TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Monografias: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  5.008 Palavras (21 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 21

INTRODUÇÃO..................................................... 4

2 DESENVOLVIMENTO......................................... 5

1.1. Função Administrativa............................................. 5

1.2. Conceitos de Patrimônio.......................................... 8

1.3. Fontes (origens) de recursos: (capital social e capital de terceiros)........................................................................ 11

1.4. Análise de mercado.................................................. 14

1.5. Demanda de mercado............................................. 14

1.5.1. Oferta de mercado................................................ 17

1.5.2. Equilíbrio de mercado............................................. 19

1.5.3. Estrutura de mercado.............................................. 22

1.5.3.1 Componentes de estruturas de mercado................ 22

1.6.Contabilidade Social como ferramenta de informação

para respons. social.............................................................23

3 CONCLUSÃO................................................................ 24

4 REFERÊNCIAS............................................................. 25

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é conhecer o contexto empresarial . Como é constituído. Com base nos

conceitos de funções administrativas, conceito de patrimônio, fontes (origens) de recursos,

análise de mercado, demanda, oferta e equilíbrio de mercado junto com a sua estrutura e sobre a contabilidade informação. Sabe-se que no mundo corporativo a

informação é um dos itens mais valiosos.

2 Desenvolvimento

Atualmente nas empresas, busca-se a maximização dos resultados e a minimização dos custos. Todavia em algumas delas, também se busca atender as novas necessidades do mercado competitivo, o qual exige dos empresários uma gestão socialmente responsável. Vale ressaltar que essa preocupação se traduz em programas de motivação dos funcionários, benefícios sociais, preservação do meio ambiente, satisfação do consumidor e, também,

outros aspectos direcionados a valorização da empresa no mercado.

2.1-Funções Administrativas

Funções administrativas: Planejamento, organização, direção e controle,

O planejamento consiste em decisões de acordo com os objetivos da empresa, desenvolver planos específicos para cada setor da organização e procedimentos a serem executados pelos níveis mais inferiores.

A organização reúne e coordena recursos para atingir o objetivo da organização. Estrutura a empresa no que diz respeito às relações funcionais e pessoais, geralmente através do organograma que é a representação gráfica de uma organização.

A direção desenvolve forma de guiar as pessoas para que suas atividades sejam executadas de acordo com o esperado.

O controle é monitoramento das atividades para se ter certeza de que elas estão sendo realizadas como planejado e corrigir qualquer imperfeição.

Taylor, Ford e Fayol foram os responsáveis pelas principais teorias sobre as funções administrativas. Receberam muitas criticas mais até hoje contribuem para a administração dos negócios.

Taylor esteve baseado na perfeição e na racionalização do trabalho. Com a utilização das máquinas, que era um novo modelo de trabalho na época, o pensamento era aumentar a produtividade, acabar com qualquer desperdício de tempo. Separou o trabalho manual do trabalho intelectual, dividindo os funcionários entre aqueles que eram pagos para pensar de modo complexo (planejar), e aqueles que eram pagos, e mal pagos, para executar. Taylor era de que só havia uma melhor maneira de desempenhar uma tarefa, pelo que cabe aos gestores fazerem a supervisão do trabalho, recompensando ou punindo as pessoas de acordo com o seu desempenho. Logo, as duas funções básicas do gestor são planear e controlar. Outro ponto era a padronização do que era produzido. O mercado ganhava melhores produtos com preços mais baixos.

Ford inventou a linha de montagem móvel. Inovou procurando desenvolver produtos que atendesse as necessidades de seus clientes. O bem estar social foi levado em conta para se atingir o sucesso financeiro. Para poder ganhar dinheiro desenvolveu um sistema onde pagava melhor os empregados e também onde vendia produtos mais baratos. O lucro deve vir da quantidade de produtos vendidos.

Fayol deu ênfase à estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Utilizou da manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade. Defendia a especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade. Focou seus estudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade. É peculiar também quanto ao mecanismo de controle. Os atos administrativos podem ser controlados por razões de mérito e por razões de legalidade, o que alguns autores denominam como "dupla sindicabilidade jurídica". No dizer de Paulo Modesto, por exemplo, função administrativa é "a atividade subalterna e instrumental exercitada pelo Estado (ou por quem lhe faça às vezes), expressiva do poder público, realizada sob a lei ou para dar aplicação estritamente vinculada à norma constitucional, como atividade emanadora de atos complementares dos atos de produção jurídica primários ou originários, sujeita a dupla sindicabilidade jurídica e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com