TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DHCP é o protocolo de configuração de endereço de rede dinâmico

Projeto de pesquisa: DHCP é o protocolo de configuração de endereço de rede dinâmico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 4

DHCP - Protocolo de Configuração Dinâmica de Endereços de Rede.

Através do DHCP é possível fazer uma configuração automática e dinâmica de computadores que estejam ligados a uma rede TCP/IP.

O DHCP utiliza um modelo cliente-servidor, sendo que o servidor DHCP faz gestão centralizada (servido central) dos endereços IP que são usados na rede. O cliente DHCP consiste em um dispositivo de rede que tenha a capacidade de adquirir as configurações do TCP/IP de um servidor DHCP. Esse cliente tenta encontrar um ou mais servidores DHCP que ofereçam os padrões desejados para que o seu computador possa ser configurado de forma automática. O pacote enviado pelo servidor DHCP contém especificações do endereço IP, máscara, gateway e servidores DNS.

Deve ser utilizado para que dispositivos e rede recebam as configurações do servidor central automaticamente. O que facilita a vida do usuário móvel como PDA’s e celulares.

DNS - Sistema de Nomes de Domínios

Tem o objetivo de gerenciar nomes hierárquicos em um sistema, através de duas funções: examina e atualiza banco de dados e resolve nomes de domínios em endereços de rede. Iniciado no ano de 1984 o DNS tornou possível a distribuição dos nomes de hosts de uma banco de dados em vários servidores, o que diminuiu a carga em qualquer servidor.

O DNS baseia-se em nomes hierárquicos e permite a inscrição de vários dados digitados além do nome do Host e do IP (Internet Protocol). Pelo fato de o banco de dados de DNS ser distribuído, o tamanho é ilimitado e o desempenho não altera quando outros servidores são adicionados.

Existem 13 servidores DNS no mundo todo e sem eles a Internet não funcionaria. O servidor DNS traduz nomes para os endereços IP e vice-versa, permitindo a localização de hosts em um domínio determinado. O servidor DNS é dividido entre DNS primário e DNS secundário, que é a cópia de segurança do DNS primário.

NTP - Protocolo de Tempo para Redes.

É o protocolo que permite a sincronização dos relógios dos dispositivos de uma rede como servidores, estações de trabalho, roteadores e outros equipamentos a partir de referências de tempo confiáveis.

Os servidores NTP formam uma topologia hierárquica, dividida em camadas ou estratos (em inglês: strata) numerados de 0 a 16 (dezesseis). O estrato 0 (stratum 0) na verdade não faz parte da rede de servidores NTP, mas representa a referência primária de tempo, que é geralmente um receptor do Sistema de Posicionamento Global (GPS) ou um relógio atômico. O estrato 16 indica que um determinado servidor está inoperante.

O estrato 0, ou relógio de referência, fornece o tempo correto para o estrato 01, que por sua vez fornece o tempo para o estrato 02 e assim por diante. O NTP é então, simultaneamente, servidor (fornece o tempo) e cliente (consulta o tempo).

De forma geral, quanto mais perto da raiz, ou seja, do estrato 0, maior a exatidão do tempo. O estrato ao qual o servidor pertence é a principal métrica utilizada pelo NTP para escolher dentre vários, qual o melhor servidor para fornecer o tempo.

Diversos componentes do sistema colaboram para o funcionamento do NTP:

Obter, a partir de diversas amostras, informações de tempo de um determinado servidor, como o deslocamento, dispersão e variação.

Discernir, dentre um conjunto de servidores, quais fornecem o tempo correto e quais estão mentindo.

Escolher, dentre os servidores que fornecem o tempo correto, qual é a melhor referência.

Disciplinar o relógio local, descobrindo seus principais parâmetros de funcionamento, como precisão, estabilidade e escorregamento e ajustando-o de forma contínua e gradual, mesmo na ausência temporária de referências de tempo confiáveis, para que tenha e melhor exatidão possível.

Garantir a monotonicidade do tempo.

Identificar, a partir de métodos criptográficos, servidores de tempo conhecidos e confiáveis, evitando possíveis ataques.

Formar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com