TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corpo Humano

Dissertações: Corpo Humano. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  1.715 Palavras (7 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 7

blocos econômicos e o emprego: o caso das maquiladoras

Ao analisar os efeitos de um bloco econômico, os especialistas geralmente apontam como conseqüência positiva o aumento das exportações e o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) dos países envolvidos. Quando o tema do emprego entra em discussão, os defensores dos blocos econômicos argumentam que eles intensificam o comércio internacional dos países e, conseqüentemente, aumentam a oferta de emprego, apontando como exemplo os Estados Unidos, o Japão e os Tigres Asiáticos que comercializam muito e têm as menores taxas de desemprego do mundo. Em meio aos debates sobre a possível entrada do Brasil em um bloco econômico das Américas liderado pelos Estados Unidos, sociólogos e economistas avaliam os efeitos do Nafta para os trabalhadores, destacando o papel das empresas mexicanas conhecidas como maquiladoras.

Maquiladoras - são empresas que importam peças e componentes de suas matrizes estrangeiras para que os produtos (como carros, computadores, aparelhos de som) sejam manufaturados (montados) - em geral, por trabalhadores que ganham um salário inferior ao daqueles que trabalham nas matrizes - para depois exportar o produto final para o país de origem da empresa ou para outros países em que o produto seja competitivo. Elas existem no México desde 1965, mas ganharam um impulso com a eliminação das alíquotas de importação a partir do Nafta, implantado no começo de 1994, e no final daquele ano já somavam mais de 2 mil empresas, que a princípio se instalaram na fronteira com os Estados Unidos, mas depois se espalharam por todo o território mexicano. Em 1998, o Decreto para a Fomentação e Operação da Indústria Maquiladora serviu de novo impulso, e já são mais de 3 mil empresas do gênero instaladas no México. As maquiladoras são na maioria dos setores de eletroeletrônicos (Cânon, Casio, Kodak, Ericsson, Hewlett Packard, IBM, Motorola, General Eletric, Philips, Samsung, Sanyo, Sony) e automotivo (BMW, Ford, General Motors, Honda).

"Um dos aspectos pouco explorados nos estudos dos blocos econômicos tem sido o impacto da formação de um bloco comercial sobre o mercado de trabalho", afirma o economista Celso Pudwell, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Segundo ele, no caso do Nafta (North American Free Trade Agreement, ou Acordo de Livre Comércio Norte-Americano), em vigor desde 1994, houve uma deterioração das condições de trabalho nos três países envolvidos - Estados Unidos, Canadá e México. Neste último, de acordo com o economista, os postos de trabalho com maiores salários e benefícios sociais diminuíram, enquanto aumentou o número de empregos com menor estabilidade e benefícios sociais.

"O aumento do número de empregos de baixos salários é positivo, pois representa a inserção da população de baixa renda no mercado de trabalho", opina o pesquisador Armando Castelar Pinheiro, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que não considera que o Nafta tenha sido desfavorável para os países envolvidos. Segundo ele, também é preciso analisar o efeito de um bloco econômico para os trabalhadores enquanto consumidores. "Com o Nafta, aumentou o acesso a uma cesta maior de produtos com custo menor", avalia.

Um estudo publicado em 2003 pelo Carnegie Endowment for International Peace, uma organização norte-americana sem fins lucrativos dedicada ao avanço da cooperação entre nações, mostra que nas empresas maquiladoras do México - que importam produtos de suas matrizes estrangeiras para processamento e reexportação - foram criados 550 mil novos postos de trabalho entre 1994 e 2002. No mesmo período, houve uma redução de cerca de 100 mil postos de trabalho em empresas convencionais. De acordo com o Ministério da Economia do México, as empresas com investimentos estrangeiros diretos geraram um em cada três novos empregos no país desde 1994 e contavam em 2002 com 20% da mão-de-obra mexicana empregada. O estudo do Endowment, contudo, revela que cerca de 30% dos empregos criados nas maquiladoras na década de 90 desapareceram nos últimos anos, devido à transferência de empresas do gênero para países asiáticos que pagam salários mais baixos, particularmente a China.

O estudo do Endowment também revela que os salários reais da maioria dos trabalhadores mexicanos, ao invés de convergir para os níveis de remuneração dos norte-americanos, como efeito esperado do Nafta, estão mais baixos do que antes do acordo de livre comércio entrar em vigor. "A desigualdade entre Estados Unidos e México é extremamente grande: enquanto o salário médio nas maquiladoras é de US$ 4,5 por dia (uma jornada de 9 horas), nos Estados Unidos, é possível ganhar US$ 5 por hora, ou seja, 10 vezes mais", reforçam as pesquisadoras Graça Druck e Tânia Franco, do Departamento de Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em artigo publicado em 2003 na revista Ciência & Saúde Coletiva, sobre as possíveis implicações da Alca para o mercado de trabalho brasileiro.

"A Alca é uma extensão do Nafta e, nesta medida, analisar os resultados já demonstrados desse acordo permite avaliar o que pode ser desencadeado em nosso país e, em especial, aos trabalhadores de todos os países americanos", defendem as pesquisadoras da UFBA. Segundo elas, nem mesmo os trabalhadores do parceiro mais rico do Nafta - os Estados Unidos - se beneficiaram com o acordo. "Nos Estados Unidos, 7 entre cada 10 empregos criados nos últimos 10 anos são precários, ou seja, por tempo determinado, sem cobertura social e sem direitos", afirmam.

Nos países em desenvolvimento, como México, Brasil e Argentina, outro fator que pode afetar substancialmente o nível salarial dos trabalhadores são as eventuais crises financeiras - por fatores externos ou internos - que levam à disparada na cotação do dólar em relação à moeda nacional. O estudo do Endowment aponta a crise mexicana de 1994-1995 como principal fator que prejudicou o nível de remuneração no país nos quase dez anos de vigor do Nafta. Os atuais resultados da balança comercial mexicana apontam um sinal de alerta: "Embora tenham permitido um incremento nas exportações e no saldo comercial do México para os Estados Unidos, as maquiladoras não possuem competitividade internacional, motivo pelo qual o déficit comercial mexicano vem crescendo nos últimos anos", alerta o economista do BRDE, prevendo a possibilidade de uma nova crise cambial no país como a que ocorreu há dez anos atrás.

Para Armando Castelar, do IPEA, que não acredita na possibilidade de uma nova crise cambial mexicana, o crescimento das economias dos Estados Unidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com