TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DENSIDADE

Projeto de pesquisa: DENSIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 4

Sumário -

1. Introdução 3

2. Aula 1 3

III.1) Primeira Parte 4

III.2) Segunda Parte 4

III.3) Terceira Parte 4

IV) Resultados 4

IV.1) Primeira Parte 5

IV.2) Segunda Parte 5

IV.3) Terceira Parte 5

V) Discussão 6

VI) Conclusão 6

VII) Referências Bibliográficas 6

Introdução

A experiência realizada teve o intuito de determinar a massa específica e a densidade relativa - ou simplesmente densidade - de determinadas substâncias. Muitas vezes, confunde-se densidade com massa específica, talvez por serem semelhantes quanto ao âmbito da fórmula, mas estas diferem justamente pelo fato de a densidade ser adimensional enquanto que a massa específica possui uma determinada unidade. Isto ocorre porque a massa específica é calculada a partir de dados experimentais de uma substância, enquanto que a densidade é calculada a partir de uma substância, a qual é tomada como referência para se calcular a densidade de outras substâncias. Geralmente, essa substância referência é a água.

A determinação da massa específica de uma substância experimentalmente é muito simples, pois basta calcular a diferença de volume ocasionada quando esta estiver imersa em um líquido. O valor numérico da massa específica e da densidade, para que melhor se possa compreender, é como se determinasse o “peso” dessa substância. Se a sua massa específica for maior que a do líquido, cuja densidade é tomada como referência, a localização desta substância numa proveta, por exemplo, será abaixo do líquido; sendo menor a massa específica, esta ficará na superfície.

Material Utilizado:

Para realizar a experiência, o material utilizado foi:

Uma proveta de 50 ml;

Balança analítica;

Água;

Álcool Etílico;

Glicerina P.A;

Esfera de Chumbo;

Béquer 100 ml;

3. Procedimento

3.1. Passo 1 - Cálculo da massa específica ou densidade absoluta das seguintes amostras: água, álcool e glicerina.

Primeiramente determinou-se a massa de um béquer limpo e seco de 100 ml através da balança analítica disponível no laboratório. Feito isso, acrescentou-se 5 ml de água ao mesmo béquer e determinou-se a nova massa. A partir dos dados coletados foi possível determinar a massa de água. Esta operação foi repetida mais duas vezes, porém em cada repetição foram utilizados álcool e glicerina, respectivamente, ao invés de água. Por fim, calculou-se a densidade relativa das outras substâncias em relação a água.

3.2. Passo 2 - Cálculo da massa específica de uma amostra de esfera de chumbo.

Determinou-se a massa de uma amostra de chumbo através da balança analítica disponível no laboratório. Feito isso, calculou-se a massa específica do zinco.

3.3. Passo 3 - Cálculo da densidade relativa das amostras, através do método da proveta graduada. Amostra: Pb.

Primeiramente determinou-se a massa da amostra de chumbo através da balança analítica disponível no laboratório. Feito isso, mediu-se 5 ml de água em uma proveta de 50 ml. Introduziu-se a amostra na proveta contendo água. Verificou-se e anotou-se o aumento de volume. Por fim, calculou-se a massa específica e a densidade relativa dessas substâncias, utilizando o valor da densidade da água encontrado na primeira parte do experimento.

IV) Resultados:

Água (H2O)

d= m/v →(4,463 g)/(5 ml) →d=0,8926 g/ml

Álcool Etílico (C2H6O)

d= m/v →(3,688 g)/(5 ml) →d=0,7376 g/ml

Glicerina (C3H8O3)

d= m/v →(5,133 g)/(5 ml) →d=1,0266 g/ml

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com