TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crise e Reestruturação nas Organizações Globo

Por:   •  10/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 5

*4 tipos de inflação

  • Inflação de demanda: caracterizada pelo excesso de demanda em um determinado setor;
  • Inflação de custos: também conhecida como inflação de oferta, que acontece por causa da oferta, por exemplo, quando há uma subida dos custos de produção;
  • Inflação inercial: também é conhecida como inflação psicológica, porque não é causada necessariamente por uma alteração na demanda ou oferta. Muitas vezes acontece porque as pessoas acreditam que a subida dos preços vai continuar;
  • Inflação estrutural: parecida com a inflação de custos, mas a subida de preço acontece por uma falta de eficiência das infraestruturas envolvidas no processo de produção.

Plano econômico

1) Plano Cruzado  Fevereiro de 1986

Criado pelo governo José Sarney no final de fevereiro de 1986, o Plano Cruzado foi idealizado por Dilson Funaro, então ministro da Fazenda. Entre as principais medidas estavam:

-Congelamento de preços de bens e serviços;
- Reforma monetária, alterando a moeda que passou a se chamar cruzado;
- Congelamento dos salários pela média de seu valor dos últimos seis meses e do salário mínimo em Cz$
 804,00; 

2) Plano Bresser Julho 1987

Luiz Carlos Bresser Pereira assumiu o Ministério da Fazenda do Governo José Sarney em abril de 1987 após fracasso do Plano Cruzado. Pouco depois de sua posse, a inflação no Brasil atingiu a marca de 23,21%.

3) Plano Verão  Janeiro de 1989

Substituto de Bresser na Fazenda, Maílson da Nóbrega lançou no dia 16 de janeiro de 1989 um plano econômico que ficou conhecido como Verão. A crise inflacionária nos anos 80 levou à edição de uma lei que modificou o índice de rendimento da caderneta, promovendo ainda o congelamento dos preços e salários, a criação de uma nova moeda, o cruzado novo, que inicialmente era atrelada em paridade ao dólar, e a extinção da OTN, importante fator de correção monetária.

4) Plano Collor  Março de 1990

Anunciado no dia 16 de março de 1990, um dia após a posse do presidente Fernando Collor, o plano foi um conjunto de reformas econômicas que visavam controlar a inflação crescente nos anos anteriores. Oficialmente, o nome do plano era Brasil Novo, mas ficou conhecido popularmente como Plano Collor.

5) Plano Real  junho de 1993O Plano Real foi implantado em três etapas e iniciado em 14 de junho de 1993 quando Fernando Henrique Cardoso era Ministro da Fazenda do governo de Itamar Franco. No ano seguinte foi criada a Unidade Real de Valor (URV) que passaria a ser a nova moeda brasileira posteriormente e que se chamaria Real.

Seu objetivo principal do Plano Real era controlar a hiperinflação, um problema brasileiro estava impedindo o desenvolvimento do país. O momento combinou condições políticas, históricas e econômicas para permitir que o governo brasileiro lançasse o plano que colocou fim a quase três décadas de inflação.

Monopólio natural: Quando uma empresa oferece bens ou serviços para um mercado, onde os investimentos necessários para produção auferem altos custos relativamente fixos, sendo viável a produção em grande escala. Ex: A escavação de ruas para instalação de encanamento de água ou gás.

1Antes de 1930

Marca o Inicio do setor Estatal com dois objetivos principais .

a)Garantir o processo de industrialização(antes de 1930)

B)Garantir que não faltassem os insumos industriais (Década de 1930)

Difusão do controle de Preços

  • Controle das tarefas dos serviços de utilidades publica
  • Energia elétrica
  • Telefonia

As décadas de 1960 e 1970

Criação de estatais e subsidiarias

1953-Petrobrás (G.V lei 2004)

1954-Eletrobrás (G.V 2° mandato)

1972- Telebrás (conselho nacional de telecomunicação)

PND (Plano nacional de Desenvolvimento)

Intervenção do Setor Público

A)Antes de 1930 (Não houve intervenção do Estado ,não houve planejamento .Brasil concentrava na exportação de produtos agrícolas e uma grande dependência de produtos industrializados).

 B)Década de 1930(Brasil exportava produtos agrícolas e importava produtos industrializados) ,A politica CAFÉ C/ LEITE  era uma oligarquia do poder mudança do governo e marca o processo inicial da industrialização.

TEORIA DA ESCOLHA PÚBLICA

Seguridade Social: Trata-se do conjunto de politicas sociais, cujo fim é amparar e assistir o cidadão e sua família em situações ,como a velhice , a doença e o desemprego.

A seguridade é composta por 3 pilares:

Previdência Social: Mecanismo público de proteção social e subsistência proporcionada mediantes contribuições.Ex: Aposentadoria

Saúde Pública: Destinada a promover redução do risco de doenças e acesso a serviços básicos de saúde e saneamentos. É organizada pelo ministério da previdência social e executada principalmente pelo instituto nacional do seguro social (Inss),com o auxilio das secretarias estaduais de assistência social. Está envolvido o ministério da saúde, ministério do desenvolvimento social e combate a fome. Ex :Serviço Básico a saúde e saneamento

Assistência Social: Politica social de proteção gratuita aos necessitados, por determinação e responsabilidade do governo. Ex: hospitais sociais e municipais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (106.9 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com