TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Exames: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho você conhecerá um pouco do contexto empresarial, onde são apresentadas as funções administrativas desde sua primeira conceituação e sua importância ate os dias atuais. No universo da Contabilidade navegamos sobre o patrimônio e as fontes de recursos para inicialização vital de uma empresa. Veremos também a influência da contabilidade na Administração e como devemos nos comportar no mercado, analisando sua estrutura, oportunidades e riscos.

Na apresentação gráfica teremos uma maior percepção do índice de empreendedorismo no mundo além das figuras e tabelas que fazem uma representação clara do Ponto de Equilíbrio do Mercado e do Balanço Patrimonial.

2 CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

As funções administrativas foram conceituadas com a necessidade de realizar a diferenciação entre as funções operacionais e de gestão.

2.1 TEÓRICO QUE DESENVOLVEU

Foi conceituado por Henri Fayol, um Francês nascido em 29 de Julho 1841 e morto em 1925. Fayol empregava, embora em relação às tarefas administrativas os princípios previsão; Organização; comando; coordenação e controle.

2.2 PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO

Com a evolução das técnicas trouxe naturalmente, uma evolução na conceituação dos princípios de administração. Assim sendo hoje quatro princípios são considerados de fundamental importância na teoria administrativa:

• Planejamento – Entre uma decisão e uma ação deve haver planejamento; o sucesso de uma ação irá depender do seu planejamento. O planejamento deve ser fundamentado nos objetivos definidos pela organização e que estão de acordo com suas metas e valores. O planejamento envolve três níveis: estratégico, tático e operacional.

• Organização – Reunir e coordenar os recursos necessários para atingir o objetivo planejado. Envolvem as relações funcionais e pessoais da empresa.

• Direção – Uma vez estabelecido o planejamento e organizado os recursos dentro de uma estrutura compatível com a estratégia da empresa, será necessário tomar a direção para que o objetivo seja atingido. A direção está dentro do papel da liderança, que está relacionada com em como as pessoas serão guiadas, ou seja, como elas serão influenciadas para que executem suas atividades como esperado.

• Controle – Se resume na comparação, observação do planejamento com o que está sendo realizado e a partir daí fazer variações ou modificações.

3 CONCEITO DE PATRIMÔNIO

É impossível falar de patrimônio sem citar a Contabilidade, que nada mais é do que um sistema de informação que tem como objetivo o controle do patrimônio de uma entidade. Patrimônio é o conjunto de Bens, Direitos e Obrigações vinculadas às entidades econômico-administrativas. Em contabilidade o patrimônio se apresenta de três formas:

• Ativo – Representa todos os bens e direitos de uma entidade.

Exemplo: Dinheiro em caixa ou Banco, Duplicata a receber, etc.

• Passivo – Representa todas as obrigações financeiras que uma entidade tem para com terceiros. É tudo aquilo que a empresa deve.

Exemplo: Fornecedores, Impostos a pagar, Empréstimos contraídos, etc.

• Patrimônio Líquido – E o registro do valor aplicado pelos detentores do patrimônio na entidade. É representado pela diferença entre o valor do ativo e do passivo de uma entidade em determinado momento.

3.1 APRESENTAÇÃO DE AUTORES

As primeiras definições de patrimônio segundo o dicionário são: “Herança paterna. Bens de família.” Mais adiante define como direito: “Complexo de bens materiais ou não; direito; ações; posse e tudo mais que pertence a uma pessoa ou empresa e seja suscetível de apreciação econômica.” E como Contabilidade: “A parte jurídica e material da azienda.” Assim também é citado por alguns autores como: José Manuel da Costa, José Claudiomiro Marques, Luiz F. Soares Silva e Marcelo Risquetti Tarifa em suas obras.

Érico Eleutério Luz, com a mesma visão, também define o patrimônio como: “Conjunto de bens, direitos e obrigações pertencentes a uma entidade em um determinado momento e suscetíveis à avaliação econômica.” Clovis Luís Padoveze (2000, p.36)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com