TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto empresarial

Projeto de pesquisa: Contexto empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.479 Palavras (6 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Hoje em dia, nas entidades, procura-se o Maximo dos resultados e o mínimo do custo. Em alguma delas, também busca- se atender novas necessidades do mercado competitivo, que exige dos empresários umas gestão socialmente responsável. Essa preocupação se traduz em programas de motivação dos funcionários, segurança no trabalho, alimentação, benefícios sociais, preservação do meio ambiente, satisfação do consumidor, e também, aos aspectos direcionados a valorização da empresa no mercado. Atender as necessidades do consumidor torna-se um dos motivos mais importante dentro de uma empresa, que se torna cada vez mais exigente no mercado, com relação aos produtos que são colocados a disposição. Com isso, busca-se qualificar cada vez mais os produtos com preço mais acessível ao consumidor, baixo custo e equilíbrio no ganho da empresa. Para se obter esse resultando, as empresas precisam de estratégias na gestão. Os meio que se usa para divulgar as informações, na contabilidade são os demonstrativos contábeis. As informações contidas nesses demonstrativos devem possuir características qualitativas, como: confiabilidade, comparabilidade, relevância e compreensibilidade.

Contexto empresarial

Os dois casos relatados foi muito importante as quatro funções. O planejamento foi necessário para o sucesso das duas empresas, pois com a apresentação dos projetos ficou mais fácil para o banco aprovar o financiamento. O planejamento também define aonde toda e qualquer organização quer chegar, e como fazê-la da melhor forma. A organização também foi fundamental, pois ela segue o planejamento distribuindo tarefas e agrupando estas tarefas em departamentos específicos, em seguida vem a direção, que é essencial para que uma empresa tenha sucesso. Direcionar significa criar valores, comunicar metas aos funcionários, e infundir nos mesmos o desejo de desempenhar um nível mais alto e progredir. Por ultimo temos o controle que envolve o monitoramento de todas as tarefas, de maneira que mantenha a organização no caminho proposto em direção a todas as metas estabelecidas, todas essas funções são importantes para o sucesso de uma empresa.

Com o governo controlando a inflação, e a matéria-prima deixando de aumentar de forma negativa no orçamento das empresas como acontecia no passado, os empresários perceberão que eram um bom negocio e investirão em algo que deram bons resultados.

A idéia de abrir uma fabrica de panelas, foi um ótimo investimento, gerando assim empregos, havendo crescimento na produção, obtendo um ótimo lucro, como consta na reportagem, antes de investir neste negocio, o empresário viu que o produto não era muito comercializado e que era bastante procurado, ele observou, que só isso não bastava, para ele, ter a confiança dos clientes e se manter competitivo no mercado tem um grande peso , assim ele investe na melhor qualidade e novidades em seus produtos. Já na segunda matéria o empresário, planejou tudo, e fez um financiamento de 100% da empresa que ele gostaria de abrir, e o banco viu que a idéia era boa e daria lucro, e assim liberou o investimento, porem esse investimento teve juros, e o empresário teve todo o cuidado de colocar em seu orçamento e ter o controle das suas contas. Analisando os dois casos, o empresário de panelas entrou com capital próprio e teve uma renda a mais, não teve que pagar juros de empréstimo e aluguel, porém o empresário de cosméticos entrou com capital de terceiros e obteve uma divida a mais, juros para o banco. O produto dos dois, gerou uma boa renda que dava para manter os funcionários, e a empresa produzindo cada vez mais e gerando cada vez mais lucro. Dentro do escopo de gestão patrimonial, é de grande relevância a importância do correto controle patrimonial dos bens da empresa. Este controle sendo tanto de aspecto físico quanto contábil, evita empecilhos de extravios de ativos imobilizados, e problemas com balanço patrimonial. Assim sendo, é importante perante o aspecto de gestão financeira, a correta contabilização dos valores de seu patrimônio, sendo estes sempre atualizados, além de monetariamente controlados.

O controle patrimonial envolve a implantação de normas e procedimentos, revisão de toda a contabilidade relativa ao patrimônio, o inventário e identificação de todos os bens. A administração patrimonial compreende uma seqüência de atividades que tem o seu início na aquisição e termina quando o bem for retirado do patrimônio da empresa. Ao longo dessa trajetória são adotados inúmeros procedimentos físicos e contábeis. O controle contábil na empresa de fabricação de panelas foi realizado com muita eficiência, onde implantou um sistema de controle interno, no qual atendeu suas necessidades e não ultrapassou seus limites financeiros, obedecendo sempre a relação custo/beneficio. Com bom planejamento, a Star Active também obteve um controle patrimonial correto, pois o empresário analisou a situação para ver se daria certas suas idéias com o plano de negócios, houve credibilidade e convenceu o banco que haveria retorno. Como de fato, hoje ele já até pode quitar o resto do financiamento. Um plano deve ter o mapeamento do negócio, com informações sobre a empresa e seus produtos, a estratégia para angariar os lucros e a projeção financeira do negócio. Controlar o patrimônio não se resume apenas a evidenciar o bem e atribuir-lhe o devido valor. Existe a questão de saber sua vida útil, seu estado de conservação, sua possível manutenção ou troca, e outros detalhes como vêm nesses dois casos. Um controle patrimonial adequado permite à empresa conduzir suas atividades sem que haja imprevistos, por falta ou quebra do bem. Neto e Froes, declaram que as ações de gestão interna de responsabilidade social depreendem os programas de contratação, de seleção, de treinamento e de manutenção pessoal realizados nas empresar pra fins de beneficiar seus empregados, tais como os demais programas de benefícios voltados para a participação nos resultados e no atendimento aos dependentes. Os investimentos realizados através da responsabilidade social interna focam diretamente os funcionários da empresa e os dependentes dos mesmos. Algumas empresas expandem estas práticas a funcionários terceirizados, fornecedores e parceiros comerciais.

Esses investimentos visam ao bem-estar dos funcionários, dando-lhes mais prazer em trabalhar naquela empresa, aumentando, assim, sua capacidade produtiva. Com isso, ganha o funcionário,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com