TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEMOCRACIA

Tese: DEMOCRACIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  Tese  •  1.312 Palavras (6 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 6

Uma das primeiras definições de democracia foi dada por Aristóteles em seu livro Política, Ele chamou de demokratia (democracia) um governo injusto governado por muitos.

Hoje a Democracia é interpretada como um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual.

1 – A DEMOCRACIA FOI ESTABELECIDA PLENAMENTE NA GRÉCIA CLÁSSICA (SÉCULO V A.C.) , NA CIDADE DE ATENAS, DEPOIS DE UMA LONGA EVOLUÇÃO POLÍTICA COM MUITOS CONFLITOS SOCIAIS E REFORMAS. REDIGA UM TEXTO (COM SUAS PALAVRAS) DEFININDO ESSA FORMA HISTÓRICA DE DEMOCRACIA, COMPARANDO – A COM AS DEMOCRACIAS OCIDENTAIS MODERNAS COMO, POR EXEMPLO, O BRASIL OU OS ESTADOS UNIDOS. PARA ISSO, SIGA O ROTEIRO ABAIXO:

A) INDIQUE O SIGNIFICADO ETIMOLÓGICO DA PALAVRA NA GRÉCIA ANTIGA. E O SENTIDO QUE DAMOS A ELA HOJE.

Uma das primeiras definições de democracia foi dada por Aristóteles, ele chamou de demokratia (democracia) um governo injusto governado por muitos. Hoje a Democracia é interpretada como um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com o povo, direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos, a forma mais usual. Aristóteles declarou em seu livro, para ser cidadão em Atenas tinham que ser filho de ateniense, e os outros eram apenas habitantes, as mulheres mesmo sendo ateniense eram consideradas apenas protegidas pelos mecanismos legais e não tinha direito de tomar decisões nas assembleias. Contudo todos os cidadãos eram iguais perante a lei, tinha direito de votar e expressar suas opinião e defender seus pontos de vistas.

B) MOSTRE QUAIS ERAM OS CRITÉRIOS, CONDIÇÕES PARA QUE ALGUÉM PUDESSE SER CIDADÃO EM ATENAS. QUAIS SEUS DIREITOS E DEVERES. QUAIS SUAS FUNÇÕES, QUE COMPARE COM UM CIDADÃO DE UMA DEMOCRACIA CONTEMPORÂNEA.

Os detentores de tais direitos eram os cidadãos. Porém, só eram considerados cidadãos os indivíduos livres, não-escravos, do sexo masculino, filhos de pai e mãe ateniense, maiores de dezoito anos e com serviço militar (de dois anos) cumprido. Esses representavam apenas um estrato da população, de modo algum a totalidade. Os pequenos comerciantes, marinheiros, lavradores, artesãos, é que constituíam a maioria da população. Assim, a democracia tornava-se o governo da minoria, e não da maioria. Em consequência desta contradição, ficavam excluídos dos direitos políticos as mulheres, os metecos e suas famílias e os escravos. Era uma sociedade desigual e escravagista, o que contradiz os princípios da noção atual de democracia.

2 - REDIJA UM TEXTO COM SUAS PALAVRAS, COMPARANDO O SERVO DO MODO DE PRODUÇÃO FEUDAL COM OS TRABALHADORES DOS DIAS DE HOJE. INDIQUE AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS QUANTO AO REGIME DE EXPLORAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO.

A sociedade feudal era composta por duas classes sociais, os senhores e servos. O clero era o meio termo, a estrutura social não permitia mobilidade, por isso a condição de um indivíduo era determinada pelo nascimento, ou seja, quem nasce servo será sempre servo, utilizando os conceitos predominantes hoje, podemos dizer que o trabalho, o esforço, a competência e etc, eram na época feudal características que não podiam alterar a condição social de um homem. Os senhores feudais era os proprietários dos meios de produção, enquanto os servos representavam a grande massa de camponeses que produziam a riqueza social. O modelo de sociedade baseado no trabalho escravo declinou em função da inexistência de estímulo para que o trabalhador escravizado executasse as funções mais complexas que progressivamente lhe foram sendo exigidas. O progresso das técnicas produtivas e a necessidade de maior produtividade impuseram uma revolução nas relações de produção: o trabalho livre, com retribuição de certa forma proporcional ao esforço despendido, que se implantou com o sistema feudal. Com uma hierarquia rígida, o feudalismo fundava-se basicamente na existência de três classes: a nobreza e o clero, que formavam a classe dominante, no topo da pirâmide social; um segmento intermediário formado por artesãos e comerciantes; e, na base, os servos que eram, em sua maioria, descendentes dos antigos escravos ou camponeses arruinados. A posição dentro da hierarquia social era determinada pelos costumes e leis, que davam à classe dominante enormes privilégios políticos, econômicos e sociais. A sociedade burguesa surgiu com a decadência econômica da nobreza e do clero e a acumulação de riquezas pelos comerciantes, beneficiados sobretudo pelas grandes descobertas marítimas e a ampliação extraordinária das atividades mercantis e industriais. A partir da revolução industrial, desencadeou-se um processo que se traduziu em transformações radicais em todas as áreas da atuação humana. No novo modo de produção, o trabalho humano transformou-se em bem econômico e as associações de artesãos deram lugar às fábricas, onde trabalhavam operários assalariados. A liberdade de comércio tornou-se a síntese de todas as liberdades e a produção e o consumo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com