TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERENCIAMENTO DE REDES ÓPTICAS UTILIZANDO O PROTOCOLO SNMP

Exames: GERENCIAMENTO DE REDES ÓPTICAS UTILIZANDO O PROTOCOLO SNMP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  5.143 Palavras (21 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 21

CARLOS MAGNO BAPTISTA LOPES

GERENCIAMENTO DE REDES ÓPTICAS UTILIZANDO O PROTOCOLO SNMP

São Paulo

2007

RESUMO

O enorme crescimento da demanda imposta pela Internet tem motivado inúmeros estudos para o provisionamento de uma rede de transporte de alta velocidade e com QoS gerenciável. As redes totalmente ópticas possuem este perfil exigido e os conversores ópticos de comprimento de onda são equipamentos que podem contribuir para reduzir o congestionamento e aumentar a eficiência destas redes de próxima geração. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi o de discutir uma proposta de gerenciamento de redes totalmente ópticas, utilizando os recursos previstos na plataforma TCP/IP, ou seja, o protocolo SNMP. Foram apresentados os princípios físicos de funcionamento dos conversores de comprimento de onda e suas principais características a serem gerenciadas. Finalmente, foram propostos itens estruturais da MIB específica para este tipo de dispositivo.

Palavras-chave: Gerenciamento de Redes, Redes Ópticas, Comunicações Ópticas.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 . Configuração ponto a ponto com comprimento de onda único. 7

Figura 2. Transmissão de n comprimentos de onda na mesma fibra (WDM). 8

Figura 3. Grade de freqüências com Δf de 100 Ghz (0,8 nm). 8

Figura 4. Estrutura de um nó totalmente óptico. 9

Figura 5. Transmissão do nó B para o nó D através da portadora f1. 10

Figura 6. Transmissão do nó A para o nó D através da portadora f2. 11

Figura 7 – Conversão de comprimento no nó C. 12

Figura 8 – Árvore para OID base para empresas. 17

Figura 9 – Análise Espectral do Four Wave Mixing e cálculo de potências [12]. 20

Figura 10 – Exemplo de um conversor de comprimento de onda [12]. 21

Figura 11 – Conversão de Freqüência no nó C. 22

Figura 12 – Árvore MIB dos OID´s Principais do Conversor. 26

SUMÁRIO

1 Introdução 5

2 Gerenciamento de Redes e o protocolo SNMP 15

2.1 Caracterização do SNMP 16

3 Características do Conversor de Comprimento de Ondas totalmente Óptico 19

3.1 Operação do Conversor de Comprimentos de Onda Totalmente Óptico 19

3.2 Identificação das Funcionalidades do Conversor 22

4 Identificação dos atributos da MIB 25

5 Conclusões 27

6. Referências 28

1 Introdução

Um dos principais fatores para o desenvolvimento de aplicações avançadas de multimídia, inclusive para atender as atuais demandas por serviços pervasivos, é a implementação de uma infraestrutura de telecomunicações integrada e capaz de atender inclusive usuários com mobilidade geográfica. Esta rede de comunicações deverá não só absorver o enorme volume de tráfego gerado pelo crescente número de usuários, mas também ser capaz de suportar uma ampla diversidade de requisitos relativos aos serviços oferecidos.

Grande parte da infraestrutura de rede hoje disponível está baseada no conceito de comutação de pacotes que, embora impondo certas restrições para manter o nível mínimo de qualidade de serviço (QoS) exigido, oferece alta flexibilidade para atender as diferentes necessidades de cada aplicação [1].

Dentro deste contexto, hoje a Internet e seus milhões de usuários é, incontestavelmente, uma forte candidata a se tornar o core de uma infraestrutura de comunicação global e, onde suas limitações iniciais impostas pela arquitetura TCP/IP de prestação de serviço com best-effort devem ser superadas progressivamente [1].

O fato é que grande parte da comunidade científica hoje tem direcionado enormes esforços, dentro da área de redes de computadores e telecomunicações, visando incrementar a capacidade de transmissão e o grau de integração dos sistemas digitais. A crescente demanda por tráfego deve ser suprida por redes de comunicações com taxas de transmissão crescentes, grande potencial de integração e convergência, além de um custo por bit transmitido cada vez menor.

O estágio de desenvolvimento em que se encontra a sociedade tem sido viabilizado, em grande parte, pela possibilidade que a evolução tecnológica propiciou de transmissão de grandes volumes de informações nas mais variadas formas (voz, dados, imagens e vídeo) através dos mais diversos ambientes. Além disso, as fontes de tais informações podem ser as mais diversificadas possíveis, tanto do ponto de vista do regime de trabalho (tempo real ou não), quanto às suas finalidades (científica, acadêmica, médica, empresarial, comercial, de entretenimento e tantas outras) [2].

Dentro deste contexto, vários fatores incrementaram esta demanda, mas é sem dúvida o explosivo crescimento da internet e da word wide web (WWW) um dos mais relevantes. A universalização do protocolo da internet ou internet protocol (IP) tem levado um grande número de usuários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com