TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS "DIVULGAÇÕES ADICIONAIS"

Tese: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS "DIVULGAÇÕES ADICIONAIS". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  Tese  •  3.356 Palavras (14 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 14

1. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS “DIVULGAÇÕES COMPLEMENTARES”

1.1 EBITDA

1.1.1 Aspectos Introdutórios

“A era da inovação criou mercados hipercompetitivos. Os compradores estão mais informados a respeito das ofertas dos concorrentes, mais conscientes em relação ao preço e mais exigentes quanto às características dos produtos e serviços, do que em qualquer outra época e em qualquer outro mercado”.1 Este cenário exige que o empreendedor moderno saiba colher as informações certas a fim de que se possam reduzir as incertezas para a tomada de decisão.

Percebe-se que no momento atual, a contabilidade torna-se imprescindível na disponibilização de ferramentais gerenciais, afinal “é a ciência que se preocupa com a identificação, mensuração e informação dos recursos alocados a uma determinada entidade, além dos eventos econômicos que a afetaram e/ou que poderão afetá-la, objetivando demonstrar sua situação econômica, financeira e física, satisfazendo, assim, às necessidades informativas de seus usuários na avaliação das decisões a serem tomadas”.2

Um dos mais dinâmicos instrumentos informacionais que a contabilidade fornece é a análise econômica-financeira consolidada através do cálculo de índices e subseqüente exame dos mesmos. Índice é a “relação entre os valores de qualquer medida ou gradação” que “indica alguma qualidade ou característica especial”. 3 Ou seja, o processo de apreciação das demonstrações financeiras é totalmente vinculado à informação e ao disclosure, cujo fundamento está em consonância com os objetivos da Contabilidade.

Dentre dos vários índices contábeis existentes, um vem se destacando dentre os demais: o EBITDA. Este trabalho analisará os atributos do indicador, ponderando também sobre a importância da contabilidade frente à essência informacional do EBITDA a fim de serem evitados erros de interpretação e divulgação.

1.1.2 Definição

Atualmente, entre as siglas financeiras, o EBITDA talvez seja a mais popular. EBITDA significa Earnings before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization. No Brasil existe o (traduzido) LAJIDA - Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.

Seu cálculo é bastante simples. Parte da premissa de obter informações estritamente operacionais de uma empresa. Portanto, para seu cálculo, inicia-se pelo Lucro Operacional. Assim, os Impostos sobre o lucro (taxes) não estarão inclusos no cômputo. Isso porque tanto o imposto de renda e a contribuição sobre lucro geralmente são influenciados por outros itens não operacionais.

Do Lucro Operacional, expurga-se as Receitas Financeiras e Despesas Financeiras (Interest). De uma maneira genérica, pode-se afirmar que as receitas provenientes das aplicações no mercado financeiro são inerentes ao gerenciamento de investimentos, não relativo, portanto, a decisões operacionais da empresa. Da mesma maneira, as decisões que acarretam em juros “são um custo de recursos, e refletem uma escolha de financiamento”.

Ao fim do cálculo, implicará em uma sigla também muito conhecida que é o EBIT (Earnings before Interests and Taxes), definido como o lucro que a empresa obteve proveniente das decisões operacionais da organização.

A última etapa consiste em eliminar as depreciações, amortizações e exaustões (depreciation and amortization), visto que as mesmas não representam desembolso por já terem produzido efeito caixa no passado. O EBITDA demonstra, portanto, uma aproximação do fluxo de caixa gerado apenas pelas atividades básicas de uma entidade.

1.1.3 Exemplo

A Demonstração de Resultado de Exercício da empresa Coelho apresenta:

DRE da empresa Coelho S.A. R$

Receita Operacional Bruta

(-) Deduções da Receita Bruta

(=) Receita Operacional Líquida

(-) Custo dos Produtos Vendidos

(=) Lucro Bruto

(-) Despesas Operacionais

Despesas com Vendas

Resultado Financeiro

(=) Lucro Operacional

13.000,00

(1.700,00)

11.300,00

(7.000,00)

4.300,00

(2.000,00)

(1.200,00)

(800,00)

2.300,00

Como já mencionado, para calcular o EBITDA, deve-se eliminar do Lucro Operacional o Resultado Financeiro e o valor total da depreciação, amortização e exaustão do Ativo Permanente que, normalmente, já está diluído tanto nas Despesas Operacionais, como nos Custos dos Produtos Vendidos. Assim, calcula-se o EBITDA seguindo o quadro abaixo:

DRE da empresa Coelho S.A. R$

Receita Operacional Bruta

(-) Deduções da Receita Bruta

(=) Receita Operacional Líquida

(-) Custo dos Produtos Vendidos

(=) Lucro Bruto

(-) Despesas Operacionais

Despesas com Vendas

(=) EBIT

(-) Despesas Operacionais

(=) EBITDA

(=) EBITDA em %

13.000,00

(1.700,00)

11.300,00

(7.000,00)

4.300,00

(1.200,00)

(1.200,00)

3.100,00

250,00

3.350,00

25,77%

1.2 DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO - DVA

Embora a geração de lucro continue sendo uma característica fundamental á continuidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com