TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Artigos Científicos: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  1.337 Palavras (6 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4

3 CONCEITO DE PATRIMÔNIO 5

4 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS 7

5 ANÁLISE DE MERCADO 5

6 DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO 5

7 ESTRUTURAS DE MERCADO 5

8 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDAE SOCIAL 5

9 CONCLUSÃO 5

REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10

ANEXOS 11

ANEXO A – Título do anexo 12

1 INTRODUÇÃO

No decorrer do trabalho serão abordados os conceitos das funções administrativas segundo Taylor, Ford e Fayol. Os pontos principais de cada teoria e como, ainda hoje, elas colaboram para o desenvolvimento dos trabalhos dentro de uma organização.

Será explicado, segundo a definição de alguns autores, o que é o patrimônio de uma empresa e de que forma é constituído seu capital. A importância da analise de mercado, de sua estrutura e de seu equilíbrio para se manter a empresa competitiva.

Por fim, como as informações conseguidas através da contabilidade social podem servir como ferramenta para a responsabilidade social.

2 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

2.1 Funções administrativas: Planejamento, organização, direção e controle.

O planejamento consiste em decisões de acordo com os objetivos da empresa, desenvolver planos específicos para cada setor da organização e procedimentos a serem executados pelos níveis mais inferiores.

A organização reuni e coordena recursos para atingir o objetivo da organização. Estrutura a empresa no que diz respeito ás relações funcionais e pessoais, geralmente através do organograma que é a representação gráfica de uma organização.

A direção desenvolve forma de guiar as pessoas para que suas atividades sejam executadas de acordo com o esperado. O controle é monitoramento das atividades para se ter certeza de que elas estão sendo realizadas como planejado e corrigir qualquer imperfeição.

Taylor, Ford e Fayol foram os responsáveis pelas principais teorias sobre as funções administrativas. Receberam muitas criticas mais até hoje contribuem para a administração dos negócios.

Taylor baseava-se na perfeição do trabalho. Seu foco era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial. Com a utilização das máquinas, que era um novo modelo de trabalho na época, o pensamento era aumentar a produtividade, acabar com qualquer desperdício de tempo. Separou o trabalho manual do trabalho intelectual, dividindo os funcionários entre aqueles que eram pagos para pensar de modo complexo (planejar), e aqueles que eram, pagos e mal pagos para executar. Taylor era a favor de que só havia uma melhor maneira de desempenhar uma tarefa,

Pelo que cabe aos gestores fazerem a supervisão do trabalho, recompensando ou punindo as pessoas de acordo com o seu desempenho. Logo, as duas funções básicas do gestor são planejar e controlar. Outro ponto era a padronização do que era produzido. O mercado ganhava melhores produtos com preços mais baixos.

Ford inventou A linha de montagem móvel. Inovou procurando desenvolver produtos que atendessem as necessidades de seus clientes. O bem estar social foi levado em conta para se atingir o sucesso financeiro. Para poder ganhar dinheiro desenvolveu um sistema onde pagava melhor os empregados e também vendia produtos mais baratos. O lucro deve ir da quantidade de produtos vendidos.

Fayol deu ênfase a estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Utilizou da manipulação dos trabalhadores através dos incentivos matérias e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade. Defendia a especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade. Focou seu estudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade.

3 CONCEITO DE PATRIMÔNIO

Patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados à entidade e constitui um meio necessário para a realização dos objetivos das entidades.

Esse conceito sofre alguma variações de autor para autor mas sua essência não tem grandes diferenças. Veja alguns outros conceitos:

José Carlos Marion – “patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações pertencentes a uma pessoa ou empresa”.

Osni Moura Ribeiro – “patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa,avaliado em moeda”.

Ricardo J. Ferreira – “patrimônio é o conjunto de bens,direitos e obrigações de uma pessoa, física ou jurídica, que possam ser avaliados em dinheiro.”

4 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS

O capital de uma empresa é constituído de recursos próprios o chamado “capital social” e de recursos de externos “capital de terceiros”.

4.1 CAPITAL SOCIAL

Origem própria de recursos. É o valor que os sócios “colocam” na empresa no momento de sua abertura, em forma de dinheiro ou algum bem. De acordo com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com