TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFERENÇA ENTRE A NOMEAÇÃO DO VALOR DAS VENDAS DA INDÚSTRIA QUANDO AS COMPANHIAS DO COMÉRCIO DE RETALHO ESTÃO COMPARADAS

Relatório de pesquisa: DIFERENÇA ENTRE A NOMEAÇÃO DO VALOR DAS VENDAS DA INDÚSTRIA QUANDO AS COMPANHIAS DO COMÉRCIO DE RETALHO ESTÃO COMPARADAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  3.987 Palavras (16 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 16

2 DESEMVOLVIMENTO

2.1 DIFERENÇA ENTRE A APURAÇÃO DO CUSTO DAS VENDAS DE UMA INDÚSTRIA QUANDO COMPARADA A UMA EMPRESA DO COMÉRCIO VAREJISTA.

Os fatores de custo de um produto industrial não são o mesmo que um comercial. Pois os custos no momento da utilização dos fatores de produção (bens e serviços) para a produção de um produto e no comercio varejista o produto já esta pronto para venda.

O Custo Industrial de Produção é constituído por três principais componentes: Matéria-prima, Mão-de-Obra Direta e Gastos Gerais de Fabricação.

■Matéria-Prima: Compras, Custos de compras, Devoluções e Descontos Comerciais.

■Mão-de-Obra Direta: Salários dos Operários mais Custos Sociais.

■Gastos Gerais de Fabricação: Materiais Indiretos, Compras Materiais Indiretos e Outros custos de produção indiretos (energia eléctrica, amortizações dos equipamentos, das máquinas e do edifício industriais, etc.).

Um comércio varejista é essencialmente retratado nas atividades de Compra, Estoque e Venda de mercadorias. Parece simples, mas tem muitas outras pequenas ações que precisam ser feitas para que isto aconteça minimamente bem e com certa rentabilidade. Destas pequenas ações, destacamos os controles e, inicialmente, vamos considerá-los como sendo o registro das anotações necessárias para se souber sobre os gastos que acontecem nas empresas.

2.2 MÉTADOS DE CUSTEIO. DIFERENÇAS ENTRE CUSTEIO VARIAVEL E CUSTEIO POR ABSORÇÃO.

É necessário comentar, inicialmente, sobre o método de custeio antes de tratar, especificamente, sobre o custeio por absorção e o custeio variável. Entende-se que o método de custeio é a forma pela qual os são apropriados aos seus portadores finais. Referindo-se à separação dos custos fixos e variáveis, ou do reconhecimento necessário dos seus comportamentos diante de variação no grau de ocupação entidade. A apropriação dos custos aos seus portadores finais podem se dirigir de duas formas.

2.2.1 CUSTEIO POR ABSORÇÃO.

O custeio por absorção se caracteriza pela apropriação de todos os custos do ciclo operacional interno aos portadores finais dos custos. Noutras palavras, resulta na apropriação de todos os custos das funções de fabricação. Administração e vendas dos bens e serviços produzidos sejam eles diretos sou indiretos. Segundo horngren, foster e datar(2000,p. 211)custeio por absorção é o método de custeio de estoque em que todos os custos, variável e fixos, são considerados custos inventariáveis. Isto é o estoque absorve todos os custos de fabricação. Lopes de Sá (1990, p 109) afirma que o custeio por absorção é a expressão utilizada para designar o processo de apuração de custos que se baseia em dividir ou ratear todos os elementos do custo, de modo que, cada centro ou núcleo absorva ou receba aquilo que lhe cabe por cálculo ou atribuição. Diante dessas afirmações, pode-se considerar o custeio por absorção como método de custeio em que são apropriados todos os custos de fabricação, sejam eles diretos ou indiretos, fixos ou variáveis.

2.2.2 CUSTEIO VARIAVEL.

O custeio variável esta alicerçado na apropriação de todos os custos variáveis (Diretos ou indiretos) aos portadores finais de custos, fundamentado, na relação entre esses e o grau de ocupação da entidade. Custeio variável é o método de custeio de estoque em que todos os custos de fabricação variáveis são considerados custos inventariáveis. Todos os custos de fabricação fixos são excluídos dos custos inventariáveis por Horngren, Foster e Datar. O custeio variável é o processo de apuração de custos que exclui os custos fixos por Lopes de Sá. O critério do custeio variável fundamenta-se na ideia de que os custos e as despesas que devem inventariáveis, debitadas aos produtos em processo e acabados, são apenas aqueles diretamente identificados com a atividade produtiva e que sejam variáveis em relação a uma medida dessa atividade.

2.2.3DIFERENÇAS ENTRE O CUSTEIO POR ABSORÇÃO E CUSTEIO VARIAVEL.

Diante das varias definição, podem-se estabelecer algumas diferenças entre os métodos de custeio.

Custeio por absorção Custeio variável

Todos os custeios de fabricação são considerados como custo do produto. Apenas os custos variáveis são considerados.

O resultado varia em função da produção. O resultado varia somente em função das vendas.

É necessário utilizar métodos de rateio, muitas vezes arbitrarias para atribuir os custos fixos aos produtos. Não se utiliza métodos de rateio, os custos fixos são considerados como despesas e não como custos do produto.

É possível estabelecer custo total unitário dos produtos Há um custo unitário parcial, pois considera os custos variáveis.

Não identifica a margem de contribuição. Identifica a margem de contribuição unitária e global

Importante para decisões de longo prazo. Importante para decisões de curto prazo.

2.3 PREÇOS DE VENDA E A GERAÇÃO DO LUCRO.

O preço de venda dos produtos será sempre aquele que o mercado aceitar, mas o preço de venda calculado com base nos custo, mesmo se não for o preço realmente praticado para venda, tem uma importância fundamental como parâmetro para avaliar se a nossa estrutura de custos nos permite ser competitivo. O preço que o mercado aceita é maior, menor ou semelhante ao preço mínimo que custos da empresa sinalizam. Se o preço que o mercado aceitar for maior, a empresa é competitiva. Se o preço for menor, a empresa não é competitiva em preço, se for igual à empresa demostra fragilidade.

Formar preço de venda significa determinar valor mínimo e que seja para repor os custos de obtenção, as despesas comerciais, contribuir com a cobertura das despesas fixas e com geração de lucro. É preço mínimo porque se for o mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com