TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Artigo: Contexto Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  3.618 Palavras (15 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 Funçoes Administrativas 4

2.1 Planejamento 4

2.2 Organização 4

2.3 Direção...................................................................................................................5

2.4 Controle..................................................................................................................5

3 Patrimônio................................................................................................................6

3.1 Patrimonio Liquido..................................................................................................6

4 Capital Social...........................................................................................................8

5 Capital de Terceiros................................................................................................9

6 Análise de mercado...............................................................................................10

7 Demanda , Oferta e Equilíbrio de mercado.........................................................12

8 Estruturas de Mercado..........................................................................................14

9 Contabilidade Social.............................................................................................17

10 Conclusao............................................................................................................19

Referencias...............................................................................................................20

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo apresentar a importância das funções administrativas na contabilidade, assim como os demais assuntos abordados ao longo do trabalho que mostrará de forma clara e objetiva como o contexto empresarial é de grande importância na atualidade.

2 FUNÇOES ADMINISTRATIVAS

As funções administrativas norteiam os objetivos do administrador em sua rotina. O administrador atua em uma empresa através do processo administrativo. O processo administrativo, segundo Chiavenato, consiste nas funções de planejamento, organização, direção e controle.

2.1 PLANEJAMENTO

Entre uma decisão e uma ação deve haver planejamento, o sucesso de uma ação irá depender de seu planejamento. Sendo assim, essa função é considerada a principal a ser realizada dentro do processo administrativo. Por meio do planejamento a empresa irá se preparar, estabelecendo metas e realizando previsões futuras.

O planejamento deve se fundamentar nos objetivos definidos pela organização e que estão de acordo com suas metas e valores. O planejamento envolve três níveis: estratégico, tático e operacional.

No planejamento estratégico são tomadas decisões de acordo com os objetivos da empresa e com uma visão de longo prazo. O planejamento tático vai transformar as estratégias em planos mais específicos, que deverão ser executadas pelas varias áreas da organização. Já no planejamento operacional serão definidos os procedimentos específicos para os níveis mais inferiores da organização. É de grande importância que todos os níveis do planejamento se apoiem.

2.2 ORGANIZAÇÃO

Organizar envolve reunir e coordenar os recursos necessários para atingir um objetivo, ou seja, como a empresa irá se estruturar para atingir seus objetivos. A estrutura deve estar de acordo com a estratégia e irá refletir como ocorrem as relações funcionais e pessoais da empresa. A forma de visualizarmos essas relações é através do organograma, que é a representação gráfica de uma organização. É através do organograma que é possível estabelecer as responsabilidades para a execução das funções e os canais de comunicação que são necessários para o bom relacionamento do todo, porque é ele que reflete as relações formais na empresa.

2.3 DIREÇÃO

Quando estabelecido o planejamento e organizado os recursos dentro de uma estrutura compatível com a estratégia da empresa, será necessário tomar a direção para que o objetivo seja atingido.

A direção está relacionada em como as pessoas serão guiadas, como elas serão influenciadas para que as suas atividades sejam executadas de acordo com o esperado. Encontra-se aqui o papel da liderança que devera motivar o grupo e indivíduos através da comunicação, do envolvimento e orientação.

2.4 CONTROLE

O controle está diretamente relacionado com o planejamento, ele irá assegurar que o objetivo planejado seja atingido. A partir do desempenho desejado devera ser feita sua observação, comparando o planejado com o que está sendo realizado.

3 PATRIMONIO

O patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados á entidades que podem ser empresas, organizações, poder publico, e constitui um meio necessário para a realização dos objetivos das entidades.

Componente importante do patrimônio os bens são as coisas em geral, que por satisfazerem as necessidades das pessoas e empresas se tornam uteis.

Os bens são a parte do patrimônio que demanda mais controle, principalmente os bens que são comercializáveis, os estoques de produtos e mercadorias, pois o resultado da empresa depende de um bom sistema de controle.

Os direitos são os haveres ou os créditos que temos contra alguma pessoa ou empresa, é o poder jurídico de exigirmos alguma coisa ou valor de alguém. São exemplos de direito as duplicatas a receber, alugueis a receber, os impostos que podem ser recuperados e outros.

Obrigações são as dividas que a pessoa ou empresa tem a pagar a outras pessoas. Essa pode ser a parte negativa. As obrigações são dividas que a pessoa ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com