TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso: "CRISE E REESTRUTURAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GLOBO"

Exames: Estudo De Caso: "CRISE E REESTRUTURAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GLOBO". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  6.504 Visualizações

Página 1 de 3

1. Como você definiria a estrutura organizacional do Grupo Globo? Por que o conglomerado adotou essa forma estrutural?

A estrutura organizacional adotada pelo Grupo Globo é a estrutura Funcional, cujo modelo visa a melhor departamentalização, divisão e coordenação das atividades dividindo o todo em especialidades, delegando a cada uma das áreas a autoridade funcional. Visto que o grupo é integrado de diversas empresas que atuam em diferentes setores, as atividades são separadas em divisões independentes facilitando o comando da alta administração.

2. Qual é o critério de departamentalização utilizado para agrupar as unidades de negócio? Procure informações complementares e esboce o organograma da organização.

O critério utilizado foi visando a melhor departamentalização e coordenação das atividades, considerando o ambiente interno ocorreu devido ao tamanho do conglomerado, se fosse mais centralizado aumentaria a burocracia e os processos seriam mais lentos. Buscou-se descentralizar a direção das empresas, por meio de transferências de poder, levando em consideração cargos e funções.

3. Quais são as principais variáveis contingenciais descritas no caso que influenciam a estrutura organizacional do Grupo Globo?

As principais variáveis que influenciaram a estrutura organizacional do Grupo Globo, foram: de ordem interna, vale destacar que o tamanho da organização, busca pela redução da lentidão dos processos decisórios e controle das atividades, foram determinantes pois caso contrário as decisões iriam emperrar por causa da hierarquização e do inchaço do corpo administrativo. De ordem externa, podemos destacar como principal variável a evolução tecnológica, principalmente no setor de mídia e comunicação, principalmente a internet, o conglomerado teve perdas significativas, consequentemente houve mudanças na reestruturação.

4. Qual é o grau de centralização que prevalece nas Organizações Globo? Como se processa a delegação no seio do grupo?

Com o objetivo de obter maior produtividade e eficiência, buscou a descentralização da direção das empresas, apesar da concentração de poder se fixar nas mãos da alta gerencia do conglomerado, há uma transferência de poder dentro da hierarquização da empresa, e cada alto gestor, tem considerável autonomia para efetuar modificações necessárias, desde que essas modificações atendam aos objetivos do grupo. No caso da reestruturação, foram delegados poderes amplos para que Henri Philippe Reichstul promovesse as modificações na estrutura da organização.

5. Quais são os problemas que estiveram na origem da crise do grupo?

O grupo apostou no crescimento e estabilidade econômica na segunda metade da década de 1990 e, com o objetivo de crescer, endividou-se porém só não contava com o advento de outras mídias, os novos meios de acesso a informação e a crescente utilização da internet, provocou prejuízos em todos os setores; a super estimativa de mercado Editora Globo desde 1986 nunca fechou um ano com lucro; e por fim, a rede Globo de TV havia um quadro de funcionários exagerado, com mordomias excessivas e salários irreais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com