TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle interno aplica-se às Micros Enterprises: diferencial competitivo

Projeto de pesquisa: Controle interno aplica-se às Micros Enterprises: diferencial competitivo. Pesquise 813.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.277 Palavras (18 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 18

Controle Interno aplicado as Micros Empresas: Um diferencial competitivo

A finalidade desse trabalho é certificar a importância do controle interno para as micro e pequenas empresas, relatando as desvantagens e principalmente as vantagens das empresas que possuem um modelo de controle.

inCompartilhar

postado 07/01/2014 10:50 - 1568 acessos

Por Bruno Henrique Diógenes Alves e Jonathas de Souza Ribeiro

RESUMO

A finalidade desse trabalho é certificar a importância do controle interno para as micro e pequenas empresas, relatando as desvantagens e principalmente as vantagens das empresas que possuem um modelo de controle, tendo a auditoria interna como aliada no processo de fiscalização e realização desses controles internos. O trabalho apresenta um estudo teórico informando os métodos e as causas que são realizados para aperfeiçoar o controle interno, verificando as etapas do sistema implantado a empresa pode realizar um excelente trabalho para o desenvolvimento da mesma. Esse método ajuda um melhor entendimento e trás uma visão sobre o controle interno demonstrando que a implantação pode atender as necessidades e assim diminuir a perda do limite financeiro e aumentando o seu custo/beneficio.

O sistema aplicado de metodologia apresentado neste trabalho foi baseado em pesquisa bibliográfica que dimensiona a forma de esclarecimento do controle interno para micros e pequenas empresas, que são desenvolvidos pelos controles contábeis e administrativos, dos quais promovem a preservação do patrimônio. Com o controle interno sendo implantada a empresa tem uma importante ferramenta de gestão organizacional para dar suporte a administração auxiliando as tomadas de decisão, para obter um crescimento com eficácia de fazer com que as empresas tenham continuidade e um futuro promissor.

Palavras-chave: controle interno; auditoria interna; a importância do controle interno nas micros e pequenas empresas.

Bruno Henrique Diógenes Alves

Jonathas de Souza Ribeiro

CONTROLE INTERNO APLICADO AS MICROS EMPRESAS:

UM DIFERENCIAL COMPETITIVO.

Artigo aprovado ( ) / não aprovado ( ) pela banca examinadora, constituída pelos signatários abaixo relacionados, tendo obtido neste trabalho média _______.

Professora M.Sc. Liana Maria V.

Coordenadora de Estágio – Examinadora

Professor: Roberto Jota Lima

Professor Orientador – Examinador

Professor (a) Erick Augusto Pereira Caldas

NATAL/RN

DEZEMBRO-2013

Introdução

As Pequenas e Médias Empresas – PMEs vêm tendo um constante crescimento econômico, fazendo com que demonstre grande importância no cenário brasileiro, em todos os segmentos. Por isso, é essencial que se tenha um mecanismo de auxilio dos controles internos de uma empresa emergente, fazendo com que tenha um maior controle sobre seu negócio, o que resultará em uma gestão mais eficiente que resultará em um rendimento com maior competência.

Na atualidade, as Pequenas e Médias Empresas estão vendo como é de suma importância o controle interno, como um apetrecho para a eficácia e eficiência, evitando assim futuros erros e fraudes. Neste artigo será estudado como o controle interno contribui na gestão das pequenas médias empresas.

Com o surgir da copa de 2014 grandes oportunidades irão surgir para aqueles que pretendem abrir uma pequena empresa, por isso a necessidade de se estudar o controle interno das Pequenas e Médias Empresas. Segundo o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas a copa do mundo deverá gerar quase 930 oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas nas 12 cidades-sede em todas as regiões do Brasil.

Caracterização da pesquisa

O trabalho constituirá em uma pesquisa para melhor desenvolvimento de uma Pequena e Média empresa, no cenário econômico atual, onde atualmente ocorrem mudanças constantes. Um cenário onde muitas PMEs por não terem um controle interno de qualidade acabam não durando muito. Por isso a necessidade desse estudo, onde iremos ter o principal alvo, Empresários e estudantes no qual irá determinar a importância do controle interno nas Pequenas e Médias Empresas, assegurar de que as PMEs são bastante importantes para o crescimento de um país. As PMEs são a principal fonte que gera empregos e renda. Tendo como principal problema a elaboração do controle interno, que auxilie o pequeno empresário a se manter na economia brasileira. Objetivando de modo geral, demonstrar com base em bibliografia especializada a importância dos controles internos para as pequenas e médias empresas. Tal como descrever um método de trabalho que auxilie de na orientação de uma Pequena Média Empresa na parte do controle interno.

Todo ano são abertas novas Pequenas e Médias Empresas, e todo ano também são fechadas muitas delas. E com esse pensamento, verificamos a necessidade e importância de uma ferramenta que fizesse o diferencial para essas emergentes, o controle interno. A escolha desse tema é de alta relevância, levando em consideração que muitas dessas PMEs não têm se quer um plano de negócios e muito menos um controle interno.

O presente artigo foi sustentado em pesquisas bibliográficas, realizadas em artigos, teses, dissertações e sites. O trabalho foi desenvolvido com o propósito de mostrar a importância de ter um controle em empresas emergentes.

Referencial teórico

O objetivo deste trabalho é informar a importância do controle interno nas pequenas e micro empresas, com o crescimento da concorrência as empresas tiveram que se atualizar para não perder mercado. Com isso veio o surgimento do controle interno para ajudar a organização empresarial na geração dos processos assim assegurar a fidelização e a integridade dos registros desenvolvendo um relatório contábil, financeiros e operacionais de qualidades para elaborações de rotinas diárias na construção da tomadas de decisões. Visando a analise da implantação do controle interno para desenvolver o crescimento da mesma, apresentando melhorias no seu processo de desenvolvimento tendo em vista que as empresas possam seguir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com