TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Pesquisas Acadêmicas: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2013  •  2.537 Palavras (11 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 11

Contexto Empresarial

Introdução

Neste trabalho cientifico no âmbito do contexto empresarial abordaremos os conceitos de: funções administrativas, patrimônio, fonte de recursos, análise do mercado e demanda, oferta e equilíbrio de mercado, estrutura de mercado e a contabilidade social.

Para Fayol,(2007), cabe a função administrativa, formular o programa de ação geral do contexto empresarial, de constituir o seu corpo social e coordenar os esforços das diversas áreas e setores.

Segundo Padoveze (2000, p.36) Patrimônio “é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém”.

Capital Social, (Arievaldo, p.39) é a obrigação da empresa para com os sócios originária da entrega de recursos para a formação do capital da entidade. Corresponde ao patrimônio líquido

O Capital de Terceiros, segundo Arievaldo, (2005) representa recursos originários de terceiros utilizados para a aquisição de ativos de propriedade da entidade. Corresponde ao passivo exigível.

Para Charles G. Mortimer (2009), em vez de tentar levar para o mercado o que nos é mais fazer, devemos descobrir muito mais sobre o que o consumidor está disposto a adquirir. Devemos aplicar a nossa criatividade de uma forma mais inteligente quanto às pessoas e suas necessidades e desejos, do que quanto aos produtos.

Segundo Rossetti (1995), Contabilidade Social é uma técnica de registro e de mensuração de um conjunto interligado de grandezas e de variáveis definidas pela Ciência Econômica. E, com efeito, uma forma especial de estatística econômica, de natureza contábil, que se propõe a apresentar valores que expressam os montantes das transações econômicas verificadas em determinada economia nacional.

Referencial Teórico

As funções administrativas

Para Reinaldo (2007) As funções da administração são aquelas atividades básicas que devem ser desempenhadas por administradores para alcançar os resultados determinados e/ou esperados pelas organizações. Essas funções constituem o processo administrativo e são:

 Planejamento: determinação de objetivos e metas para o desempenho organizacional futuro e decisão das tarefas e recursos utilizados para alcance desses objetivos;

 Organização: processo de designação de tarefas, de agrupamento de tarefas em departamentos e alocação de recursos para os departamentos;

 Direção: influencia para que outras pessoas realizem suas tarefas de modo a alcanças os objetivos estabelecidos, envolvendo energização, ativação e persuasão dessas pessoas;

 Controle: função que se encarrega de comparar o desempenho atual com os padrões predeterminados, isto é, com o planejado.

Alguns estudiosos denominam a função direção como liderança, o que ocorre na maioria dos livros norte-americanos. Todavia deve-se entender que liderança é uma condição direção, uma qualificação da direção, e não pode ser substituída pela função de direção. Pode-se dirigir sem liderar, o que não é a melhor condição; liderar é dirigir qualificações, de modo a tornar a função de direção mais eficaz.

O Patrimônio

Segundo Padoveze (2000, p.36), patrimônio “é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém”.

O Conselho Federal de Contabilidade (2006,p.19) no apêndice à resolução sobre os princípios fundamentais de contabilidade refere-se a dois aspectos do patrimônio: o qualitativo e o quantitativo. No aspecto qualitativo, “entende-se a natureza dos elementos que compõem como dinheiro, valores a receber ou a pagar expressos em moeda, máquinas, estoques de materiais ou de mercadorias, etc.”, por outro lado, o aspecto quantitativo, “refere-se à expressão dos componentes patrimoniais em valores, o que demanda que a contabilidade assuma posição sobre o que seja valor”.

Então o patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculadas à entidade (empresas, organizações, poder público), e constitui um meio (recursos) necessário para a realização dos objetos das entidades. A administração da empresa pratica atos de natureza econômica e financeira, e produz mutações aumentativas e diminutivas na riqueza empresarial.

Para Ricardo J. Ferreira (2010, p 01) O patrimônio “é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, física ou jurídica, que possam ser avaliados em dinheiro.”

Do ponto de vista contábil, não são considerados os bens, direitos e obrigações que não têm valor econômico, quer dizer, que não podem ser avaliados em moeda.

O contabilista pode controlar o dinheiro, os imóveis, as mercadorias, as contas a receber, as dívidas e demais bens, direitos e obrigações avaliáveis economicamente. Todavia, ele não se ocupará das relações familiares ou de amizade, do caráter, da dignidade e de outros valores que não se traduzam em dinheiro. O maior bem de um ser humano é a vida. Entretanto, como não apresenta valor monetário, esse bem não é controlado pela Contabilidade.

O patrimônio é composto de elementos positivos e negativos. Os bens e direitos representam o aspecto positivo patrimonial. As obrigações, o aspecto negativo. Ainda que as dívidas superem os bens e direitos, o patrimônio existe.

Os bens e direitos formam o ativo. As obrigações, o passivo exigível (ou simplesmente passivo).

Ativo = Bens + Direitos

Passivo Exigível = Dívidas

O patrimônio pode ser considerado do ponto de vista estático ou dinâmico.

Do ponto de vista estático, a Contabilidade estuda, controla, expõe e analisa os elementos que compõem o patrimônio.

Do ponto de vista dinâmico, a Contabilidade estuda, controla, expõe e analisa as modificações ocorridas no patrimônio, em razão das atividades desempenhadas na sua gestão.

Segundo José Manoel da Costa (2009, p. 44) “Componente importante do patrimônio os bens são as coisas em geral, que por satisfazerem as necessidades das pessoas e empresas se tornam úteis.

Fonte de Recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com