costa, Vânia Machado, Mônica Silva, Sérgio Barboza e Regina Malassise.

Esperantina

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 CONTEXTO EMPRESARIAL 5

2.2 CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 5

2.2.1 PLANEJAMENTO 5

2.2.2 ORGANIZAÇÃO 5

2.2.3 DIREÇÃO 6

2.2.4 CONTROLE. 7

2.3 TEÓRICOS 7

2.4 CONCEITO DE PATRIMÔNIO 9

2.5 FONTES DE RECURSOS 10

2.5.1 CAPITAL SOCIAL 10

2.5.2 CAPITAL DE TERCEIROS 10

2.5.3 RESERVAS E LUCROS ACUMULADOS 11

2.6 ANÁLISE DE MERCADO 11

2.7 DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO 11

2.8 ESTRUTURAS DE MERCADO 12

2.8.1 OLIGOPÓLIO 13

2.8.2 MONOPÓLIO 13

2.9 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A REPONSABILIDADE SOCIAL 14

3 CONCLUSÃO 16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17

1 INTRODUÇÃO

Ao longo de várias décadas, durante o desenvovimento dos modelos empresarias modernos, organizações e empresas comerciais foram assumindo sua identidade.

Desde os princípio do avanço tecnológico e das industrias, tornou-se necessário em vista de muitos fatores, como a competitividade, bem como o domínio de conhecimento, que estas organizações e empresas, tivessem de sofrer grandes refinamentos até chegar no perfil que as conhecemos atualmente.

De fato, aspectos como sua administração, (de suas teorias iniciais no fim do século 19), o conceito mais amplo sobre patrimônio, bem como a necessidade de analisar o mercado, suas demandas e estruturas, tiveram um grande impacto em todo este avanço.

Especialmente, nesta consideração, quero chamar a atenção um fator de grande importância no contexto empresarial. Trata-se da contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social.

A contabilidade tem desempenhado um papel fundamental na existência e permanência das empresas e organizações em nosso tempo.

Sem a contabilidade, como empresas teriam um real controle sobre seu patrimônio líquido? Como avaliar corretamente seus bens, direitos e obrigações? A contabilidade informa de modo exato e transparente para a equipe de diretores e administradores de uma empresa a real condição, a saúde financeira de sua instituição.

Por tanto, a análise a seguir abordará aspectos muito relevantes neste assunto. Pondera sobre todo este avanço das organizações, o patrimônio e análises de mercado, suas demandas e estruturas, nos conduzindo a uma compreensão melhor do “contexto empresarial”.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONTEXTO EMPRESARIAL

Desde os períodos mais remotos da humanidade, mesmo nas sociedades mais primitivas o conceito de contabilidade e administração, seus cálculos e negociações já eram amplamente vistos.

Entretanto, a história demonstra que a sociedade, ao adquirir algum grau de desenvolvimento, conhecimento e domínio da tecnologia, desenvolveu formas de administração e contábeis que mudaram para sempre o perfil das organizações.

2.2 CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

2.2.1 PLANEJAMENTO

O planejamento é a função inicial de uma empresa, todos os objetivos a serem traçados, as metas a serem alcançadas dependem diretamente e inicialmente do planejamento.

O planejamento é na verdade um modelo teórico, mas muito necessário para uma ação futura. Depende do planejamento toda ação a ser tomada para se alcançar o objetivo traçado por uma empresa. Geralmente começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los da melhor forma possível.

2.2.2 ORGANIZAÇÃO

Temos como significado da palavra organização varias definições. Dentre elas a organização como entidade social, organização formal, organização informal e organização como função administrativa, que será o tipo de organização tratada por nós neste texto.

A organização é a segunda função administrativa e que depende do planejamento, da direção e do controle para formar o processo administrativo.

Organizar consiste em determinar as atividades especificas necessárias ao alcance dos objetivos planejados. Por segundo tem função de agrupar as atividades em uma estrutura lógica (departamentalização). E por fim designar as atividades às especificas posições e pessoas (cargos e tarefas).

No que se trata da abrangência da organização, podemos estruturá-las em três níveis:

Organização no nível global, é a organização que abrange a empresa como uma totalidade. É o chamado desenho organizacional, que pode assumir três tipos: a organização linear, funcional e a do tipo linha-estaff.

Organização no nível departamental, é a organização que abrange cada departamento da empresa. É o chamado desenho departamental ou simplesmente departamentalização.

Organização no nível das tarefas e operações, é a organização que focaliza cada tarefa, atividade ou operação especificamente. É o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com