TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Célula Vegetal

Dissertações: Célula Vegetal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  1.373 Palavras (6 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 6

BIOLOGIA DA CÉLULA

INTRODUÇÃO

A célula é a menor parte dos seres vivos com forma e função definidas. Além disso, ela tem todo o "material" necessário para realizar as funções de um ser vivo, como nutrição, produção de energia e reprodução. Cada célula do nosso corpo tem uma função específica. Mas todas desempenham uma atividade "comunitária", trabalhando de maneira integrada com as demais células do corpo. De acordo com o tipo estrutural de célula que compõe o corpo dos organismos, ele podem ser classificados em eucariontes e procariontes.

As células procariontes ou procarióticas, são muito diferentes das eucariontes. A sua principal característica é a ausência de carioteca individualizando o núcleo celular, pela ausência de alguns organelas e pelo pequeno tamanho. Estas células são desprovidas de mitocôndrias, plastídeos, complexo de Golgi, retículo endoplasmático e sobretudo cariomembrana o que faz com que o DNA fique disperso no citoplasma. A exemplo de células procariontes temos bactérias, micoplasmas e cianofitas.

Já as células eucariontes são mais complexas que as procariontes. Possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas. A maioria dos animais e plantas a que estamos habituados são dotados deste tipo de células. Nesse grupo de células eucariontes encontram-se as células animais e vegetais.

A célula animal é uma célula que se pode encontrar nos animais e que se distingue da célula vegetal pela ausência de parede celular e de plastos. Ela possui organelas presentes no citoplasma responsáveis pelo mais diversos processos intracelulares. São elas: Nucléolo, núcleo celular, ribossomos, vesículas, reticulo endoplasmático rugoso (RER), reticulo endoplasmático liso (REL), complexo de golgi, microtúbulos, mitocôndrias e vacúolo.

Já a célula vegetal consiste em uma parede celular rígida, e um protoplasto que é composto pelo citoplasma e núcleo. O citoplasma que é limitado externamente pela membrana plasmática, contém organelas, sistemas de membranas e estruturas não membranosas, como por exemplo, ribossomos. O restante do citoplasma, onde vários sistemas de membranas e corpos estão imersos, é conhecido como matriz citoplasmática ou citosol. Na célula vegetal viva, o citoplasma está frequentemente em movimento. As organelas podem ser observadas deslizando de uma maneira ordenada no movimento em curso.

Esse movimento em curso é chamado de ciclose, que ocorre no hialoplasma, devido a fluxos no citosol, gerados por contração de fibras protéicas do citoesqueleto chamadas de actina e miosina. Em algumas células formam-se verdadeiras correntes internas que garantem a circulação e distribuição de substâncias pelo citoplasma. Assim, tem como suas principais funções o aumento de trocas de material entre organelas, entre membranas e organelas e entre células, graças a ciclose as células vegetais são capazes de aproveitar melhor a quantidade de luz que recebem, espalhando seus cloroplastos uniformemente no citoplasma quando há pouca luz e agrupando-os quando há excesso de luz.

Dentre os seres procarióticos encontram-se os lactobacilos que são bactérias procarióticas benéficas . Estas bactérias são essenciais para a digestão e para o funcionamento do intestino. Eles também ajudam a manter o equilíbrio com as bactérias ruins presentes tanto dentro do corpo e nos alimentos e bebidas que você consome, são importantes para a absorção de vários nutrientes provenientes da alimentação e podem ser encontrados em alimentos probióticos, sendo o leite fermentado uma grande fonte e exemplo. A manutenção da flora bacteriana depende da quantidade de lactobacilos bons e ruins existentes nela, abrindo caminho a necessidade dos bons serem repostos na alimentação, já que estes podem morrer por diversas causas (uso de antibiótico ou doenças intestinais)

OBJETIVO

Observou-se nas células da mucosa bucal e da epiderme da cebola, as estruturas celulares visíveis ao microscópio como a membrana plasmática, e o núcleo das células, bem como a importância da atuação dos corantes para realçar as estruturas observadas. Na prática de ciclose teve-se como objetivo observar a ciclose nas células de Elodea através do microscópio de luz e a capacidade de espalhar o cloroplasto quando a pouca luz e agrupa-los quando há excesso de luz. Já na prática com os lactobacilos teve-se como objetivo observar o material bacteriano no iogurte e identificar as células bacterianas visíveis ao microscópio.

METODOLOGIA

Na prática com a mucosa bucal com a espátula, raspou-se levemente a parte interna da mucosa bucal de dois alunos; espalhou-se sobre a lâmina o material coletado (esfregaço de células da mucosa bucal). Com o auxílio de um bastão, colocou-se sobre o esfregaço uma gota de água destilada em uma parte das amostras e na outra parte da amostra corou-se com azul de metileno. Cobriu-se com lamínula e levou ao microscópio. Examinou-se ao microscópio em diferentes ampliações e desenhou-se na objetiva de 40x.

Já na prática da epiderme da cebola retirou-se alguns fragmentos e colocou-se no vidro relógio contendo água destilada. Após, numa lâmina com uma gota de água, colocou-se um dos fragmentos. Estendeu-se o fragmento na lâmina com ajuda de um bastão e cobriu-se com a lamínula e observou-se no microscópio. Depois em outro vidro de relógio colocou-se um pouco de vermelho neutro ou safranina e imergiu outro fragmento da epiderme da cebola por cinco minutos, colocou-se na lâmina e observou-se no microscópio.

Na prática dos cloroplastos retirou-se uma folha do ramo de Elodea e montou-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com