TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demonstraçoes Financeiras

Casos: Demonstraçoes Financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 2

ADM- PASSO 01 (01)

No início do século XXI, mudanças em todos os tipos de ambientes – competitivos, tecnológicos, econômicos e social - levaram ao surgimento de novos conceitos e técnicas para administrar as organizações, as premissas ou hipóteses que serviram e servem para ajudar a entender as organizações e orientam a maneira de administrá-las, surgindo modelos de administração e organização que compreendem todos os tipos de técnicas e soluções para administrar as organizações.

A Revolução Industrial continua evoluindo, fazendo a sociedade humana ingressar na era pós-industrial, caracterizando pela predominância das atividades de serviços em relação às agrícolas e industriais. Ao mesmo tempo, continua a marcha a Revolução Digital, que começou em meados do século XX e representou a complementação e substituição de certas atividades intelectuais por computadores. A globalização, a passagem para a era pós-industrial e a Revolução Digital provocaram a mudança de muitas concepções tradicionais.

• Mudança no papel dos chefes. No padrão tradicional, não há administração sem chefes, nem vice-versa. Downsizing, diminuição de tamanho, tornou-se uma tendência em meados dos anos 80. Em busca de maior eficiência na utilização de sues recursos de custos, as organizações achataram a hierarquia, simplificaram seus processos de trabalho, promoveram o aumento da produtividade e diminuíram seus quadros de chefes, transferindo poderes de decisão para os funcionários operacionais (empowerment).

• Competitividade. No início do século XX, a palavra-chave era eficiência. No início do século XXI, a palavra-chave é competitividade. A expansão das empresas multinacionais, a facilidade de transportes, a eliminação de restrições alfandegárias e tributárias e a formação de blocos econômicos, como a Alca, a União Européia e o Mercosul, criaram um mercado competitivo em escala mundial. A eficiência tornou-se um dos ingredientes da competitividade.

• Interdependência. Ao mesmo tempo que incentivou a competitividade entre empresas, a economia globalizada também tornou os países e as economias nacionais interdependentes. Problemas econômicos de um país com economia frágil deixaram de ser localizados, para provocar um, efeito sistêmico que afeta inúmeros outros. A sociedade global criou necessidades de administração global.

• Administração informatizada. A tecnologia da informação passou a estar presente em todos os processos administrativos e produtivos. Movimentar contas no banco, fazer o planejamento das compras de uma unidade industrial ou controlar a fabricação de peças tornaram-se tarefas sem necessidade de intervenção humana direta. Os exércitos de contadores, auxiliares de escritório e operários do passado foram substituídos por computadores. Algumas funções de controle, que os gerentes precisavam realizar pessoalmente, também foram absorvidas pelos computadores.

• Administração empreendedora. Uma tendência do século XXI é o desemprego. A perda das perspectivas de emprego duradouro e de carreira nas grandes organizações estimulou muitas pessoas a procurarem ser seus próprios patrões. Com isso, a administração empreendedora (complementando a tradicional administração formadora de empregados) tornou-se uma tendência social importante. Ao mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com