TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso De Engenharia Florestal No Brasil

Trabalho Universitário: Curso De Engenharia Florestal No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  1.767 Palavras (8 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE PITÁGORAS DE TEIXEIRA DE FREITAS

ENGENHARIA FLORESTAL – 1° PERÍODO

ABIOLÁ TANDARA, ALEXANDRE, JOICILENE OLIVEIRA E JOÃO JUSTINO.

O CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL NO BRASIL

Teixeira de Freitas – BA

2013

Curso de Engenharia Florestal no Brasil

É o ramo da engenharia voltado para o estudo e o uso sustentável de recursos florestais. O engenheiro florestal avalia o potencial de ecossistemas florestais e planeja seu aproveitamento de modo a preservar a flora e a fauna. Pesquisa e seleciona sementes e mudas, identifica e classifica espécies vegetais e procura melhorar suas características, analisando as condições necessárias a sua adaptação ao ambiente. Elabora e acompanha projetos de preservação de parques e de reservas naturais e cuida de fazendas de reflorestamento. Recupera áreas degradadas, cuida da arborização urbana e avalia o impacto ambiental de atividades humanas em uma área. Esse engenheiro também efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, visa à segurança e aos impactos socioambientais.

Embora seja uma profissão relativamente nova, na comparação com outros países onde ela já existe há bem mais tempo, os engenheiros florestais brasileiros conseguiram desenvolver técnicas que se tornaram modelo para todo o mundo. O setor florestal representa cerca de 5% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.

O país tem uma marcante vocação florestal – basta lembrar que foi uma árvore, o pau-brasil (Caesalpinia echinata Lam.), que deu origem ao seu nome. O setor florestal brasileiro vê-se diante do desafio de equilibrar o desenvolvimento socioeconômico com a manutenção de um alto nível de biodiversidade e de proteção ambiental.

Como surgiu

Os primeiros cursos de Engenharia Florestal surgiram num momento em que o Brasil passava por um processo acelerado de desenvolvimento, decorrente do governo do então presidente Juscelino Kubitschek (JK).

Tal política desenvolvimentista baseava-se no rápido crescimento da produção industrial e da infraestrutura, com a participação ativa do Estado. Foram marcas desse período a construção de Brasília, a implantação da indústria automobilística e a expansão da indústria pesada.

Podemos deduzir que para a concretização desse desenvolvimento fizeram-se necessários muitos investimentos estatais, incentivos fiscais e acima de tudo, demandou-se recursos naturais. Destes, havia grande demanda por recursos madeireiros para as construções das cidades, de estradas e ferrovias e para indústrias siderúrgicas e de papel celulose, que estavam em franca expansão.

Em 1960 foi criada a Escola Nacional de Florestas, primeira do ramo no Brasil, sediada na atual Universidade Federal de Viçosa, em Viçosa - MG e posteriormente transferida para Curitiba - PR em 14 de novembro de 1963. Neste mesmo ano da referida transferência foi criada a segunda Escola Superior de Florestas na mesma Universidade Federal de Viçosa, em que foi criada a primeira. Assim, as duas primeiras escolas brasileiras do ramo foram criadas em Viçosa, no estado de Minas Gerais. O período inicial de funcionamento do curso, de 1961 a 1969 foi caracterizado pela existência do Convênio de Assistência das Nações Unidas, através da FAO, conhecido como "Projeto 52". De 1971 a 1982 vigorou, em Curitiba, o Convênio de Cooperação Técnica entre a Universidade Federal do Paraná e a Universidade Albert-Ludwig, em Freiburg na Alemanha. Foi durante este período que houve um efetivo desenvolvimento da Faculdade de Florestas de Curitiba, em ensino, pesquisas e extensão florestal, incluindo a criação em 1973, do primeiro curso de Pós-Graduação em nível de mestrado em Engenharia Florestal do Brasil. Posteriormente em 1982, foi também criado o primeiro curso em nível de doutorado em Engenharia Florestal do Brasil.

Áreas de atuação do profissional

Em geral, o curso forma profissionais para administrar os recursos florestais, visando sua utilização sustentável de modo a atender às diversas demandas da sociedade brasileira, com sólida formação para o entendimento e a operacionalização das funções sociais, tecnológicas, econômicas e ambientais das florestas.

Este profissional está habilitado para trabalhar aliando a produção, a conservação ambiental e o desenvolvimento social. Um dos grandes desafios deste profissional é contribuir para a redução do desmatamento causado pela ocupação desordenada do solo, a expansão da fronteira agrícola e a extração ilegal de madeira.

Abaixo, alguns pontos das áreas que esses profissionais atuam:

• Pesquisa em Universidades e em empresas especializadas

• Docência em Universidades e outras instituições de ensino

• Empresas especializadas em produtos e tecnologias madeireiras

• Órgãos ambientais

• Empresas de consultoria ambiental

• Unidades de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável

• Organizações não governamentais especializadas em meio ambiente e sustentabilidade.

O campo de atuação do engenheiro florestal é bastante amplo, englobando tanto a conservação como a utilização e a gestão dos recursos provenientes das florestas. Ele é responsável pela produção florestal, seja nos reflorestamentos ou no manejo de florestas nativas. E pode atuar na comercialização dos produtos florestais, tais como madeira, látex, resinas, alimentos, plantas ornamentais e mercado de carbono.

Para o engenheiro florestal, as Áreas de Preservação Permanente (APPs) são de extrema importância para a conservação da biodiversidade e, principalmente, para a manutenção dos recursos hídricos.

O Engenheiro Florestal deve possuir visão integral, formação científica, técnica e cultural para conciliar desenvolvimento industrial e tecnológico com conservação e preservação do ambiente natural. Os profissionais devem ser capazes de avaliar o potencial biológico dos ecossistemas florestais, planejar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com