TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO ECONOMICO

Exames: DESENVOLVIMENTO ECONOMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  2.910 Palavras (12 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

377183 – Marcia Waldow Gerhardt

350524 – Taline Cantú

401728 - Yurika de O. Takashima

ATPS

Atividade Prática Supervisionada de Desenvolvimento Econômico.

Guaíra – Paraná

Maio – 2014

377183 – Marcia Waldow Gerhardt

350524 – Taline Cantú

401728 - Yurika de O. Takashima

ATPS

Atividade Prática Supervisionada de Desenvolvimento Econômico.

Atividade apresentada como requisito para conclusão da disciplina de Desenvolvimento Econômico, tendo como Professora, Ma. Renata M. G. Dalpiaz e Professora Tutora Presencial Rosângela dos Santos Schu.

Guaíra – Paraná

Maio – 2014

Introdução

O objetivo desse desafio é a produção de um artigo científico que compare o desenvolvimento econômico dos países que fazem parte do agrupamento (BRICS) Brasil-Rússia-Índia-China-África do Sul, evidenciando a influência dos mesmos na economia mundial. Iremos comparar as teorias econômicas dos principais autores brasileiros, discutiremos também sobre os indicadores de desenvolvimento econômico de nossa região a fim de termos uma noção maior de como enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Não podemos falar em Desenvolvimento Econômico, sem falar das medidas que são usadas para que se possa ter conhecimento de como está à situação de nosso país e do mundo, para tal usamos índices e indicadores para qualificar o tipo de desenvolvimento local existente. No decorrer deste trabalho conheceremos os principais.

Produto Interno Bruto (PIB)

O Produto Interno Bruto (PIB) é o mais importante indicador de medida do desenvolvimento econômico de uma determinada região, quer seja numa cidade, estado, país ou mesmo um grupo de nações. Essa medição é realizada desde a somatória do preço de todas as atividades e bens de produção na região apontada em um período específico: mês, trimestre, ano etc. Esse conceito foi criado pelo economista britânico Richard Stone (1913-1991). Na década de 40, este formulou os princípios do cálculo, considerado, naquele momento, como um modelo moderno de aferição.

O PIB é calculado com a seguinte fórmula: PIB = consumo privado + investimentos totais feitos na região + gastos do governo + exportações – importações. Essa aferição é medida pelos índices da produção industrial, agropecuária, pelos setores de bens e serviços, dos gastos produzidos pelas famílias, pelas despesas do governo, as aplicações de recursos das organizações empresariais e a balança comercial. Além disso, pode conter também no cálculo do PIB, o desempenho de 56 atividades econômicas e a produção de 110 mercadorias e serviços (VEJA.COM, 2013).

Índice de GINI

O índice de Gini é uma medida de concentração ou desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912, para suprir a necessidade de uma medida que nos desse uma noção antecipada da desigualdade distributiva da renda, criando uma escala comparável desse grau de desigualdade. Embora normalmente utilizado na análise da distribuição de renda, pode ser utilizado também para medir o grau de concentração de qualquer distribuição estatística. O índice de Gini é calculado como razão das áreas no diagrama da curva de Lorenz, um dos instrumentos analíticos mais usados para compreender a desigualdade.

A Curva de Lorenz

Trata-se de um esquema gráfico, na qual sua composição tem como base a estruturação econômica da população. Na prática, a Curva de Lorenz segue o seguinte padrão: primeiramente, se organiza pelo percentual da população por domicílio per capita, depois no eixo horizontal, acumula-se a porcentagem da população de 0% a 100%; no eixo vertical, acumula-se a porcentagem da renda detida pela população. Então, esse instrumento busca expressar um vínculo proporcional entre sujeitos com um rendimento, pelo menos, superior a um determinado valor e a proporção de renda recebida por aquelas pessoas.

Abaixo veja a representação gráfica do Coeficiente de Gini.

QUADRO 1 Fonte: wikipedia.org

O eixo horizontal representa a porcentagem de pessoas, e o eixo vertical, a porcentagem da renda. A diagonal representa a igualdade perfeita de renda, o coeficiente de Gini = a / (a + b)

O que geralmente se tem é uma curva em situação intermediária. Quanto maior a distância entre a reta de igualdade perfeita e a curva de distribuição efetiva, maior a desigualdade de distribuição de renda. Em 1992 o Brasil era uma referência de desigualdade e ocupava a penúltima posição no ranking de distribuição de renda da América Latina, na frente apenas da Guatemala. Com base nos dados do índice de Gini, jl.frelatório de Desenvolvimento Humano de 2006 aponta o Brasil como um exemplo de melhoria na distribuição de renda, isso nos mostra que o Brasil melhorou em vários aspectos econômicos.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é o resumo de uma medição de crescimento de longo alcance, em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda (per capita expressa em poder de paridade de compra), educação (acesso ao conhecimento) e saúde (vida saudável, medida pela expectativa de vida). O propósito da elaboração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com