TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crise e reestruturação nas organizações Globo

Seminário: Crise e reestruturação nas organizações Globo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Seminário  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 3

uma melhoria no desenvolvimento das atividades. O conglomerado adotou essa forma estrutural resgatando a situação financeira da empresa do “fundo do poço”, descentralizando o poder de uma só pessoa evitando assim burocracia e lentidão no desenvolvimento de suas atividades.

3.

mercado, analisando constantemente os movimentos dos consumidores e dos concorrentes. Por ela ter iniciado com o modelo de low cost, low fare, ela possui grande vantagem sobre suas oponentes. Suas baixas tarifas tem atraído mais clientes , suas novas rotas para atender á crescente demanda por serviços aéreos . Só o tempo dirá , mas o planejamento e a estratégia da Gol parecem ser perfeitos para o mercado brasileiro.

Crise e reestruturação nas organizações Globo

1. 1. Como você definiria a estrutura organizacional do Grupo Globo? Por que o conglomerado adotou essa forma estrutural?

2. A estrutura organizacional do Grupo Globo dá-se, atualmente, pela divisão e subdivisão de departamentos, visando uma melhoria no desenvolvimento das atividades. O conglomerado adotou essa forma estrutural resgatando a situação financeira da empresa do “fundo do poço”, descentralizando o poder de uma só pessoa evitando assim burocracia e lentidão no desenvolvimento de suas atividades.

3.

4. 2. Qual é o critério de departamentalização utilizado para agrupar as unidades de negócio? Procure esboçar o organograma da organização.

5. O novo modelo estrutural foi adotado visando uma melhoria na coordenação das atividades e no desenvolvimento das mesmas.

6.

7.

8.

9. 3. Qual é o grau de centralização que prevalece nas Organizações Globo? Como se processa a delegação no seio do grupo?

10. Com a nova gestão de Reichstul, apesar de haver grande poder nas mãos da alta gerência, houve descentralização de poder, com isso os presidentes e diretores passaram a dirigir diretamente os diretores gerais das subdivisões. Sendo assim, cada alto gestor tem autonomia para efetuar modificações necessárias desde que atendam aos objetivos de crescimento e melhoria dos serviços prestados pelas empresas.

11.

12. 4. Quais são os problemas que estiveram na origem da crise do grupo?

13. Endividamento financeiro ao investir em modernas tecnologias de produção e veiculação ao apostarem no crescimento e na estabilidade nacional, na década de 1990; o que contribuiu para a queda do Grupo Globo foi também, o número excessivo de funcionários, mordomias do alto escalão, salários altíssimos e departamentos desnecessários.

14.

15. 5. Com que objetivo foi posto em prática o plano de reestruturação da Globopar? Qual foi o papel de Reichstul nesse processo de reorganização?

16. Com o objetivo de que Reichstul conseguiria reerguer o Grupo Globo e a partir daí não permitindo que as empresas tivessem prejuízos e aceitassem isso. Reichstul procurou alongar os prazos de vencimentos e oferecer sociedade aos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com