TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuidados Observados Pelos Agricultores Do Distrito De Chibuto Na Aplicação Dos Produtos Fitofarmacêuticos: O Caso Do Posto Administrativo De Chaimite

Trabalho Escolar: Cuidados Observados Pelos Agricultores Do Distrito De Chibuto Na Aplicação Dos Produtos Fitofarmacêuticos: O Caso Do Posto Administrativo De Chaimite. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  7.874 Palavras (32 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 32

FOLHA DE ROSTO

Gabriel Sidónio Moiane

“Cuidados observados pelos agricultores do distrito de Chibuto na aplicação dos produtos fitofarmacêuticos: o caso do Posto Administrativo de Chaimite”

Monografia apresentada à Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto (ESNEC), como um dos requisitos para a obtenção do grau de Licenciatura em Agricultura Comercial

Eng.º Márcio Daniel Sitoe

Chibuto, 2014

DECLARAÇÃO

“Declaro que este trabalho de fim de curso é resultado da minha investigação pessoal, que todas as fontes estão devidamente referenciadas, e que nunca foi apresentado para a obtenção de qualquer grau nesta Universidade, Escola ou em qualquer outra instituição.”

Assinatura

_____________________________________

(Gabriel Sidónio Moiane)

Data: _____/_____/________

Gabriel Sidónio Moiane

“Cuidados observados pelos agricultores do distrito de Chibuto na aplicação dos produtos fitofarmacêuticos: o caso do Posto Administrativo de Chaimite”

Monografia avaliada como requisito para obtenção do grau de Licenciatura em Agricultura Comercial pela Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto – ESNEC

Chibuto, ___/___/______

O Presidente Rubrica

___________________________________ ____________________

O Supervisor Rubrica

___________________________________ _____________________

O Oponente Rubrica

___________________________________ _____________________

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho a minha mãe Angélica João Chambule que sempre me apoiou e motivou a estudar no meio de grandes dificuldades, ao meu tio Miguel Chambule que investiu e acreditou na minha formação e a minha namorada Menalda Valeriano pelos conselhos e o incansável esforço prestado.

“Obrigado”

AGRADECIMENTOS

À Deus, em primeiro lugar, que me deu saúde e sabedoria.

À família Sengo (Barbosa, Marta, Célio, Dulnério, Euclides e o Barbosa Júnior) pela força, moral e conselhos.

Ao meu supervisor, Eng.º Márcio Daniel Sitoe pela atenção, orientação, críticas, sugestões, ensinamentos, esclarecimentos, disponibilização de tempo e pela paciência ao longo da elaboração do presente trabalho para que este se tornasse realidade. “Muitíssimo Obrigado”.

Ao chefe do Posto Administrativo de Chaimite, o senhor Simão Dzimba pela recepção calorosa, ao chefe da Localidade de Chaimite Sede, o senhor Salomão Cossa e a chefe Hermínia de Mucotuene pela ajuda na localização dos agricultores e aos líderes Wate (Macalauane) e Dlamine (Mucotuene) pelo tempo dispensado para me guiarem aos campos dos agricultores.

À Celeste de Fátima, Elisa Mathe, Elton Chongo, Frenk Balane, Futre Sitoe, Hélio Banze, Joaquim Leuane, Menalda Valeriano e o Simões Penicela pelo tempo dispensado e pela ajuda incansável prestada na colecta de dados. A gratidão é extensiva aos meus colegas de turma pela amizade, companhia e força.

Agradeço a todos docentes da ESNEC por todo o conhecimento que me transmitiram durante esses 4 anos, em especial ao quarteto de engenheiros composto pela Engª. Orcídia Chiziane, Eng.º António Melo, Eng.º Efraime Gobeia e o Eng.º Márcio Sitoe pelo facto de terem incutido em mim o espírito de pesquisador.

A todos os meus familiares, amigos e conhecidos que directa ou indirectamente contribuíram para o sucesso da minha formação, permitindo assim, o desenvolvimento intelectual e a aquisição de nova visão sobre a ciência.

“Muito obrigado”

EPÍGRAFE

“A melhor de todas as coisas é aprender. O dinheiro pode ser perdido ou roubado, a saúde e força podem falhar, mas o que você dedicou à sua mente é seu para sempre”.

(Louis Dearborn LaMoore)

RESUMO

O uso dos produtos fitofarmacêuticos na produção agrícola é visto como uma solução para o baixo rendimento das culturas, não obstante os riscos a saúde humana e animal, organismos benéficos, contaminação de solos e lençóis freáticos. Este trabalho tem como objectivo, avaliar o nível de exposição dos agricultores do Posto Administrativo de Chaimite, Distrito de Chibuto durante a aplicação dos produtos fitofarmacêuticos. Para o efeito foi usado o questionário misto, dirigido a 40 agricultores de Chaimite. A selecção da amostra obedeceu a técnica de Amostragem Probabilística com a aplicação da Amostragem Estratificada. Constatou-se que 87.5% dos agricultores do Posto de Chaimite usam pelo menos uma peça do Equipamento de protecção individual (EPI), destes, 85% usam EPI sempre que manuseiam produtos fitofarmacêuticos. A exposição verificada no experimento propicia a ocorrência de doenças, irritação e a intoxicação do aplicador, o que traz a necessidade de se buscar alternativas para a redução da exposição aos produtos fitofarmacêuticos, que incluem o uso do EPI. Ademais, deve-se evitar desentupir os bicos dos pulverizadores com a boca. Assim, intervenções dos serviços de extensão na capacitação dos produtores em tecnologias de aplicação dos produtos fitofarmacêuticos tornam-se necessárias.

Palavras-chave: uso dos fitofarmacêuticos, exposição, Equipamento de Protecção Individual.

LISTA DE ABREVIATURAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.6 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com