TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Termos do empreendedorismo: Crowdsourcing

Por:   •  21/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Universidade Federal de Uberlândia – UFU Faculdade de Gestão e Negócios – FAGEN Graduação em Administração

Atividade - Termos do empreendedorismo: Crowdsourcing

Larissa de Lourdes Oliveira Camilo Giovanna Mendes Santos

Fabricio Felicio Matheus Milazzo Schwindt Anna Luiza Alves Martins

Rian Oliveira

Universidade Federal de Uberlândia – UFU Faculdade de Gestão e Negócios – FAGEN Graduação em Administração

Atividade - Termos do empreendedorismo: Crowdsourcing

Larissa de Lourdes Oliveira Camilo Giovanna Mendes Santos

Fabricio Felicio Matheus Milazzo Schwindt Anna Luiza Alves Martins

Rian Oliveira

Empreendedorismo e Geração de Ideias Professora: Marcia Freire de Oliveira

  1. Conceito de Crowdsourcing

O maior impulsionador da inovação sempre foi o aumento da conectividade e da capacidade de buscar outros contatos para a realização de um brainstorming e combiná-los com percepções individuais para gerar algo novo. Crowdsourcing é um termo recém desenvolvido, que se originou da junção de duas palavras inglesas: crowd que significa multidão e outsourcing que significa terceirização.

O Crowdsourcing é uma forma de terceirização diferente, que acontece de forma aberta a comunidade, sendo ela online ou não, com o propósito de unir pessoas em torno da execução de uma atividade ou solução de um problema.

A concepção de tal conceito é conferida aos editores da Revista Wired, Jeff Howe e Mark Robinson no ano de 2005, durante uma busca sobre como as empresas utilizavam a internet para terceirizar seus serviços.

  1. Como funciona

A ferramenta funciona como uma ligação entre alguém que precisa criar algo novo, resolver um problema ou aprimorar um processo e quem tem condições e capacidade de realizar isso. O Crowdsourcing pode ocorrer somente em uma atividade em específica durante apenas ou período ou de forma permanente.

  1. Para que serve

O Crowdsourcing tem como principais funções: avaliar, criar, processar e resolver. Podendo ser considerado um meio de diminuição de gastos em casos de

terceirização e também pode ser utilizado para desenvolver ou aprimorar um produto por meio de MVP (Mínimo Produto Viável).

  1. Vantagens e desvantagens

As vantagens do Crowdsourcing são:

Custo benefício: é possível encontrar diferentes ideias, testar produtos ou construir grande projetos a partir de diversas sugestões por um custo bem menor do que uma terceirização convencional.

Sabedoria coletiva: é um conjunto de conhecimentos e experiências que pode ajudar o autor a pensar de maneira diferente, tendo várias chances de comunicação com pessoas de diferentes opiniões e pontos de vista.

As desvantagens são:

Integração de pessoas não qualificadas: como o Crowdsourcing é um convite online, não se deve sempre esperar que profissionais respondam, já que qualquer pessoa pode auxiliar, podendo resultar em um trabalho de baixa qualidade.

Crowdworkers mal-intencionados: é um risco aparecer pessoas mal intencionadas nesse projeto, por isso é importante que tenha a participação de mais pessoas para que os erros de alguns sejam corrigidos por outro.

  1. A tendência Crowdsourcing

Como conceito intrinsecamente ligado ao ambiente Web e às tecnologias de informação, o seu crescimento enquanto prática decorrerá inevitavelmente de soluções tecnológicas advindas de fenómenos como o cloud-computing. Também o desenvolvimento dos Mídias Socias e o surgimento de comunidades colaborativas de peritos terão uma forte influência naquele que será o futuro do Crowdsourcing.

  1. Exemplos

A Doritos promoveu um concurso para criar comerciais para batatas fritas que seriam lançadas em 2007, diversas pessoas se inscreveram, enviando filmes e vídeos com músicas e logos. A empresa conseguiu atingir um melhor reconhecimento público e gastou menos na criação do comercial, pois o vencedor ganhou apenas 10 mil dólares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (165.3 Kb)   docx (37.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com