TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demosntraçoes Financeiras

Artigos Científicos: Demosntraçoes Financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

As empresas privadas brasileiras e as estrangeiras com operação no Brasil devem, ao final de cada período de incidência do Imposto de Renda, quando submetidas ao regime de apuração com base no Lucro Real, apurar o lucro líquido do exercício mediante a elaboração das seguintes Demonstrações Financeiras observando, inclusive, as disposições da lei comercial:

a. Balanço Patrimonial

b. Demonstração do Resultado do Período de Apuração

c. Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA).

d. Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC), exceto as companhias fechadas com patrimônio líquido, na data do balanço, inferior a R$ 2.000.000,00 (Dois milhões de reais);

e. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL);

f. Demonstração do Valor Adicionado (DVA), de elaboração obrigatória somente pelas companhias abertas;

g. Demonstração do Resultado Abrangente (DRA); e

h. Notas Explicativas (NE's) e outros quadros analíticos necessários para esclarecimento da situação patrimonial e do resultado do exercício.

Balanço Patrimonial (BP):

O Balanço Patrimonial é uma demonstração financeira que tem por objetivo mostrar a situação (ou a saúde) financeira e patrimonial de uma entidade num determinado momento, normalmente no final do ano, representando, portanto, uma posição estática da mesma.

O Balanço Patrimonial é dividido em 2 (duas) colunas, sendo a do lado esquerdo denominada de Ativo (bens e direitos) e a do lado direito denominado de Passivo (exigibilidades e obrigações com terceiros) e Patrimônio Líquido (recursos aplicados pelos sócios ou acionistas), que é resultante da diferença entre o total de ativos e passivos, como ilustrado no quadro abaixo:

Balanço Patrimonial

Ativo Passivo

Patrimônio Líquido

Demonstração do Resultado do Período de Apuração (DRE):

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) destina-se a evidenciar a formação do resultado líquido num determinado exercício (normalmente, um ano), diante do confronto das receitas, custos e despesas apuradas segundo o Regime de Competência Contábil, desse modo, a DRE oferece uma síntese econômica dos resultados operacionais de uma empresa em certo período. Desse confronto surge o conceito de lucro ou prejuízo, assim, se as receitas (vendas) forem maior que as despesas a empresa obteve lucro, caso contrário, se as despesas e custos forem maior a empresa obteve prejuízo.

A apuração do resultado é feita de forma destacada na DRE, ou seja, apresenta-se de forma vertical um resumo ordenado das despesas, custos e receitas do período, facilitando, dessa forma, a tomada de decisão. Segundo a Lei das S/A's a DRE deve discriminar:

a. a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;

b. a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;

c. as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com