TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criação De Empresa

Artigos Científicos: Criação De Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  1.981 Palavras (8 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 8

ESTRUTURA DE CAPITAL

O primeiro passo para a constituição de uma empresa, é a definição do valor do Capital Social, baseado no plano de negócios elaborado previamente pelos interessados, ou seja, o levantamento de todas informações necessárias e custos para a abertura do negócio. A empresa tem que deixar um valor, para o seu capital de giro, já ainda não recebeu suas receitas.

Uma vez definido o valor do capital social necessário para a constituição da nova empresa, os futuros sócios deverão estipular qual a parcela dele que caberá a cada um subscrever. Subscrever o capital nada mais é do que estipular no contrato social qual a porcentagem do capital social que caberá a cada um dos sócios. Após a subscrição do capital será necessário sua integralização. Integralização é o ingresso físico, real, da parcela do capital de cada um dos sócios. A integralização do capital social pode se dar em moeda ou em bens.

A empresa de prestação de serviços contábeis contará com dois sócios, onde foi definido que o capital social necessário para a abertura do negócio será de 15.000,00. Sendo 5000,00 de cada sócio e os outros 5000,00 adquirido através de um empréstimo.

Um dos sócios será responsável pela parte administrativa e contábil e outro sócio pelo departamento pessoal.

Cada sócio contará com 50% por cento das quotas.

O contrato social fica da seguinte maneira:

Contrato de Constituição da “Empresa......Ltda.”

Pelo presente instrumento Particular de Contrato Social

ELISABETE MONTEIRO DE OLIVEIRA, brasileira, casada sob o regime de comunhão parcial de bens, contadora, inscrita no CPF n.º 932.260.391-36, portador da RG n.º 7069870526 SSP-RS, residente à Rua Waldemar Gonçalves Pires nº 120, Cristal, Porto Alegre, RS e CEP 90820-070.

MÁRCIA FONTOURA brasileira, casada sob o regime de comunhão parcial de bens, administradora, inscrita no CPF nº 930.244.188-80, RG de nº 79885679-25 SSP-RS, residente à Rua Padre João Batista Réus, 1980, Tristeza, Porto Alegre, RS e CEP 90758-090.

Tem entre si justa e contratada a constituição de uma sociedade empresária limitada, nos termos da Lei nº 10.405/2002, mediante as condições e cláusulas seguintes:

Cláusula primeira. A sociedade gira sob o nome empresarial...............................

Cláusula segunda. A sociedade tem sede na

Cláusula terceira. A sociedade poderá, a qualquer tempo, abrir ou fechar filial ou outra dependência, mediante alteração contratual, desde que aprovado pelos votos correspondentes dos sócios, no mínimo a três quartos do capital social, nos termos dos artigos 1076 da Lei nº 10.406/2002.

Cláusula quarta. A sociedade tem por objeto social a prestação de serviços contábeis.

Cláusula quinta. A sociedade iniciara suas ativi

SÓCIOS QUOTAS VALOR

RELMESON LOPES DA SILVA 100.000 100.000,00

RAQUEL NEPONOCENA DE CARVALHO 100.000 100.000,00

TOTAL 200.000 200.000,00

Cláusula 6ª. As quotas são indivisíveis, e não poderão ser cedidas ou transferidas a terceiros sem o consentimento do outro sócio, a quem fica assegurado, em igualdade de condições e preço, direito de preferência para a sua aquisição se postas à venda, formalizando, se realizada a cessão delas, a alteração contratual pertinente

Cláusula 7ª. A responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do Capital Social.

Cláusula 8ª. A sociedade iniciará suas atividades em 01 de Janeiro de 2011, e seu prazo de duração é por Tempo Indeterminado.

Cláusula 9ª. A administração da sociedade caberá ao Sócio RELMESON LOPES DA SILVA, com os poderes e atribuições de administrar a sociedade, isoladamente, e se incumbirá por todas as operações da mesma, representando-a ativa, passiva, judicial e extra-judicialmente, sendo-lhe autorizado o uso do nome empresarial, vedado, no entanto, em atividades estranhas ao interesse social ou assumir obrigações seja em favor de qualquer dos quotistas ou de terceiros, bem como onerar ou alienar bens imóveis da sociedade, sem autorização do outro sócio.

Cláusula 10ª. O administrador declara, sob as penas da lei, de que não está impedido de exercer a administração da sociedade, por lei especial, ou em

EMPRESTIMOS E FINANCIAMENTOS

A empresa adquiriu junto ao BANCO DO BRASIL S/A, um empréstimo no valor de R$ 5.000,00 ( Cinco mil ) reais para compra de móveis, equipamentos, sendo que 30% desse valor ficará como capital de giro, para empresa pagar seus gastos iniciais. O pagamento do empréstimo será em 60 meses a taxa de juros de 1% ao mês.

ESTRUTURA FÍSICA

Os equipamentos necessários para a montagem de um escritório de contabilidade dependerão do tamanho e estilo de empreendimento que será concebido pelo empreendedor. No entanto, tanto os equipamentos quanto o nível tecnológico são indiferentes ao tamanho do escritório de contabilidade, havendo alteração exclusivamente no quantitativo de equipamentos e não na qualidade.

A estrutura é bem simples, basta ter uma área mínima para disposição das mesas e cadeiras, armários, estantes, microcomputadores e outros móveis de escritório. Essa área também pode ser dividida por setores, de acordo como a descrição abaixo:

Recepção: atendimento aos clientes do escritório contábil. Local onde ficará a secretaria do escritório, atendendo ao telefone e ao publico, bem como auxiliando aos setores.

Arquivo: local de arquivamento de todos os processos, documentos, contratos, dentre outros, tanto os de propriedade do escritório de contabilidade quanto de terceiros. Armários de guarda.

Setor de Escrita Fiscal: pessoal da parte fiscal das empresas para as quais o escritório de contabilidade presta serviço.

Setor de Recursos Humanos: atividades relacionadas à parte de recursos humanos das empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com