TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Trabalho Escolar: Contexto Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  2.465 Palavras (10 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 10

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentado a importância das disciplinas que compõe o curso de graduação em ciências contábeis nesse primeiro semestre, abordando os conceitos de funções administrativas, conceito de patrimônios, fontes de recursos(capital Social, Capital de Terceiros), logo em seguida abordaremos também analise de mercado, envolvendo demanda, oferta e equilíbrio de mercado, também será mostrado estruturas de mercado, será abordado também sobre a contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social.

2. CONTEXTO EMPRESARIAL

2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS:

A palavra Administração vem do latim, ad (junto dele) e ministrativo (prestação de Serviço) e significa a ação de prestar serviço ou ajuda. Em outras palavras, aquele que presta um serviço a outro ou a uma atividade que se recebe por delegação de outrem. Modernamente, Administração representa o governo e a condução de uma organização ou empresa por meio de atividades relacionadas com planejamento, organização, direção e controle da ação empresarial. (CHIAVENATO, Idalberto., 2009)

Cada Autor conceitua a administração dentro de sua ótica particular, mas quase sempre de maneira simplista como apenas um processo composto de varias atividades.

Veja e compare algumas conceituações de administração de vários autores:

• Administração é o alcance de objetivos organizacionais de maneira eficaz e eficiente por meio do planejamento, organização, liderança e controle dos recursos organizacionais (Daft, 1993);

• Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização e utilizar todos os recursos organizacionais disponíveis para alcançar objetivos organizacionais definidos (Stoner ET AL., 1995);

• Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o uso de recursos para alcançar objetivos de desempenho (Schermerhorn, 1996);

• Administração é o ato de trabalhar com e por intermédio de outras pessoas para realizar os objetivos da organização, bem como de seus membros (Montana e Charnov, 2003);

• Administração é o processo de alcançar objetivos pelo trabalho com e por meio de pessoas e outros recursos organizacionais (Certo, 1994).

Fayol ainda definiu seis grupos de operações que poderiam ser encontrados em toda empresa econômica, assim descritos por Ferreira et al. (2006):

Função técnica – constituída pelas atividades diretamente relacionadas à produção. De acordo com Fayol, o número, a variedade e a importância das operações e as circunstancias em que são executadas dão à função técnica uma grande importância, muitas vezes em detrimento das demais atividades. Fazia-se necessário, assim, o estabelecimento de um maior equilíbrio entre essas outras funções.

Função comercial – envolve as atividades relacionadas com a compra, a venda e a permuta de produtos ou suprimentos. Para Fayol, saber comprar e vender é tão importante quanto saber fabricar bem. Deveria, assim, ser reconhecida a importância do conhecimento do mercado e das forças dos concorrentes, bem como dos fornecedores e das autoridades publicas relacionadas ao estabelecimento de regras comerciais.

Função financeira – é constituída pelas atividades relacionadas à captação e gestão de recursos financeiros. Fayol destaca que uma hábil gestão financeira é indispensável para o sucesso de uma empresa, pois nenhuma melhoria, nenhuma evolução seria possível sem a possibilidade de acumulação de capital ou obtenção de crédito.

Função segurança – envolve as atividades relacionadas à proteção do patrimônio da empresa e de seus trabalhadores contra roubos, incêndios, inundações e acidentes, bem como contra greves e atentados;

Função contábil – são as atividades relacionadas com os registros contábeis e a produção de documentos como balanços e estatísticas. Segundo Fayol, a contabilidade constitui o órgão de visão das empresas. A ela cabe revelar, a qualquer momento, a posição atual e o rumo que está sendo tomado pelos negócios, por meio da prestação de informações claras, objetivas e precisas sobre a situação econômica da empresa.

Função administrativa – caberia a essa função a integração das outras cinco funções. Para Fayol, nenhuma das outras tem a incumbência de formular o programa de ação geral da empresa, de constituir o seu corpo social e coordenar os esforços das diversas áreas e setores. Essa tarefa caberia à função administrativa. (SILVA, Monica Maria., 2010. p 29,30)

2.2 PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO

Embora a administração tenha surgido como ciência somente no século XX, encontramos na antiguidade obras que demonstram a utilização de estruturas organizadas para a sua execução, como as pirâmides do Egito, as cidades, e a administração de impérios, como o Império Romano.

Se analisarmos o contexto histórico, vamos encontrar fatos que justificam essa demora na sistematização das praticas de administração. Na antiguidade existia um preconceito em relação ao trabalho, que era vinculado à atividade escrava. A própria palavra trabalho tem sua origem ligada a um instrumento utilizado para torturar os escravos, que em latim era chamado de “tripaliu”, pois era formado por três (tri) paus (paliu). (SILVA, Monica Maria., 2010. p 12)

A moderna administração surgiu no inicio do século passado, quando dois engenheiros publicaram suas experiências. Um era americano, Frederick Winslow Taylor (1856-1915), o qual desenvolveu a chamada Escola da Administração Cientifica, com a preocupação de aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho dos operários. O francês Henri Fayol (1841-1925), o outro engenheiro, desenvolveu a chamada Escola Clássica da Administração, com a preocupação de aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais

2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO

Usando dicionário comum, o significado de qualquer palavra, deverá encontrar as seguintes definições para patrimônio: “Herança paterna. Bens de família”. Mais adiante define como direito: “Complexo de bens, materiais ou não, direito, ações, posse de tudo o mais que pertença a uma pessoa ou a empresa e seja suscetível de apreciação econômica”. E como contabilidade: “A parte jurídica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com