TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crowdsourcing

Tese: Crowdsourcing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2014  •  Tese  •  9.266 Palavras (38 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 38

Crowdsourcing

Naulila Márcia Valentim Inácio

Email da autora: naulilavalentim@hotmail.com

Gestão da Comunicação Organizacional

Prof. Doutor Damasceno Dias

Resumo

Este trabalho tem com propósito apresentar as possibilidades do uso do Crowdsourcing, bem como a sua vantagem e desvantagem na comunicação em ambiente corporativo. Por este, entende-se que o cenário de mudança disponibilizado pelos usuários requer uma nova postura por parte das organizações, visto que o Crowdsourcing tem vindo, diariamente, a posicionar-se como a melhor solução na resolução de desafios, quer a nível da variedade de soluções, quer a nível de velocidade com que as soluções surgem. Devido a estas características de partilha de soluções aliadas a um conjunto alargado de participantes, permite a obtenção de bens intelectuais de forma rápida e a baixo custo. Tentando perceber melhor os factores que condicionam o sucesso das iniciativas de Crowdsourcing, este trabalho foca a importância dos vários ramos específicos do Crowdsourcing em Portugal e o que leva as pessoas a responder aos desafios lançados, bem como os mecanismos de incentivo que favorecem o surgimento de respostas de elevada qualidade, é identificar o Crowdsourcing como uma estratégia de comunicação organizacional e um modelo de negócios no contexto contemporâneo.

Palavras-chave: Crowdsourcing; comunicação; incentivos, qualidade, usuários.

Abstract

This work has purposefully present the possibilities of using Crowdsourcing and its advantage and disadvantage in communication in the corporate environment. For this, it is understood that the changing scenario provided by users requires a new attitude on the part of organizations, since Crowdsourcing has been, daily, position yourself as the best solution in solving challenges, both in terms of variety solutions, both in terms of speed with which solutions emerge. Due to these characteristics sharing Allied solutions to a broad set of participants allows the obtaining of intellectual property quickly and at low cost. Trying to better understand the factors that influence the success of initiatives Crowdsourcing, this work focuses on the importance of several specific branches of Crowdsourcing in Portugal and what makes people respond to challenges launched, as well as incentive mechanisms that favor the emergence of responses high quality, is to identify the Crowdsourcing as a strategy for organizational communication and a business model in the contemporary context.

Keywords: Crowdsourcing; communication; incentives, quality users.

1.Introdução

As tecnologias têm vindo a desenvolver-se a um ritmo muito acelerado nas últimas décadas e, por isso, cada vez mais as organizações necessitam acompanhar este avanço integrando-o em produtos e serviços inovadores, para que permaneçam competitivas relativamente aos seus concorrentes.

A criatividade é cada vez mais um requisito essencial e necessário em cada organização, para que estas consigam criar produtos e serviços diferentes e ao mesmo tempo inovadores.

Estes produtos e serviços inovadores tencionam resolver de uma forma mais simples e cómoda as necessidades dos seus clientes finais e, ao mesmo tempo, permite também às organizações obter maiores rendimentos com a comercialização dessas mesmas soluções.

Na generalidade, as organizações recorrem a outras empresas prestadoras de serviços de outsourcing para verem executadas, a um custo mais baixo, as actividades consideradas de suporte ao seu negócio, tais como contabilidade, recrutamento, serviços de apoio ao cliente, produção de bens intelectuais, entre outras. O Crowdsourcing surge como uma estratégia de criação de bens intelectuais em que o conhecimento e competências de um grupo alargado de indivíduos externos é utilizado para aumentar o desempenho das organizações. Baseia-se na ideia de que várias mentes criativas, conseguem produzir melhores resultados do que uma única isolada. Assim sendo, podemos juntar várias pessoas com diferentes ideias, experiências de vida distintas e também diversos pontos de vista, que tudo junto numa única plataforma potencia a criação de um grande valor.

Esta pequena partilha de conhecimento associada aos debates e trocas de opiniões que ocorrem nas plataformas de Crowdsourcing, podem dar origem a conhecimento e bens intelectuais complexos que seriam difíceis de obter apenas com os recursos limitados que cada organização possui para o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Estas iniciativas têm como retorno para os participantes recompensas de várias índoles, tais como, incentivos monetários, reconhecimento social, oportunidade de trabalho, diversão, ajuda social, entre muitos outros que podem surgir a partir destes.

2. Metodologia

A metodologia adoptada pela elaboração do trabalho passou por uma revisão bibliográfica de livros, artigos e outros documentos sobre a temática. Após esta análise da literatura existente e apresentação dos conceitos mais importantes, será apresentado em anexo o inquerito por questionário que a PPL respondeu sobre a temática, para recolher um pouco mais de informação dos diferentes ramos de actividade do Crowdsourcing em Portugal.

3. Revisão de Literatura

3.1. Caracterização

Em (2006) Jeff Howe, apresentou o termo que ampliaria a ideia de um novo modo de negócio. O jornalista introduziu o termo Crowdsourcing ao exemplificar a situação vivida por muitas empresas que buscam aproveitar a participação colectiva para o seu próprio empreendimento.

“Crowdsourcing é quando uma empresa pega um trabalho que seria normalmente feito por um funcionário e a “terceiri¬za”, em forma de “chamada aberta” há um amplo e indefinido grupo de pessoas que geralmente estão utilizando a internet” (HOWE, 2008).

O Crowdsourcing consiste em contribuições financeiras de investidores online, patrocinadores ou doadores que financiam iniciativas ou entidades com fins lucrativos ou não lucrativos.

Existem quatro modelos de Crowdsourcing, todos eles baseados na solicitação de contribuições financeiras com o intuito de promover o financiamento de um projecto, ideia ou iniciativa empreendedora. Essa solicitação é feita a um número elevado de potenciais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com