TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Projeto de pesquisa: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.127 Palavras (9 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................9

4 REFERÊNCIAS ......................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

No texto a seguir, vamos poder entender melhor o contexto empresarial, saber todos os bens e deveres de uma empresa responsável. Sem duvidas a contabilidade em uma empresa e indispensável nos dias de hoje, sem ela não podemos saber as funções administrativa e principais mudanças ao longo do tempo.

Com todos os dados e informações coletadas estarei passando todo o planejamento, como podemos nos organizar para poder bater metas e assim termos direção como trabalhar. Com a necessidade de aprofundar o conhecimentos aprendido nesse primeiro semestre venho trazendo as principais informações de toda a análise do mercado de trabalho, a importância do controle e trazer os principais autores e condições para termos um patrimônio, trazendo informações precisas para a tomada de decisões.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

A historia da administração, de todas as empresas vem com o processo de informações precisas e com os principais tópicos possíveis para que possamos ter planejamento, organização, direção e controle. É por falta de planejamento e controle financeiro que muitas empresas quebram, sendo indiscutíveis as informações de balanço patrimonial no qual se contabiliza estes dados na gestão financeira.

A organização existe em seu ambiente competitivo, que é composto de organização e seus concorrentes sendo que temos que trabalhar todos os setores em conjunto assim temos uma boa convivência entre todos os setores. Não podemos esquecer que com tudo isso temos três níveis de planejamento, como operacional, tático e estratégico sendo que todos devem se apoiar.

Depois que tudo estiver com o total controle podemos começar a organizar para que possamos atingir os objetivos. Todo o setor sem deixar nenhum de fora pode deixar de cooperar, montando entre si suas responsabilidades para a execução dos fundos para o bom relacionamento com o todo.

Com o planejamento e organizações teremos direção e metas para alcançarmos nossos objetivos que teremos que definir gerente, diretores para poder guiar as pessoas a executar o trabalho como esperado.

Esses planos são traçados não função planejamento como exemplo de plano tático podem citar as politicas que visam objetivos de grupos ou departamentos devem ter ciência para onde e como que se direcionar a comunicação entres as pessoas feitas de maneira formal que os gestores tenha uma plena consciência de seus processos.

Jules Henri Fayol, nascido na França, foi um engenheiro de minas e um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, sendo o fundador da Teoria Clássica da Administração. Ele é um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno, no qual dividiu a administração em determinadas funções.

O segundo período de Taylor corresponde à época da publicação de seu livro Princípios da Administração Científica (1911), quando concluiu que a racionalização do trabalho operário deveria ser logicamente acompanhada de uma estruturação geral da empresa e que tornasse coerente a aplicação dos seus princípios. Nesse segundo período, desenvolveu os seus estudos sobre a Administração geral, a qual denominou Administração Científica, sem deixar contudo sua preocupação com relação à tarefa do operário.

No início sua preocupação era tentar eliminar o desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produtividade através de métodos e técnicas de engenharia. Ele utilizava técnicas que eram centradas do operário para a direção, através do estudo de tempos e movimentos, da fragmentação das tarefas e na especialização do trabalhador reestruturava a fabricação e com os conceitos de gratificações por produção incentivava o operário a produzir mais, A Administração não é senão uma das seis funções, cujo ritmo é assegurado pela direção. Mas ocupa tamanho lugar nas funções dos altos chefes que, as vezes, pode parecer que as funções administrativas estejam concentradas exclusivamente no topo da organização, o que não é verdade.

O engenheiro francês Jules Henri Fayol lutou mais de 30 anos tentando salvar da falência uma indústria de mineração e aço. Seu esforço não foi em vão, pois adquiriu o costume de anotar diariamente os fatos que chamavam sua atenção. Constatou que o que fazia uma empresa funcionar eram 6 funções. Esta divisão é até hoje predominante no processo de departamentalização das organizações. Contudo, a Administração Científica tinha diversos defeitos dentre eles: o mecanicismo de sua abordagem (teoria da máquina), que robotiza o operário, a visão microscópica do homem tomando-o apenas economicamente e como parte da maquinaria industrial, a abordagem incompleta envolvendo apenas a organização formal, a limitação do campo de aplicação à fábrica, omitindo o restante da vida de uma empresa, a abordagem eminentemente prescritiva e normativa e tipicamente de sistema fechado.

Mesmo assim, essas limitações e restrições não apagam o fato de que Administração Científica foi o primeiro passo concreto da Administração rumo a uma teoria administrativa. Foram Taylor, Ford e Fayol que implantaram diversos conceitos que até hoje utilizamos para gerenciar pessoas e empresas, dos mais variados portes, em qualquer lugar do planeta,

1) Estabelecimento de objetivos – Momento em que os objetivos são definidos. Os objetivos deverão apontar resultados desejados e os pontos a alcançar

2) Tomada de decisão – Existem quatro processos de tomadas de decisões, são eles:

I – Experiências passadas: Analisar o passado para definir o futuro. (modelo mais usado pelas organizações).

II – Experimentação: Experimentar as alternativas. (modelo menos usado pelas organizações).

III- Árvore de decisões: Serve para tomar decisão de forma menos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com