TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio De Comportamento Organizacional

Artigos Científicos: Desafio De Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  2.574 Palavras (11 Páginas)  •  1.251 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Desafio de Comportamento Organizacional

ALAN P. CARNEIRO. RA: 351420;

KATIA CILENE STOLPHI HAMMAR. RA: 358397;

LIDIANE OLIVEIRA S.G.BUENO RA: 355552;

MARIANA DE MORAIS S. GENEROSO RA: 350410.

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Desafio de Comportamento Organizacional

Macaé 19/04/12.

Introdução

O estudo do Comportamento Organizacional contribui muito para a sociedade que essencialmente é feita de organizações com a gama de conhecimento que ele oferece ao desenvolvimento nas organizações e sobre as pessoas que nelas atuam.

As organizações são formadas por indivíduos que interagem e se organizam em busca de um mesmo objetivo. Comportamento Organizacional tem o foco no comportamento humano sendo em grupo ou isolado, mas sempre introduzidas num único contexto organizacional.

Na área científica o seu objetivo é solucionar problemas que surgem diariamente nos grupos e dos próprios indivíduos nas organizações.

Estaremos demonstrando neste trabalho as formas mais claras de como uma empresa pode estar dentro do mercado competitivo, porém levando uma grande vantagem não somente através eficiência, mas também da eficácia de sua organização e comunicação.

Capítulo 1

Definição de Comportamento Organizacional.

Área onde se estuda o comportamento humano seus grupos e a estrutura do comportamento dentro da organização. Seu objetivo é utilizar esse conhecimento e promover a melhoria, eficácia e eficiência.

O comportamento organizacional é o principal fator que deve ser estudado, onde permite compreender o individuo e controlar as equipes dentro da organização. Abrangem temas como motivação, dinâmica em grupos, gerenciamento e estrutura organizacional, visando à produtividade, criatividade, resoluções de problemas e desenvolvimento organizacional. Preocupa-se com o que os indivíduos fazem dentro da organização e como isso pode vir à afeta o desempenho das empresas.

Tem como empenho superar as pressões econômicas, sociais, culturais e tecnológicas. Seu foco e atingir a cidadania organizacional. Prevê eventos que podem acontecer no futuro, com ações especificas para cada assunto, estabelecendo resultados e controlando na contribuição integrante do comportamento organizacional nas organizações.

A criatividade é primordial para a inovação e mudança na organização. Por isso devem dar liberdade para os colaboradores realizar, influenciar e melhorar não só na vida pessoal, mas na organizacional também.

Comportamento organizacional deve ser aplicado nas organizações para cada individuo saber separar vida profissional e pessoal, saber usar as palavras nas ações é fundamental. Temperamento pode afetar a imagem da empresa, por isso ter o equilíbrio pessoal e profissional é primordial para satisfação da organização e de seus colaboradores.

Segundo Chiavenato o Comportamento Organizacional, diz respeito ao individuo e grupos atuantes em uma organização e como ambos se influenciam.

A relação das pessoas no ambiente familiar, de amizade, culturais, crenças, atitudes e etc. São os fatores que influenciam o comportamento humano. Já no comportamento organizacional o conhecimento que as pessoas e os grupos obtêm e o efeito da estrutura, fazem com que a organização trabalhe e seja mais eficaz.

Para Chiavenato o estudo tem como preocupação o que as pessoas estão fazendo na empresa e como o comportamento afeta o seu desempenho. E necessário conhecer as organizações como um todo, seu funcionamento, crescimento e desenvolvimento, se estão sendo bem-sucedidas e se estão inovando e reinventando. Mesmo estando dentro ou fora das organizações, lembre que fazem parte de nossas vidas.

Como Chiavenato, Robbins Sttephen define o Comportamento Organizacional como o estudo do comportamento humano e o impacto que suas habilidades têm na organização e que se influencia pela cultura organizacional. Robbins leva em consideração que pessoas são indivíduos distintos entre si, não tem os mesmos comportamentos, são pessoas diferentes e saber lidar com isso e de extrema importância. Deve se integrar as pessoas a necessidade que a organização tem. É para isso ele estuda as três determinantes: individuo grupos e estrutura organizacional.

1 – Indivíduo: e o estudo do seu papel e relacionamento em grupo. Estudo do fundamento do comportamento individual são as atitudes, valores, percepção e aprendizagem de cada indivíduo.

2 – Grupo na Organização: explora o papel dos grupos nas organizações, seu relacionamento e sua comunicação, liderança e a confiança, como lidar com conflitos e saber usar a negocialização e a política dos grupos.

3- Sistema Organizacional: o foco é a estrutura dos grupos e seus contextos (cultura da organização e dos pais). O maior foco é o processo de estruturação da empresa, como planejar o trabalho e sua tecnologia, saber usar as praticas de gestão de recursos humanos e estabelecer o fomento da cultura organizacional.

Como esse estudo e o conhecimento adquirido através dessas determinantes aplicam-se para a organização trabalhar com maior eficácia.

Sistemas

Elementos que combinam entre si, organizado por suas interligações e características. Sua teoria dos sistemas começa a ser aplicada a administração depois de se percebe a necessidade de integrar as teorias da científica, relação humana, estrutura, comportamental e etc. E da o uso da tecnologia da informação e cibernética nas empresas.

E a forma de conhecer, analisar, intervir e racionalizar o sistema da administração na criação e implantação. Todo sistema tem um objetivo fim ou resultado. Não trabalha para si.

Sistemas Fechados

São

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com