TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Célula Vegetal

Ensaios: Célula Vegetal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 3

DESENVOLVIMENTO: CÉLULA VEGETAL

Uma célula é a unidade fundamental de um organismo vivo com capacidade de reprodução independente. Existem dois grandes tipos de células: as eucariotas (que alojam a informação genética num núcleo celular) e as procariotas (cujo ADN está disperso no citoplasma pelo facto de não terem um núcleo celular diferenciado).

Um vegetal, por outro lado, é um ser orgânico que cresce e vive sem se deslocar por impulso voluntário. Os vegetais têm a capacidade de sintetizar o seu próprio alimento através do processo de fotossíntese.

A célula vegetal é portanto aquela que forma este tipo de organismos. Trata-se de células eucariotas, cujo núcleo está delimitado por uma membrana. A parede celular é celulósica e tem a rigidez suficiente para evitar possíveis mudanças de posição e forma.

As células vegetais contêm um vacúolo central (que armazena e transporta água, nutrientes e dejectos) e plastídios (estruturas que sintetizam os alimentos). A presença de cloroplastos, por sua vez, converte os vegetais em seres autotróficos que produzem o seu próprio alimento através da fotossíntese.

Graças aos plasmodesmos (canais citoplasmáticos) as células vegetais podem comunicar entre si. Estes canais, geralmente situados nas zonas da célula onde a parede é mais delgada, facilitam a circulação dos solutos e da água.

Entre as principais diferenças entre as células vegetais e as células animais, destacam-se a parede celulósica, os cloroplastas e a existência de um único vacúolo no caso das vegetais.

Introdução

As células vegetais possuem organelas similares as das células animais, no entanto possuem parede celular ao invés da membrana plasmática. A parede celular é uma estrutura rígida, espessa e forte responsável pela proteção da célula, pela nutrição, crescimento, reprodução, é ela a responsável por dar sustentação à planta. Essa camada – parede celular –tira a mobilidade das células vegetais, além disso, possui cloroplastos, que são responsáveis por realizar fotossíntese, - respiração celular-. E nele se encontram uma estrutura membranosa contendo clorofila, responsável pela pigmentação esverdeada as plantas. Além disso possuem um grande vacúolo citoplasmático, local onde vai ser armazenado reserva energética, como por exemplo, o amido.

Bibliografia

LOPES, Sonia. Bio. Introdução á biologia e origem da vida Citologia Reprodução e Embriologia Histologia, 5 ed. Barra Funda: Saraiva, 1999 LINHARES, Sergio.; GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia: volume único 1 ed. São Paulo: Ática, 2005.

AMABIS, José.; MARTHO Gilberto. Biologia 1: biologia das células. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2004. JUNQUEIRA, L.C.; CARNEIRO, J. Biologia celular e molecular. 6.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com