TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custo de Oportunidade

Tese: Custo de Oportunidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Tese  •  2.831 Palavras (12 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO: CAMPO VERDE – MT

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ECONOMIA

Douglas Roberto Pereira, 295933

Josiele Alves de Moraes, 295912

Michelle Andressa Spengler. 296358

Renata Melo Barrado, 291900

Renata dos Santos Pereira, 296356

Professor EAD: Ranata Machado Garcia Dalpiaz.

Campo Verde – MT

08 de outubro de 2011

INTRODUÇÃO

De forma geral a Ciência Econômica ou Economia estuda como as sociedades humanas produzem e trocam seus bens , como gerem os fatos corriqueiros de sua vida material ( obter alimento , vestuário , habitação, etc...). No caso específico da sociedade atual ela estuda como o sistema de produção capitalista produz os bens, qual a interação entre seus agentes e que leis regem seu funcionamento.

O nível mais básico da Economia é a escolha individual. Os indivíduos fazem diariamente decisões sobre o que consumir ou o que produzir e a resultante destas decisões gera os fenômenos econômicos. A escolha individual segue alguns princípios: 1) Escolhas são inevitáveis porque os recursos sempre são menores que as necessidade , o que desejamos é sempre mais do que podemos obter , portanto sempre temos que fazer escolhas. Assim um princípio básico é que recursos são escassos. 2) Toda vez que optamos por uma coisa estamos também deixando de escolher outra. Se tenho que escolher entre viajar para o exterior nas férias ou trocar o carro , o custo de uma opção incluirá o a perda do benefício que abro mão ( se opto por viajar terei o custo de andar com o carro antigo mais um ano , se troco o carro terei o custo de não passar as férias em um local que desejaria). Este custo inerente a toda opção denomina-se custo de oportunidade. 3) De forma geral as pessoas tendem a tentar melhorar sua situação e , portanto , tendem a modificar suas decisões se tiverem incentivos para tal. Assim incentivos podem modificar as escolhas.

Os indivíduos desejam obter bens que consideram necessários e isto cria o estímulo para que outros produzam estes bens ( sendo que o mesmo pode ser produtor de um bem e consumidor de outros). Numa economia capitalista a produção é feita de forma independente , cada indivíduo ou empresa produz os bens que deseja na quantidade que decide , não seguindo um plano preestabelecido. A regulação do que e em que quantidade será produzido será feita a posteriori ao serem colocados em contato produtores levando seus produtos para vender e consumidores escolhendo o que comprar isto é o que se denomina economia de mercado ( habitualmente referido apenas como mercado).

De forma geral os mercados tendem ao equilíbrio, entendendo-se por equilíbrio a situação em que nenhum indivíduo conseguirá ficar em melhor situação se agir diferente. Os mercados também tendem a realizar uma alocação eficiente de recursos sendo eficiência definida como a utilização de recursos de tal forma que não é possível melhorar va situação de alguém a não ser piorando a de outrem ( ou seja , os recursos estão empregados da melhor forma possível). Ao dizer que os mercados tendem ao equilíbrio e á eficiência não queremos dizer que isto sempre ocorra , alguns fatores podem levar a desequilíbrios e ineficiência: - as escolhas individuais podem ter efeitos colaterais ( escolher ter um carro implica em aumentar o número destes e os engarrafamentos , com perdas por atrasos) - uma parte da sociedade captura maior parcela dos recursos gerando desigualdades -alguns bens não são administrados eficientemente pelo mercado. Quando o funcionamento do mercado per si não consegue gerar equilíbrio e eficiência a intervenção governamental através de políticas econômicas pode corrigir estas falhas

Custo de Oportunidade:

Exemplos:

1º - Um exemplo clássico da literatura econômica: imagine uma fábrica de cadeiras que produzia 10 cadeiras por mês num mercado que absorvia totalmente esta produção. Diante de uma oportunidade de negócios, esta fábrica resolveu iniciar uma produção de um novo produto: mesas. Porém, ao alocar recursos para tal, descobriu que terá de deixar de produzir 2 cadeiras para alimentar a demanda de 2 mesas. O custo de oportunidade está no valor perdido da venda das 2 cadeiras que deixaram de ser fabricadas.

2° - Se uma cidade decide construir um hospital num terreno vazio de propriedade estatal ou pública, o custo de oportunidade é representado pela renúncia a erguer outras construções naquele terreno e com o capital investido. Rejeita-se, por exemplo, a possibilidade de construir um centro desportivo, ou um estacionamento, ou ainda a venda do terreno para amortizar parte das dívidas da cidade, e assim por diante.

Curva de Possibilidade de Produção:

Exemplo:

Para fins de simplificação, imagine a decisão sobre uma escolha e suas possíveis soluções num empreendimento de plantio:

Um sítio com um tamanho fixo, uma base de instalações, insumos agrícolas e um número fixo de trabalhadores.

Como a análise concomitante de tais problemas é bastante complicada, vamos supor que, nesse sítio, os ruralistas estão concentrados em produzir dois tipos de bens: Feijão Guandu e Milho.

Se o ruralista utilizar toda a terra para cultivar milho, não haverá área disponível para o plantio de Guandu. Por outro lado, se ele quiser se dedicar somente à cultura de Guandu, utilizando-se de todo o sítio para este fim, não poderá plantar milho.

Existirão, é claro, alternativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com