TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Dissertações: Contexto Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO...............................................................................................4

2. FUNÇÕESADMINISTRATIVAS.....................................................................5

3. PATRIMÔNIO................................................................................................6

4. ORIGEM DE

RECURSOS.......................................................................................................6

5. ANÁLISE DE MERCADOS......................................................................................................7

6. DEMANDA OFERTEQUILIBBRIO................................................................8

7. ESTRUTURADEMERCADO..........................................................................9

8. CONTABILIDADE SOCIAL MEDINDO A RESPONSABILIDADE SOCIAL...........................................................................................................10

9. CONCLUSÃO...............................................................................................12

10. REFERÊNCIAS..........................................................................................13

INTRODUÇÃO

Neste trabalho irei abordar sobre as funções administrativas que atualmente se faz muito importante nas análises de gestão, por meio delas que são implantadas as teorias administrativas nas organizações. Também será apresentado o objeto de estudo da contabilidade, o patrimônio e seus conceitos que são de extrema importância para seu estudo.

As origens de recursos que são os recursos originários do capital social e de terceiros. E por fim os conceitos básicos da economia.

É importante compreendermos que o estudo da economia tem por objetivo formular propostas a fim de resolver ou minimizar os problemas econômicos, atendendo assim, as necessidades humanas e promovendo o bem estar de cada um. Dentro da economia estarei falando a respeito da análise de mercado, conceitos e suas estruturas e a demanda, oferta e equilíbrio.

O CONTEXTO EMPRESARIAL

Funções administrativas

O primeiro que conceituo sobre as funções administrativas foi Fayol, para ele havia uma necessidade em realizar a diferença entre as funções operacionais e a de gestão. A partir dai administração passa a ser encarada como profissão.

Atualmente ainda se faz importante a análise dessas funções, pois serão por meio delas que os gestores irão implantar as teorias administrativas dentro das organizações. Essas funções contribuem muito para os resultados das empresas. São elas: planejamento, organização, direção e controle. Há vários autores que discutem se a função organização não faz parte do planejamento.

Planejamento

“Planejamento é definido como a atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado” (KAWASNICKA, 1995, p. 169).

O planejamento envolve três níveis: estratégico, tático e o operacional.

No planejamento estratégico são tomadas decisões de acordo com os objetivos da empresa e com uma visão de longo prazo. O planejamento tático vai transformar as estratégias em planos mais específicos. No planejamento operacional serão definidos os procedimentos específicos paras os níveis mais inferiores da organização e com prazos mais curto. Todos os níveis do planejamento devem se apoiar.

Organização

Organizar envolve reunir e coordenar os recursos necessários para atingir um objetivo, ou seja, como a empresa irá se estruturar para atingir seus objetivos. Dentro desta função, estão as atividades de definição da estrutura: unidades orgânicas a serem criadas, para desempenhar as diversas finalidades; a definição das responsabilidades a serem atribuídas a cada uma dessas unidades; as relações hierárquicas e funcionais entre as mesmas.

Direção

A direção está relacionada em como as pessoas serão guiadas, ou seja, como elas serão influenciadas para que suas atividades sejam executadas de acordo com o esperado. Esta função engloba a tomada de decisões para que os objetivos sejam atingidos.

Controle

O controle está diretamente relacionado com o planejamento, pois ele irá assegurar que objetivo planejado seja atingido. A partir do desempenho desejado deverá ser feita sua observação, comparando o planejado com o que esta sendo realizado.

Patrimônio

“Complexo de bens, materiais ou não, direito, ações, posse e tudo o mais que pertença a uma pessoa ou empresa e seja suscetível de apreciação econômica” E como contabilidade: “Aparte jurídica e material da azienda” (FERREIRA, 1994, p.488).

Quando vemos patrimônio como objetos de estudos da contabilidade perceberam muitos conceitos que colaboram com o nosso aprendizado. Segundo Padoveze (2000, p.36) “é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém [...]”.

De acordo com Marion (2009 p. 37), o termo patrimônio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com