TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Artigo: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

O Sistema Capitalista é regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção e dos bens.

Com a evolução da economia, surgiram, no âmbito do Sistema Capitalista, algumas teorias econômicas que ditaram a forma de atuação das economias, sobretudo nos países ocidentais. As principais teorias foram: o Liberalismo, o Neocapitalismo ou Keynesianismo e mais recentemente o Neoliberalismo. Vejamos os pontos principais de cada uma delas:

O Liberalismo prevaleceu até o início do século XX. Esta teoria defendia o sistema de concorrência pura, em que não havia a intervenção do Estado na atividade econômica. Os defensores do Liberalismo entendiam que o mercado deve se resolver por si só, e que ele tem a capacidade de ajustar a economia toda vez que ela apresentar distorções. Assim, o próprio mercado, por sua atuação, se encarregaria de corrigir as distorções, voltando à sua normalidade.

Por volta de 1930, após a grande depressão econômica mundial, Keynes lançou sua teoria, que veio a ser chamada de Neocapitalismo, também conhecida por Keynesianismo. Em sua teoria, Keynes defende que o mercado não consegue, sozinho, resolver todos os problemas econômicos e que se faz necessário a intervenção do Estado na economia, a fim de atender aos pontos de estrangulamento. Segundo Keynes, havia atividades que a iniciativa privada não atuava, por não lhes ser vantajosas. Sendo assim, surgiriam "gargalos" na economia, que exigiriam a participação do Estado para a sua solução. Apesar de defender a participação do governo na atividade econômica, a teoria de Keynes não defendia o controle total pelo estado e mantinha-se a favor do respeito à propriedade privada. O estado somente deveria atuar onde a iniciativa privada não tinha interesse em participar.

Mais recentemente, por volta do final dos anos 80 e início dos anos 90, surgiu uma nova onda de afastamento do Estado da economia. Conforme as decisões impostas pelo que foi chamado de Consenso de Washington, e em virtude do processo de globalização, percebeu-se uma desenfreada corrida. Sobretudo dos paises subdesenvolvidos, em livrar-se das empresas estatais, promovendo uma verdadeira avalanche de privatizações. Esta nova condição significou a volta do Liberalismo Econômico, com a valorização do mercado e o afastamento do Estado da economia, agora denominado de Neoliberalismo. Assim, estamos passando por um novo movimento econômico em defesa da concorrência pura, porém adaptada aos novos tempos, depois de um longo período de predominância do Neocapitalismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com