TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO DA PROBLEMÁTICA SOCIAL E A POLÍTICA DE HABITAÇÃO

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.506 Palavras (11 Páginas)  •  761 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

serviço social

ADRIANA ALMEIDA LEITE

claudia cabral da rocha dias

JAIR DE SOUZA CAETANO

maria do rosário correia villarino

REGIANE WETLER ALVES

RITA DE CÁSSIA DA SILVA

WANDERLEIA DE DEUS FERREIRA

PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO

TOS[pic 2]

Vitória

2015

ADRIANA ALMEIDA LEITE

claudia cabral da rocha dias

JAIR DE SOUZA CAETANO

maria do rosário correia villarino

REGIANE WETLER ALVES

RITA DE CÁSSIA DA SILVA

WANDERLEIA DE DEUS FERREIRA

PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO

Trabalho em grupo referente ao 7º semestre do curso de Serviço Social da Universidade do Norte do Paraná- UNOPAR. Apresentado às Estatística e Indicadores Sociais, Processo de Trabalho e Ssoc e Comunicação na prática do assistente social, para Atividades Interdisciplinares.

Professores: Amanda Boza, Clarice Kernkamp e Rodrigo Zambon.

Vitória

2015


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.............................................................................................4
  2. DESENVOLVIMENTO.................................................................................5

        3- CONCLUSÃO..............................................................................................10

        4- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................11

        

        

1. Introdução

O presente trabalho tem como proposta a realização de uma produção textual em grupo a partir da leitura do artigo: MESQUISTA, Silvana. Os resultados do Ideb do cotidiano escolar. Este estudo tem como finalidade analisar a importância da estatística, dos indicadores sociais e quais os benefícios do envolvimento de todos em uma comunidade escolar. Será analisado também a investigação que evidencia o impacto da divulgação dos resultados do Ideb sobre o cotidiano escolar.

2. Desenvolvimento

        O Artigo “Os resultados do IDEB no cotidiano escolar” busca pesquisar sobre o que realmente faz diferença nos fatores instraescolares e desempenho escolar, o estudo feito a partir deste assunto é realizado de maneira a coletar dados a fim de evidenciar o impacto que os resultados do Ideb causa no cotidiano de uma escola pública localizada no Rio de Janeiro. Desta forma, tratou-se de uma pesquisa etnográfica, ou seja, feita a partir da coleta de dados, com a intenção de compreender quais os elementos sociais e culturais que estão presentes nas configurações das escolas, tendo como objetivo principal investigar em qual sentido os indicadores do Ideb apresentam impacto no cotidiano das escolas públicas.

A pesquisa foi feita de forma qualitativa e etnográfica, utilizando a observação em diversos momentos do cotidiano escolar, tal como a reunião de pais, as reuniões pedagógicas, o conselho de classe, as práticas docentes na sala de aula e também as anotações no diário de campo. No artigo diz que a escola entende-se como um resultado de interações internas e externas, pois ela possui a função de ser transmissora de cultura mas também se trata de um sistema social autônomo e produtor de cultura. O olhar sociológico para escola direciona os estudos para uma análise de sua identidade e dos sus efeitos sobre o aprendizado de seus alunos, ou seja, uma transição entre a análise dos produtos e a análise dos processos. O objetivo final é que seja possível perceber as relações sociais ocorridas no interior das escolas, tal como as formas de organização e a relação com a comunidade das mesmas.

Para que fosse possível chegar aos objetivos desejados, além da análise estatística dos dados, buscou-se também que houvesse uma comparação entre os processos de aprovação instituídos pela escola analisando os livros com os resultados anuais dos alunos, com a intenção de que fossem construídos gráficos e tabelas capazes de dialogar com os dados do Ideb.

O autor do artigo utilizou os gráficos como uma forma clara e objetiva de apresentar os dados estatísticos estudados, tais gráficos foram utilizados com a intenção de que os leitores compreendessem facilmente os fatos. Os gráficos utilizados no artigo foram, respectivamente:

Gráfico de Segmento ou gráfico de linhas: Este gráfico foi utilizado com a intenção de transmitir simplicidade, clareza e veracidade para demonstração da variação nos resultados do Ideb segundo segmento do Ensino Fundamental.

Gráfico de Barras vertical: O gráfico de barras foi utilizado no artigo com o propósito de representar os dados através de retângulos, analisando as projeções em um período de tempo determinado, no caso específico do artigo, foram representados nos gráficos de barras os índices do Ideb do segundo segmento do Ensino Fundamental, os índices de rendimento (aprovação) dos alunos na prova Brasil do segundo segmento do Ensino Fundamental e também os índices de desempenho dos alunos na prova Brasil do segundo segmento do Ensino Fundamental.

Foi utilizada a análise de dados na pesquisa, tal análise se trata do processo de formação de sentido além dos dados, esta formação é feita consolidando, limitando e interpretando os assuntos analisados, é o processo de formação de significado. No texto foram utilizados dados estatísticos para expressar a realidade das escolas, tais dados tratam-se de uma representação numérica ou quantitativa de um fato, um fenômeno ou uma ocorrência. A pesquisa coletou dados quantitativos nas avaliações da Prova Brasil, tais dados representam informações que resultam de características suscetíveis de serem medidas, tais características são apresentadas com diferentes intensidades que podem ser de natureza descontínua ou contínua. Este método procura quantificar dados, fatos ou opiniões coletando informações, é bastante utilizado no desenvolvimento de pesquisas nos campos social, de opinião, de comunicação, mercadológico, administrativo e econômico, representando a garantia de precisão dos resultados e evitando enganos e distorções na interpretação dos dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (143.5 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com