TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corpo Humano

Trabalho Universitário: Corpo Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  1.859 Palavras (8 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 8

Os Sentidos do corpo

Visão, Audição, Paladar, Tato e Olfato: os cinco sentidos humanos.

O corpo humano é dotado de cinco sentidos (capacidades) que lhe possibilita interagir com o mundo exterior (pessoas, objetos, luzes, fenômenos climáticos, cheiros, sabores, etc). Através de determinados órgãos do corpo humano, são enviadas ao cérebro as sensações, utilizando uma rede de neurônios que fazem parte do sistema nervoso.

Visão

É a capacidade de visualizar objetos e pessoas. O olho capta a imagem e envia para o cérebro, para que este faça o reconhecimento e interpretação.

Audição

É a capacidade de ouvir os sons (vozes, ruídos, barulhos, músicas) provenientes do mundo exterior. O ouvido capta as ondas sonoras e as envia para que o cérebro faça a interpretação daquele som.

Paladar

Este sentido (capacidade) permite ao ser humano sentir o gosto (sabor) dos alimentos e bebidas. Na superfície de nossas línguas existem milhares de papilas gustativas. São elas que captam o sabor dos alimentos e enviam as informações ao cérebro, através de milhões de neurônios.

Tato

É o sentido que permite ao ser humano sentir o mundo exterior através do contato com a pele. Abaixo da pele humana existem neurônios sensoriais. Quando a informação chega ao cérebro, uma reação pode ser tomada de acordo com a necessidade ou vontade.

Olfato

Sentido relacionado à capacidade de sentir o cheiro das coisas. O nariz humano possui a capacidade de captar os odores do meio externo. Estes cheiros são enviados ao cérebro que efetua a interpretação.

Os tecidos do corpo

TECIDOS: EPITELIAL CONJUNTIVO PROPRIAMENTE DITO ADIPOSO Tecido Epitelial ‐ é formado por várias camadas de células semelhantes e bem unidos. Está presente na pele, realizando também a delimitação das cavidades internas, bem como formação dos órgãos e glândulas. Na pele, recebe o nome de Epiderme. Tecido conjuntivo ‐ apresenta como característica uma material entre as células, a substância intercelular. Há vários tipos de tecido conjuntivo e em cada um deles, as células e a substância intercelular assumem papéis diferentes: Tecido Conjuntivo Propriamente Dito – (Derme) substância intercelular gelatinosa. Tecido Adiposo – Contém células que acumulam gordura (adipócitos).

TECIDO CONJUNTIVO ÓSSEO Tecido Conjuntivo Ósseo – Substância rica em sais minerais de cálcio e fibras de colágeno, o que torna o osso rígido e resistente.

TECIDO CONJUNTIVO CARTILAGINOSO Tecido Conjuntivo Cartilaginoso ‐ consistência firme, porém flexível. Tem função de sustentação, reveste superfícies articulares facilitando os movimentos e é fundamental para o crescimento dos ossos longos. A cartilagem é encontrada no nariz, nos anéis da traqueia e dos brônquios, na orelha externa, na epiglote, algumas partes da laringe e também entre as vértebras, amortecendo o impacto dos movimentos sobre a coluna vertebral.

TECIDO CONJUNTIVO SANGUÍNEO Tecido Conjuntivo Sanguíneo – Substância intercelular líquida (plasma). Constituintes celulares: Hemácias (responsáveis pelo transporte de oxigênio), Leucócitos (responsáveis pela defesa do corpo) e as plaquetas (responsáveis por impedir as hemorragias).

TECIDO MUSCULARFormado por células capazes de se contrair e, assim, diminuir de tamanho.Existem três tipos de tecido muscular: Tecido Muscular Estriado Esquelético – Músculos presos aos ossos, músculos da face, da língua e do diafragma. São voluntários, ou seja, podemos controlá‐los. Tecido Muscular não estriado ou liso – encontrado em diversos órgãos ocos (tubo digestório, bexiga, útero). São involuntários, ou seja, não podemos controlá‐los. Tecido Muscular Estriado Cardíaco – Encontrado no coração. Músculo involuntário.

TECIDO NERVOSO O tecido nervoso é sensível a vários tipos de estímulos que se originam de fora ou do interior do organismo. Ao ser estimulado, esse tecido torna‐se capaz de conduzir os impulsos nervosos de maneira rápida e, às vezes, por distâncias relativamente grandes. Trata‐se de um dos tecidos mais especializados do organismo animal. É formado principalmente por células nervosas chamadas neurônios

As células do corpo

O corpo humano possui aproximadamente 10 trilhões de células responsáveis por vários tecidos, dos músculos do nosso corpo. Os seres vivos diferem dos da matéria bruta porque são constituídos de célula, sendo a menor parte do ser vivente com forma e funções definidas. A célula do corpo humano é responsável para realizar as funções de um ser vivo, como nutrição, produção de energia e reprodução. As principais células do corpo humano existentes são divididas e denominadas como: No sangue chamada de monócito, eritrócito e outros, no cérebro célula de Shawn ou dendrítica ou neurônio, no osso osteoblasto, no músculo células de sarcômero ou fibroblastos, nos olhos cones ou bastonetes. Também temos as adipócitos, células glandulares endócrinas, exócrinas e merócrinas, mioblasto cardíaco, ilhotas de Langherans, e muitas outras.

Estrutura geral das células

As células do corpo humano são divididas em três partes, Membrana plasmática, Citoplasma e Núcleo. A membrana plasmática é composta de lipídios e proteínas atraídas por hidrofóbicas não covalentes sua estrutura é flexível, porém não resistente e permite que a célula mude de forma e tamanho. O citoplasma é todo o conteúdo celular compreendido pela membrana plasmática, composto por um coloide aquoso chamado citossol. Além de servir de meio reacionário, é onde se localizam as mitocôndrias e o citoesqueleto, este mantendo a consistência e a forma da célula. O núcleo é a região onde se localiza o material genético e todas as células vivas possuem um núcleo ou necleóide onde o genoma é armazenado. Para saber mais sobre as inúmeras células do corpo acesse o site Células e saiba mais.

Células procarióticas

A definição dessa célula no corpo humano está englobada a todos os organismos de domínios da Bactéria e Archaea, não possuem ribossomos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com