TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Casos: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  3.458 Palavras (14 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4

2.1 CONCEITO DE PATRIMÔNIO 6

2.1.1 FONTES DE RECURSOS...................................................................................9

2.1.1.1 ANÁLISE DE MERCADO...............................................................................10

2.1.1.1.1 DEMANDA OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCDO...................................11

2.1.1.1.1.1 ESTRUTURAS DE MERCADO................................................................13

2.1.1.1.1.1.1 CONTABILIDADE SOCIALCOMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDAE SOCIA.......................................................................17

3 CONCLUSÃO 19

REFERÊNCIAS 20

1 INTRODUÇÃO

O mundo tem presenciado uma enorme mudança no cenário econômico nos últimos anos. Cada vez mais, pequenas e médias empresas surgem, trazendo para o mercado novos produtos, serviços e tecnologias. Na medida em que há um crescimento dessas empresas, dificuldades também surgem, sendo assim o presente trabalho trás uma abordagem de mecanismos que auxiliam nas soluções de problemas e ajuda a compreender esse novo cenário empresarial atual, proporcionando assim uma proposta de administração a fim de que essas empresas possam se manter diante das dificuldades encontradas, utilizando recursos viáveis a sua realidade.

O contexto empresarial é influenciado por várias forças (competição, tendências de consumo, comportamento do consumidor, entre outras), o que torna o processo de tomada de decisão bastante complexa. Numa organização, a implementação de processos de melhoria sem um entendimento total do impacto que as alterações irão causar, pode ter conseqüências imprevisíveis. Daí a importância do uso de ferramentas, como a Simulação Empresarial, que auxiliam os gestores a compreenderem os seus processos de negócio e como é que as mudanças nesses processos vão refletir em toda a organização.

2 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

O início da administração científica, a primeira tentativa de se estudar deu ênfase a eficiência do trabalhador, que deveria ser obtida por meio de um modo correto de se fazer uma tarefa, eles afirmavam que o melhor estilo de administração depende do estilo de liderança do gerente em relação às necessidades de liderança do gerente em relação às necessidades de uma situação específica.

Os primeiros textos sobre a administração datam do início da Revolução Industrial no século teóricos como Charles Babbage (1792-1871) afirmavam que o surgimento do mundo industrial iria requerer um estudo sistemático da administração de tarefas e da padronização das operações do trabalho, mas a tecnologia da Inglaterra era inadequada para construir o motor analítico que Babbage propunha. Dessa forma suas idéias foram ignoradas até serem redescobertas pelo Pai da Administração Científica Frederick W. Taylor (1856 - 1915) na época as idéias de Babbage foram ignoradas por mais de meio século porque eles acreditavam que as habilidades em administração e liderança não eram passíveis de aprender, eram habilidades herdadas. Com a expansão da industrialização surgiu a necessidade de gerentes treinados e de uma teoria da Administração.

Em 26 de maio de 1886, Henry R. Towne (1844-1924), importante industrial apresentou um ensaio no qual chamava a atenção dos engenheiros para a necessidade de se realizar um estudo científico da administração de trabalhos, essa foi a primeira vez que se preconizou um enfoque científico no estudo da administração, Frederick Taylor e seus colegas nos Estados Unidos e Europa aceitaram o desafio de Towne e começaram a criar o que é conhecido atualmente como a Teoria da Administração.

Já no século XXI surgiram três tendências demográficas importantes, a primeira a força de trabalho esta ficando mais velha, as conseqüências será a falta de mão de obra qualificada, e aumento de custos, já que menos trabalhadores sustenta aposentados em relação às contribuições da previdência social. A segunda é o aumento das mulheres na força de trabalho, universidades, etc. isso sugere que as mulheres desempenharão papel mais importante na vida das empresas, e a terceira é que a população Nordestina trocou durante anos o Nordeste pelos estados do Sudeste do Brasil, essas mudanças significam que os mercados de bens e serviços estão se alterando.

Desse modo os trabalhadores deverão se especializar cada dia mais, pois algumas empresas exigem a formação contínua como pré-requisito, ou seja, só os competentes estarão aptos ao mercado.

Alguns fatores influenciam diretamente toda empresa, seja de âmbito interno ou externo, Políticas, Meio Ambiente, Econômico, enfim o mercado esta cada vez mais exigente devido a todas as mudanças já citadas anteriormente, os trabalhadores atuais buscam cada vez mais a seu crescimento pessoal, a qualidade de vida, o aperfeiçoamento e as empresas por sua vez buscam treinar seus gestores e ou gerentes para que tenham uma administração adaptadas aos valores culturais de cada região, deve também estudar a economia, os fornecedores, os concorrentes e os clientes da empresa, bem como os fatores políticos concorrentes para tornar mais eficazes as decisões gerenciais.

2.1 CONCEITO DE PATRIMÔNIO

O termo patrimônio significa, a princípio, o conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Compõe-se também de valores a receber (ou dinheiro a receber). Por isso, em contabilidade esses valores a receber são denominados direitos a receber ou, simplesmente, direitos.

Relacionando-se, todavia, apenas bens e direitos não se podem identificar a verdadeira situação de uma pessoa ou empresa. É necessário evidenciar as obrigações (dívidas) referentes aos bens e direitos. Por exemplo, se você disser que tem como patrimônio um apartamento e não fizer referência à dívida com o banco financiador (em caso de ter sido adquirido através desse sistema de crédito), sua informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com