TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Dissertações: Contexto Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  1.616 Palavras (7 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 7

Trabalho do Curso de Graduação em Ciências Contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Educação a distancia.

Orientador: Equipe de professores do 1º Semestre

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4

2.2 PATRIMÔNIO 5

2.3 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS 6

2.3.1 Capital Social 6

2.3.2 Capital de Terceiros 6

2.4 ANÁLISE DE MERCADO 7

2.5 DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO 7

2.6 ESTRUTURAS DE MERCADO 8

2.7 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL 8

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 9

3.1 EXEMPLO DE FIGURA 9

4 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Todo o contexto empresarial é influenciado por várias forças (competição, tendências de consumo, comportamento do consumidor, entre outras), o que torna o processo de tomada de decisão bastante complexa. Numa organização, a implementação de processos de melhoria sem um entendimento total do impacto que as alterações irão causar, pode ter consequências imprevisíveis.

A administração é o campo de atividades profissionais que afeta todas as demais atividades existentes. Todas elas devem ser administradas.

É muito importante desenvolver um claro entendimento do conceito de administração, bem como de todas as implicações no ambiente organizacional onde ocorre a administração; é preciso também entender o processo administrativo sob uma perspectiva funcional.

2 DESENVOLVIMENTO

A Teoria Clássica da Administração surgiu na Franca, em 1916, enquanto Taylor e outros engenheiros americanos desenvolviam a chamada Administração Científica nos Estados Unidos. O pioneiro da Teoria Clássica, Henri Fayol, é considerado, juntamente com Taylor, um dos fundadores da Moderna Administração (Chiavenato, 1993).

2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Para Henri Fayol, as funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções, por isso estão acima delas. A função de administração é, por isso, a única que formula um programa de ação geral e coordena as demais.

Hoje, essa visão está ultrapassada. Nomes como Produção, Finanças, Marketing, Recursos Humanos, Logística, P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) representam áreas muito mais conhecidas nas organizações. No entanto, essas áreas nada mais são que evoluções da visão de Fayol.

As funções da administração são aquelas atividades básicas que devem ser desempenhadas por administradores para alcançar os resultados determinados e/ou esperados pelas organizações. Essas funções constituem o processo administrativo e são:

• Planejar: Estabelece os objetivos da empresa, especificando a forma como serão alcançado. Parte de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas. É a primeira das funções, já que servirá de base diretora à operacionalização das outras funções.

• Organizar: É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido.

• Comandar: Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito. Pressupõe que as relações hierárquicas estejam claramente definidas, ou seja, que a forma como administradores e subordinados se influenciam esteja explícita, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objetivos definidos.

• Coordenar/dirigir: A implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a coordenação das atitudes e esforços de toda a empresa, almejando as metas traçadas.

• Controla: Controlar é estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que a empresa espera. O controle das atividades desenvolvidas permite maximizar a probabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e ditadas.

Diferente dessas funções, hoje se usa apenas: Planejar, Organizar, Dirigir ou Executar e Controlar. (no lugar de Comandar e Coordenar) Uniram-se essas duas funções porque o objetivo é o mesmo.

Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: planejar, organizar, controlar, coordenar e comandar - POCCC. Atualmente, sobretudo com as contribuições da Abordagem Neoclássica da Administração, em que um dos maiores nomes é Peter Drucker, os princípios foram retrabalhados e são conhecidos como Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (PODC). Ressalte-se, então, que destas funções as que sofreram transformações na forma de abordar foram "comandar e coordenar" que atualmente chama-se apenas Dirigir (Liderança).

2.2 PATRIMÔNIO

Segundo Osni Moura Ribeiro, o objeto de estudo da contabilidade é o patrimônio, que é definido como um conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa avaliada em moeda.

O patrimônio é definido por José Carlos Marion da seguinte forma: “Patrimônio tem sentido amplo: por um lado significa o conjunto de bens e diretos pertencentes a uma pessoa ou empresa; por outro lado inclui as obrigações a serem pagas”.

O Patrimônio, sendo o objeto da Contabilidade, define-se como o conjunto formado pelos bens, pelos direitos e pelas obrigações pertencentes a uma pessoa (física ou jurídica), e que seja passível de avaliação em moeda. (Prof. Humberto F. de Lucena)

O termo patrimônio significa a principio, o conjunto de bens pertencente a uma pessoa ou a uma empresa. Compõe-se também de valores a receber. Por isso, em contabilidade esses valores a receber são denominados direitos a receber ou, simplesmente, direitos.

Relacionando-se, todavia, apenas bens e direitos, não se pode identificar a verdadeira situação de uma pessoa ou empresa. É necessário evidenciar as obrigações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com