TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Projeto de pesquisa: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.345 Palavras (6 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é aprofundar os conhecimentos no “contexto empresarial”, onde serão abordados assuntos relacionados à importância das funções administrativas analisadas nos casos apresentados no exercício proposto na atividade, os quais evidenciam o valor do planejamento associado á estrutura organizacional, uma gestão administrativa consolidada e um ótimo controle, indicando as corretas e necessárias tomadas de decisões.

Ao concluirmos este trabalho teremos uma visão clara e informações importantes sobre o controle patrimonial, as variáveis econômicas causadoras de impactos e a gestão de responsabilidade corporativa nas dimensões sociais interna, externa e cidadã.

DESENVOLVIMENTO

No dia a dia empresarial, todos enfrentam situações difíceis, que podem ser facilmente solucionadas e até mesmo prevenidas conhecendo e aplicando corretamente as funções administrativas. Antes de qualquer tomada de decisão é necessário fazer um planejamento, definindo qual a meta a ser alcançada, realizando previsões futuras, fundamentando objetivos de acordo com metas e valores. Basicamente existem três tipos de planejamento, estratégico, tático e operacional.

No planejamento estratégico são definidas as decisões baseadas nos objetivos da organização e a visão em longo prazo. O planejamento tático por sua vez vai definir as estratégias em planos que, deverão ser feitos por todas as demais áreas da empresa. Já no planejamento operacional é definido o procedimento para os níveis mais inferiores da empresa com prazos mais curtos. Todos os tipos de planejamentos devem ser apoiados uns aos outros.

Depois do planejamento pronto, é necessário organizar os recursos da empresa que serão necessários para atingir os objetivos definidos pelo planejamento. Uma maneira de visualizar essa organização é através do organograma, que estabelece a função de cada um.

No planejamento pronto e organizado é preciso haver uma direção objetiva a qual compartilha com as pessoas e desenvolve um espaço próprio de construção da empresa. Neste ângulo entra a questão do valor da liderança como fator preponderante, exigindo do líder uma postura ética. Ao final de todo esse processo administrativo vem o controle, função essencial para assegurar que a meta definida saia como foi almejada, para a obtenção desse êxito final é necessário comparar e observar o que vem sendo desenvolvido, porque caso haja algum desvio é possível corrigi-lo.

No primeiro caso de estudo demonstrado na reportagem questionada, apresenta uma pequena empresa do interior de São Paulo que alcançou um alto índice na fabricação e venda de panelas, vemos que o empreendedor foi bastante curioso com relação ao ramo no qual investiria. Este por sua vez fez pesquisas de mercado e constatou que o mercado do alumínio é bastante promissor e crescente a cada ano, a partir da coleta desses dados resolveu apostar na área, investindo assim 140 mil reais de início para a estruturação da empresa. Esse é exemplo de um bom planejamento, pois houve planos e estudos antes que fosse tomada a decisão de abrir a organização, houve um excelente uso do capital investido, mostrando a qualidade e eficácia desse planejamento, também houve uma eficiente organização no que diz respeito á divisão das tarefas para os funcionários, a liderança se mostrou bastante eficaz, sendo motivadora e acompanhando o grupo da produção, o que resultou em uma alta produção de panelas. Após o alcance do êxito na venda e produção a empresa não se acomodou, mas continuou firme, sempre investigando o gosto do cliente, para assim satisfazer seus desejos. Diante disso vemos o quanto Fayol nos ajudou formulando as funções da administração, já que estas regem o sucesso de um negócio.

No segundo caso não é tão distinto do anterior, só que nesse caso o capital investido não era próprio do empreendedor, mas este contou com a ajuda do banco. Ele fez o seu plano de negócio e enviou para o banco, este por sua vez avaliou o lucro que iria gerar o negócio, e assim financiou a empresa no ramo de cosméticos. Como é necessário em todo empreendimento houve um encadeamento das tão faladas e usadas, funções administrativas. O projeto foi esquematizado através do plano de negócio, fazendo uso do planejamento necessário, e logo após veio o uso das demais funções administrativas e analise das variáveis macroeconômicas.

Inflação: É a queda do valor do mercado ou poder de compra do dinheiro, é usada para se referir ao aumento geral dos preços, é o oposto da deflação. Quando os índices de preço dentro de uma faixa de 2 a 4,5% ao ano, é uma situação de estabilidade de preços, à inflação zero não é desejável pois pode estar denunciando a estagnação da economia, no momento em que a renda e a demanda estão muito baixas, está significando desemprego e crise.

Taxa de desemprego: Representa a proporção de pessoas capazes de exercer uma profissão e procurar um emprego, e às vezes por diversas razões não entram no mercado de trabalho, são incluídos nesta taxa, os que não exercem atividades remuneradas. Podemos afirmar que a taxa de desemprego é o número de trabalhadores desempregados dividido pela força de trabalho total.

Juro: É a numeração cobrada pelo empréstimo do dinheiro, expresso num percentual sobre o valor emprestado, o qual chamamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com